VARIEDADES

Ativistas LGBT+ criticam George Clooney por alerta a vizinhos de Brunei

15 Mai 2019 - 12h30

Ativistas LGBT+ criticaram o ator George Clooney, nesta terça-feira, 14, após ele classificar um boicote a hotéis luxuosos de Brunei como "um tiro de advertência" para Indonésia e Malásia, caso os países considerem adotar uma legislação contrária a homossexuais semelhante.

No fim de março, Clooney liderou pedidos de boicote a nove hotéis sob propriedade de Brunei devido a planos do país de punir relações sexuais homoafetivas ou adultério com pena de morte - inclusive por apedrejamento - ao adotar novas leis islâmicas. Em resposta a protestos globais, o sultão do Estado rico em petróleo descartou a imposição da pena de morte na semana passada.

Durante uma participação no programa Ellen, o ator de Doze Homens e Um Segredo falou sobre o boicote e a subsequente pressão econômica após o anúncio das novas leis e a reviravolta. "Ainda não está consertado... mas é um grande passo à frente após esse gigante recuar", disse Clooney na sexta-feira (10) à apresentadora Ellen DeGeneres, que também apoiou publicamente o boicote.

"Isso envia um tiro de advertência a países como Indonésia e Malásia - que também estão considerando essas leis - de que os empresários, os grandes bancos, esses caras vão dizer 'nem entrem nesse empreendimento'".

No entanto, os comentários de Clooney despertaram reações online, à medida que críticos e ativistas LGBT+ regionais apontaram grandes diferenças entre Brunei e seus vizinhos islâmicos.

"Eu convido George Clooney e Hollywood a ouvirem e trabalharem em campo com ativistas locais e defensores dos direitos humanos", disse Numan Afifi, presidente da iniciativa defensora dos LGBT+ Pelangi Campaign, à Fundação Thomson Reuters.

"Ativistas locais têm arriscado suas vidas em trabalho de campo há anos", disse Afifi. "A declaração dele, ainda que bem-intencionada, também pode ser contraproducente para nosso caso".

Representantes de Clooney não responderam de imediato a pedidos por comentários via e-mail.

Atitudes socialmente conservadoras prevalecem na Ásia, onde Myanmar, Malásia e Cingapura baniram relações homoafetivas entre homens e a Indonésia - o maior país de maioria muçulmana do mundo - tem presenciado um aumento nos ataques a membros da comunidade LGBT+ recentemente.

Dede Oetomo, um dos ativistas LGBT+ de maior destaque na Indonésia e fundador do grupo GAYa Nusantara, também questionou os comentários de Clooney. "A Malásia e a Indonésia são países maiores e têm alguns processos democráticos que, apesar de imperfeitos, funcionam", disse Oetomo. "Pressão interna é mais possível em ambos os países, embora seja lenta e demorada".

Matérias Relacionadas

Economia

Indústria de transformação de SC é a 3ª que mais emprega no país

Construção, alimentos e bebidas e produtos químicos e plásticos foram os setores que mais geraram empregos no estado até novembro
Indústria de transformação de SC é a 3ª que mais emprega no país
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Geral

Ingressos on-line para a Schützenfest já estão à venda

Entrada digital deve ser comprada no site da "Ticket Mais". Empresa vencedora do edital oferece venda rápida e segura, sem filas
Ingressos on-line para a Schützenfest já estão à venda
Geral

Bolo de amendoim

O quadro "Nas ondas da sua cozinha com a Chef Ana" vai ao ar todas as segundas e quartas-feiras no programa Chega Mais, na Rádio Jaraguá
Bolo de amendoim
Ver mais de Variedades