Campeonato Catarinense 2020
Variedades

Domingo tem festa em devoção à Santa Luzia, a Protetora dos Olhos

A programação do chamado tríduo festivo começou com a missa celebrada na quinta-feira (5) e segue nesta sexta-feira (6), sempre no horário das 19h30, na Comunidade Santa Luzia, no bairro que leva o mesmo nome.

06 Dez 2019 - 16h04Por Da Redação
Domingo tem festa em devoção à Santa Luzia, a Protetora dos Olhos - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Neste domingo (8), a comunidade  católica da região está convidada a prestigiar a tradicional Festa de Santa Luzia, conhecida como  “Protetora dos Olhos”. A programação do chamado tríduo festivo começou com a  missa celebrada na quinta-feira (5) e segue nesta sexta-feira (6), sempre no horário das 19h30, na Comunidade Santa Luzia, no bairro que leva o mesmo nome.

No sábado (7) está programada a missa com procissão luminosa e bênção dos olhos no entorno da capela.

A grandiosa festa domingueira em devoção à Santa Luzia iniciará às 10h com a Santa Missa Festiva, seguida de procissão, bênção dos olhos e queima de fogos. Na sequência ocorrem os festejos externos e almoço de confraternização entre os fiéis. Às 14h tem café com prêmios. O sorteio da rifa encerra a programação do dia, às 17h.

Na próxima sexta-feira (13), no Dia da Padroeira, a programação alusiva à santa protetora dos olhos encerra com a Missa em Louvor à Santa Luzia, às 19h30.

Comunidade, de origem italiana, surgiu em 1920

O surgimento da Comunidade Santa Luzia ocorreu em 1920, com aproximadamente 20 famílias, em sua maioria de origem italiana, vindas principalmente das regiões de Trento (antigo Tirol Meridional) e do Vêneto, no norte da Itália. Na época, a localidade era denominada Itapocuzinho Alto.

O projeto das obras da antiga capela foi apresentado em 1938, porém, a construção foi iniciada em 1941. A inauguração aconteceu em 1949.

Em 1970 foi dada a arrancada da construção da atual edificação. No ano seguinte, o templo já promovia a celebração da Santa Missa e foi inaugurado.

Nascida em Siracusa, na Sicília, sul da Itália, Santa Luzia foi martirizada no ano 304 por ordem do Imperador Diocleciano. É invocada pelos católicos como protetora contra as doenças da visão.

Festa da Capela Santa Luzia
Quando:Domingo, 8 de dezembro
Horários:
10h – Santa Missa Festiva, procissão, bênção dos olhos e queima de fogos
14h – Café com prêmios
17h – Sorteio da rifa

Onde:
Rua Carlos Frederico Ramthum, s/nº – Santa Luzia – Jaraguá do Sul

Contatos:
(47)3307-1003 (Secretaria da comunidade), (47) 3370-2368 (Paróquia São Francisco de Assis),
psec61@diocesejoinville.com.br

Turismo religioso

A Capela Santa Luzia integra o  Guia de Atrativos Religiosos de Jaraguá do Sul, lançado em 2018 pelo Grupo de Turismo Religioso, ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedein) da Prefeitura de Jaraguá do Sul.  O impresso traz 30 edificações católicas e luteranas, escolhidas por atenderem critérios históricos, arquitetônicos e de manifestações religiosas. Vale destacar que o turismo religioso é um segmento em ascensão.  Em maio deste ano, o Município promoveu o 1º Famtour de Turismo Religioso e Potencialidades de Jaraguá do Sul  voltado a agências de viagens e operadoras de turismo do Sul do país, favorecendo a elaboração de roteiros para os turistas impulsionados pela fé cristã.

Matérias Relacionadas

Femusc

Femusc conta com ingressos gratuitos para todos os concertos

A programação do Femusc segue até o dia 1 de fevereiro. Com alunos de 21 países e mais de 150 apresentações, o Festival de Música de Santa Catarina comemora, em 2020, 15 anos de existência
Femusc conta com ingressos gratuitos para todos os concertos
Variedades

Espaços públicos oferecem imersão cultural, histórica e literária

Recentemente reformado, o Museu Histórico Emílio da Silva segue aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13 às 16h30. Aos sábados, das 9 às 12 horas
Espaços públicos oferecem imersão cultural, histórica e literária
Femusc

Femusc tem apresentações diárias para todos os gostos

Com alunos de 21 países e mais de 150 apresentações, o Festival de Música de Santa Catarina comemora, em 2020, 15 anos de existência
Femusc tem apresentações diárias para todos os gostos
Variedades

Festa Pomerana inicia hoje na cidade mais alemã do Brasil

Conforme a vice-prefeita e secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Gladys Dinah Sievert, a festa está recheada de novidade, são pelo menos 20 bandas a mais do que a edição do ano passado
Festa Pomerana inicia hoje na cidade mais alemã do Brasil
Ver mais de Variedades