feirão de empregos
Variedades

Documentos históricos do Arquivo Público serão reabertos à consulta

A previsão é das portas serem reabertas até o final do próximo mês, quando as salas que acomodam os documentos estarão limpas e readaptadas para receber o público.

23 Mai 2019 - 06h00Por Governo do Estado de Santa Catarina

O Arquivo Público de Santa Catarina será reaberto à consulta de pesquisadores e estudantes. A decisão foi tomada em reunião entre a diretoria do Arquivo e a Secretaria de Estado da Administração. O local estava fechado desde dezembro do ano passado, depois que uma forte chuva provocou alagamento num dos pisos e a água acabou infiltrando para o andar onde estava parte do acervo, atingindo 315, dos mais de 130 mil volumes de documentos.

Na ocasião, voluntários e funcionários do arquivo trabalharam numa força-tarefa para secar e recuperar os documentos molhados. Tudo foi resgatado. Agora, os volumes estão sendo reencadernados e recebendo novas capas. O trabalho minucioso está sendo feito no laboratório, anexo ao arquivo e deve levar mais alguns meses até que todos os volumes sejam reposicionados nas estantes. A previsão é das portas serem reabertas até o final do próximo mês, quando as salas que acomodam os documentos estarão limpas e readaptadas para receber o público.

Mudança para nova sede

O Arquivo Público fica em um prédio no Bairro Saco dos Limões. A proposta do secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca, é transformar a sede do antigo colégio Antonieta de Barros, no Centro de Florianópolis, na casa do Arquivo Público catarinense. “A restauração do prédio para alojar o Arquivo Público seria uma estratégia para facilitar o acesso da comunidade ao acervo e favorecer a preservação da história catarinense, já que tudo ficaria centralizado na parte mais antiga e preservada da Capital”, disse.

O prédio estava cedido para a Assembleia Legislativa desde o início do ano. Enquanto o governo do estado trabalha para viabilizar a restauração, estimada em cerca de R$ 5 milhões, o Arquivo vai ser levado para uma sede transitória no Bairro Capoeiras (Rua Prefeito Dib Cherem, 2998). O local está sendo avaliado pela equipe de engenheiros e passará por algumas adequações para receber o mobiliário e o acervo completo. A espaço tem amplo estacionamento, o que facilita o acesso do público. A previsão é de que a mudança para o Bairro Capoeiras ocorra ainda neste ano.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Geral

Falso alarme de incêndio em prédio da Rua Roberto Seidel, Corupá

Bombeiros são acionados após morador fazer churrasco no terceiro andar
Falso alarme de incêndio em prédio da Rua Roberto Seidel, Corupá
Geral

Tarifas de saneamento terão reajustes a partir de fevereiro, em Jaraguá do Sul

Os reajustes são deliberados pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento ARIS
Tarifas de saneamento terão reajustes a partir de fevereiro, em Jaraguá do Sul
Geral

Parque Malwee anuncia mudanças no fluxo de veículos

Medida tem como objetivo reforçar a segurança dos pedestres e ciclistas
Parque Malwee anuncia mudanças no fluxo de veículos
Segurança

Trecho da Rua João Januário Ayroso será totalmente interditado nesta quinta-feira (12)

A interrupção será nos dois sentidos para a concretagem das travessas das cabeceiras na ponte em construção sobre o Rio Jaraguá
Trecho da Rua João Januário Ayroso será totalmente interditado nesta quinta-feira (12)
Ver mais de Variedades