VARIEDADES

Djalma Corrêa tem gravação do 1º show de Gal, Gil, Caetano e Bethânia juntos

24 Mar 2019 - 09h10Por Adriana Del Ré

O show Nós, Por Exemplo, que inaugurou o Teatro Vila Velha, em Salvador, em 22 de agosto de 1964, já seria histórico só pelo fato de reunir pela primeira vez, no mesmo palco, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa, Maria Bethânia e Tom Zé - numa época em que Tropicália e Doces Bárbaros não faziam parte de seus sonhos mais delirantes. Mas a reação inesperadamente acalorada da plateia àquela primeira apresentação desencadeou um efeito potente na trajetória de todos aqueles jovens estudantes. "Sem dúvida, foi uma alavancada para todos nós. A aceitação do público foi incrível. Até para nós foi surpresa, isso ajudou muito a gente a continuar, tanto que cada um seguiu seu caminho", relembra o músico Djalma Corrêa, então baterista da trupe - e outra peça importante naquele show.

Muito já se leu e se ouviu falar sobre Nós, Por Exemplo (título esse dado por Caetano), mas só Djalma tem uma verdadeira preciosidade daquele show em mãos: o registro em áudio do espetáculo, que pertence ao acervo que ele mantém em seu sítio, na Pedra de Guaratiba, no Rio. De maneira geral, seu arquivo concentra áudios de shows, gravações em Super 8, fotos, slides e fotogramas preto e branco, e "muitos registros da cultura popular brasileira", conta o músico, hoje com 76 anos.

A gravação da estreia de Nós, Por Exemplo - e dos outros shows que vieram na esteira de seu sucesso - permanece inédita há mais de 50 anos. Mas Djalma e seus filhos, Caetano e Shanti, têm planos para mudar isso. A proposta é fazer um documentário a partir desse áudio. "Nunca mostrei (o áudio) para eles (Gil, Gal, Bethânia, Caetano, Tom, entre outros), então minha ideia sempre foi fazer um documentário com eles ouvindo esse show pela primeira vez. Ver a reação de cada um, lembrando de detalhes com cada um separadamente, e depois algo com todo mundo junto", diz Djalma.

Na realidade, o projeto existe há cerca de 15 anos, conta sua filha, a produtora Shanti C. Corrêa, que vive nos EUA. Mas alguns empecilhos, como a dificuldade de encontrar parceiros para viabilizá-lo, paralisaram sua realização. "Engavetamos para um próximo momento, mas nunca aconteceu", lamenta ela. Naquela época, Shanti chegou a fazer muitas pesquisas na Bahia - inclusive, constatou que quase não há registros fotográficos daquele momento. Além disso, duas faixas que estão na gravação foram masterizadas em Los Angeles. Tudo foi uma iniciativa bancada por ela.

Passados todos esses anos, parece existir agora um movimento natural de se organizar o rico acervo de Djalma, que inclui os registros da cultura popular brasileira (leia abaixo) e a retomada do documentário. "A demanda maior que a gente tem é de parceria de produção, de financiamento, e diretores que tenham prática de documentário na área de música", afirma Caetano Correa, filho de Djalma.

Para não tirar o ineditismo desse material, Djalma conta que nunca pensou em lançá-lo em disco. "A ideia primeira sempre foi essa história de eles ouvirem pela primeira vez e a reação de cada um, então nunca pensei em transformar isso em disco. Gravei quase todos os shows que rolaram na Bahia. Um dos que gravei e cedi para Polygram foi a despedida de Gil e Caetano antes do exílio, em 69, e foi feito esse disco", diz o prestigiado músico.

O gravador

No início do show no Teatro Vila Velha - um trecho desse áudio será publicado neste domingo, 24, com exclusividade no Portal do Estadão -, ouvem-se vocais em sintonia, seguidos por aplausos da plateia, e, então, os protagonistas de Nós, Por Exemplo se apresentam um a um: "Eu sou Djalma Corrêa, eu sou Alcyvando Luz, eu sou Antônio Renato, eu sou Maria da Graça, eu sou Gilberto Gil, eu sou Caetano Veloso, sou Maria Bethânia, sou Antônio José". Caetano emenda os primeiros versos de Quarta-Feira de Cinzas. "É maravilhoso, porque tem uma carga de veracidade muito grande. Você reconhece as vozes. Há pouca mudança vocal de cada um", analisa Djalma.

Na época, o percussionista - nascido em Minas - morava em Salvador, e lá estudava música na Universidade Federal da Bahia e também já era técnico de som do câmpus. Todos eles se conheciam por causa da música. "Substituímos uma peça (Eles Não Usam Black Tie), que não ficou pronta para a inauguração do teatro, então foi proposto fazer um show." Os ensaios se dividiam entre a casa da amiga Maria Moniz, onde tinha a famosa sopa, e da mãe de Caetano, Dona Canô. "Houve tempo para ensaiar, fazer repertório, tem músicas já conhecidas, mas com arranjos bem ousados para época", detalha. Ele conta que o grupo se surpreendeu com a euforia da plateia lotada. "Foi cobrado ingresso, preço barato", diz. "Não ganhamos cachê, era uma coisa amadora."

E o que fez Djalma levar o gravador para o show? "Tinha uma música minha, Bossa 2000 D.C, que estava no show. Na fita, tinha a parte eletrônica dessa música e eu precisava do gravador do meu lado para poder soltar e parar na hora certa. Aí eu disse: o gravador está aqui e vou gravar. Não foi algo premeditado." Quem não gostou da presença do gravador no palco foi o diretor Roberto Sant'Ana. A ponto de os dois brigarem - e Djalma diverte-se com a lembrança.

Orlando Senna, que se ocupou da produção do show, confirma o episódio. "Roberto Sant'Ana era muito minucioso com relação à iluminação e ao cenário, e achou que um gravador, por menor que fosse, iria interferir na luz e no espaço", conta. "Lembro-me que Djalma me chamou para ajudá-lo a convencer Roberto, que foi convencido. Graças a esse gravador no meio do palco, temos hoje uma preciosidade histórica e musical que Djalma pretende mostrar ao mundo."

Djalma revela outras curiosidades, como o fato de o teatro estar localizado no jardim do Palácio do Governo. Em tempos de ditadura, não era um mero detalhe. "O que acontecia já nos ensaios é que a gente estava no meio de uma música e entrava a interferência do telégrafo do governo, e isso aconteceu até no show, no meio de uma música. Isso minha gravação capta. Tanto que uma das coisas que acho legal é a tradução desse código Morse e ver o que eles estão dizendo."

Uma das estrelas que emergiram naquele show, Gal ficou feliz em saber sobre o documentário. "(O show) foi importante, porque eu queria ser cantora, sempre quis isso. Então, foi o começo da minha carreira, foi a primeira experiência no palco, primeiro enfrentamento com uma plateia. Foi mais do que especial." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Matérias Relacionadas

Economia

Indústria de transformação de SC é a 3ª que mais emprega no país

Construção, alimentos e bebidas e produtos químicos e plásticos foram os setores que mais geraram empregos no estado até novembro
Indústria de transformação de SC é a 3ª que mais emprega no país
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Geral

Ingressos on-line para a Schützenfest já estão à venda

Entrada digital deve ser comprada no site da "Ticket Mais". Empresa vencedora do edital oferece venda rápida e segura, sem filas
Ingressos on-line para a Schützenfest já estão à venda
Geral

Bolo de amendoim

O quadro "Nas ondas da sua cozinha com a Chef Ana" vai ao ar todas as segundas e quartas-feiras no programa Chega Mais, na Rádio Jaraguá
Bolo de amendoim
Ver mais de Variedades