dengue 2
Câmara de Vereadores

Cinco etnias colonizadoras de Jaraguá do Sul serão homenageadas na Câmara nesta terça-feira

De acordo com a historiadora Silvia Toassi Kita, a única das cinco etnias considerada imigrante é a húngara

22 Jul 2019 - 11h17Por Camila Silveira Rosa

Cinco etnias que colonizaram Jaraguá do Sul, serão homenageadas nesta terça-feira (23), na Câmara de Vereadores. A sessão solene acontece a partir das 19 horas e integram a programação de aniversário do município.

As cinco etnias que colonizaram o município são: Movimento de Consciência Negra do Vale do Itapocu (Moconevi) e Comunidade Negra de Jaraguá do Sul (Conejas) – dos afrodescendentes; Centro Cultural Neue Heimat, Centro de Cultura Alemã e Liga dos Grupos Folclóricos – dos alemães; Círculo Italiano, Associazone Bellunesi Nel Mondo Famiglia Jaraguá do Sul e Circolo Trentino Di Nereu Ramos – dos italianos; Associação Húngara de Jaraguá do Sul – dos húngaros; e Associação da Cultura Polonesa – dos poloneses.

De acordo com a historiadora do Arquivo Histórico Eugênio Victor Schmöckel, Silvia Toassi Kita, a única das cinco etnias considerada imigrante é a húngara, pois as famílias vieram direto da Hungria para Jaraguá dos Sul, onde se instalaram na localidade de Garibaldi, 1891. As demais, que se deslocaram para o município de outras regiões do Brasil e de Santa Catarina, são de colonizadores.

A colonização

Os trabalhadores negros chegaram com Emílio Carlos Jourdan (o fundador da cidade), ficaram um tempo nas proximidades do Centro e depois foram transferidos para o Boa Vista e também se instalaram na Vila Lenzi.

Em 1890, vieram os italianos – ficaram na Barra do Rio Cerro e mais tarde foram para Nereu Ramos e Santa Luzia - e os alemães, instalando-se no Rio da Luz e Rio Cerro (vindos de Blumenau) e João Pessoa, Amizade, Três Rios do Sul e Três Rios do Norte (saindo de Joinville).

Os últimos a chegar foram os poloneses, em 1912, que não se concentraram em nenhuma região específica da cidade.

A historiadora conta que foi a administração pública municipal quem incentivou a criação e manutenção das associações étnicas na cidade para a preservação da história e do legado cultural de cada uma delas, como arquitetura, culinária, música e dança, por exemplo.

A primeira entidade foi o Centro Cultural Neue Heimat, criada em 1988. Depois vieram Círculo Italiano de Jaraguá do Sul (1991), Liga dos Grupos Folclóricos de Jaraguá do Sul (1993), Associação Húngara de Jaraguá do Sul (1996), Centro de Cultura Alemã de Jaraguá do Sul (1997), Associazone Bellunesi Nel Mondo Famiglia Jaraguá do Sul (2000), Movimento de Consciência Negra do Vale do Itapocu – Moconevi (2001), Associação da Cultura Polonesa de Jaraguá do Sul (2002), Comunidade Negra de Jaraguá do Sul – Conejas (2004) e Circolo Trentino Di Nereu Ramos (2008).

Silvia  destaca que são essas entidades que movimentam a programação cultural de Jaraguá do Sul durante todo o ano com festas típicas em suas sedes e eventos mais abrangentes, como a Schützenfest, Festa Italiana e a Festa Catarinense do Strudel.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!
 

Matérias Relacionadas

Economia

Indústria de transformação de SC é a 3ª que mais emprega no país

Construção, alimentos e bebidas e produtos químicos e plásticos foram os setores que mais geraram empregos no estado até novembro
Indústria de transformação de SC é a 3ª que mais emprega no país
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Geral

Ingressos on-line para a Schützenfest já estão à venda

Entrada digital deve ser comprada no site da "Ticket Mais". Empresa vencedora do edital oferece venda rápida e segura, sem filas
Ingressos on-line para a Schützenfest já estão à venda
Geral

Bolo de amendoim

O quadro "Nas ondas da sua cozinha com a Chef Ana" vai ao ar todas as segundas e quartas-feiras no programa Chega Mais, na Rádio Jaraguá
Bolo de amendoim
Ver mais de Variedades