Promoção - MEU PAI É
Variedades

Domingo tem festa em devoção à Santa Luzia, a Protetora dos Olhos

A programação do chamado tríduo festivo começou com a missa celebrada na quinta-feira (5) e segue nesta sexta-feira (6), sempre no horário das 19h30, na Comunidade Santa Luzia, no bairro que leva o mesmo nome.

06 Dez 2019 - 16h04Por Da Redação
Domingo tem festa em devoção à Santa Luzia, a Protetora dos Olhos - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Neste domingo (8), a comunidade  católica da região está convidada a prestigiar a tradicional Festa de Santa Luzia, conhecida como  “Protetora dos Olhos”. A programação do chamado tríduo festivo começou com a  missa celebrada na quinta-feira (5) e segue nesta sexta-feira (6), sempre no horário das 19h30, na Comunidade Santa Luzia, no bairro que leva o mesmo nome.

No sábado (7) está programada a missa com procissão luminosa e bênção dos olhos no entorno da capela.

A grandiosa festa domingueira em devoção à Santa Luzia iniciará às 10h com a Santa Missa Festiva, seguida de procissão, bênção dos olhos e queima de fogos. Na sequência ocorrem os festejos externos e almoço de confraternização entre os fiéis. Às 14h tem café com prêmios. O sorteio da rifa encerra a programação do dia, às 17h.

Na próxima sexta-feira (13), no Dia da Padroeira, a programação alusiva à santa protetora dos olhos encerra com a Missa em Louvor à Santa Luzia, às 19h30.

Comunidade, de origem italiana, surgiu em 1920

O surgimento da Comunidade Santa Luzia ocorreu em 1920, com aproximadamente 20 famílias, em sua maioria de origem italiana, vindas principalmente das regiões de Trento (antigo Tirol Meridional) e do Vêneto, no norte da Itália. Na época, a localidade era denominada Itapocuzinho Alto.

O projeto das obras da antiga capela foi apresentado em 1938, porém, a construção foi iniciada em 1941. A inauguração aconteceu em 1949.

Em 1970 foi dada a arrancada da construção da atual edificação. No ano seguinte, o templo já promovia a celebração da Santa Missa e foi inaugurado.

Nascida em Siracusa, na Sicília, sul da Itália, Santa Luzia foi martirizada no ano 304 por ordem do Imperador Diocleciano. É invocada pelos católicos como protetora contra as doenças da visão.

Festa da Capela Santa Luzia
Quando:Domingo, 8 de dezembro
Horários:
10h – Santa Missa Festiva, procissão, bênção dos olhos e queima de fogos
14h – Café com prêmios
17h – Sorteio da rifa

Onde:
Rua Carlos Frederico Ramthum, s/nº – Santa Luzia – Jaraguá do Sul

Contatos:
(47)3307-1003 (Secretaria da comunidade), (47) 3370-2368 (Paróquia São Francisco de Assis),
psec61@diocesejoinville.com.br

Turismo religioso

A Capela Santa Luzia integra o  Guia de Atrativos Religiosos de Jaraguá do Sul, lançado em 2018 pelo Grupo de Turismo Religioso, ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedein) da Prefeitura de Jaraguá do Sul.  O impresso traz 30 edificações católicas e luteranas, escolhidas por atenderem critérios históricos, arquitetônicos e de manifestações religiosas. Vale destacar que o turismo religioso é um segmento em ascensão.  Em maio deste ano, o Município promoveu o 1º Famtour de Turismo Religioso e Potencialidades de Jaraguá do Sul  voltado a agências de viagens e operadoras de turismo do Sul do país, favorecendo a elaboração de roteiros para os turistas impulsionados pela fé cristã.

Matérias Relacionadas

Variedades

Pesquisadora convida jaraguaenses para discutir a dança em Santa Catarina

Com o propósito de dialogar sobre esses assuntos que permeiam o campo da dança são aguardados para os encontros artistas, pesquisadores, professores, produtores e gestores
Pesquisadora convida jaraguaenses para discutir a dança em Santa Catarina
Geral

Nasa e Esa divulgam imagens do Sol obtidas pela Solar Orbiter

Primeira passagem pelas proximidades do Sol ocorreu em junho
Nasa e Esa divulgam imagens do Sol obtidas pela Solar Orbiter
Variedades

Curta metragem com foco na pandemia mundial será lançado em Jaraguá do Sul

O produtor argentino Issac Huna é idealizador, produtor geral e roteirista do projeto e considera a ideia além de inovadora, inédita no país
Curta metragem com foco na pandemia mundial será lançado em Jaraguá do Sul
Variedades

Gorila ameaçada de extinção está grávida: 1º bebê em 2 décadas

Será o primeiro bebê gorila em 24 anos da espécie planície ocidental, originária da África Central e extremamente rara.
Gorila ameaçada de extinção está grávida: 1º bebê em 2 décadas
Ver mais de Variedades