Prates
Caraguá
VARIEDADES

Ano esquisito espelha crise da indústria e da própria sociedade

24 Fev 2019 - 08h10Por Luiz Carlos Merten

Há tempos o Globo de Ouro foi substituído pelos prêmios dos sindicatos como indicadores mais seguros para o Oscar. Mas este ano está mais difícil. O Sindicato de Atores premiou uma coadjuvante - Emily Blunt, por Um Lugar Silencioso - que não foi indicada pela Academia. O dos roteiristas premiou o script original de outro filme que também não foi indicado - Oitava Série -, o que motivou um tirada agressiva do vencedor, Bo Burnham, dirigida aos demais indicados. "Divirtam-se no Oscar, losers."

A coisa não anda fácil para os cinéfilos. Podem-se seguir os indicadores, e a intuição, e apostar que Alfonso Cuarón ganhará seu segundo Oscar de direção - já venceu o prêmio do sindicato -, por Roma. Glenn Close será a melhor atriz por A Esposa, Rami Malek o melhor ator, por Bohemian Rhapsody, e Mahershala Ali, o melhor coadjuvante, por Green Book - O Guia. Mais difícil será cravar que Regina King vencerá como melhor coadjuvante por Se a Rua Beale Falasse, mas se não for ela, quem será?

A valer a indicação do Sindicato dos Produtores, Green Book será o melhor filme, mas, além de essa ser uma categoria em que todos os integrantes da Academia votam, o longa de Peter Farrelly tem recebido uma enxurrada de críticas por seu foco 'branco' na abordagem da questão racial. O negro que precisa do racista para se tornar um homem melhor? Francamente...

O Oscar, como a indústria do cinema e a própria sociedade dos EUA, vive uma fase de crise. Com a Netflix mudando o sistema de distribuição e exibição - e financiando grandes autores, como o próprio Cuarón -, o foco da Academia de Hollywood deixou de ser a sala de cinema. Um Oscar da mudança - e da resistência contra Donald Trump? Se não for Green Book, qual? Nasce Uma Estrela já perdeu tanto que não emplaca. Vice seria interessante, sobre o baixo clero da política, mas Pantera Negra, agora, teria mais glamour.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

GNet

Matérias Relacionadas

Geral

Campanha de arrecadação de brinquedos segue até o dia 18 em Guaramirim

Confira os pontos de coleta e faça o Natal de crianças carentes do município mais feliz
Campanha de arrecadação de brinquedos segue até o dia 18 em Guaramirim
Geral

Musical 'A Fantástica Fábrica do Papai Noel' chega a Jaraguá do Sul

O espetáculo acontece no Grande Teatro da Scar no dia 10 de dezembro às 19h00.
Musical 'A Fantástica Fábrica do Papai Noel' chega a Jaraguá do Sul
Variedades

Grife inspiração: 15 músicas que mencionam marcas de roupas

Com que roupa eu vou pro samba que você me convidou? Não precisa observar muito para perceber que a moda e a música estão sempre ligadas e vamos te provar.
Geral

Morador de Guaramirim, Gustavo Bardin, passa de fase no The Voice Kids

Agora, Gustavo Bardim vai encarar uma nova apresentação no dia 19, de olho na grande final.
Morador de Guaramirim, Gustavo Bardin, passa de fase no The Voice Kids
Ver mais de Variedades