denguye
VARIEDADES

A maratona non sense de '5 X Comédia' volta a SP

10 Mai 2019 - 18h59Por Leandro Nunes

Uma Branca de Neve que busca entender os movimentos deste tempo para não se sentir menos... empoderada. Mais antiga que esta palavra, a princesa medieval eternizada por Walt Disney sentirá o choque da modernidade em 5 X Comédia, que volta em cartaz no Teatro Shopping Frei Caneca, onde estreou na cidade em 2017. "Ela tenta se encaixar nesse discurso de renovação", conta a atriz Debora Lamm. "Às vezes, consegue, às vezes se atrapalha."

Ao lado da atriz, outros quatro especialistas em humor interpretam estão na montagem: Bruno Mazzeo, Fabiula Nascimento, Lucio Mauro Filho e Katiuscia Kanoro.

O formato é o mesmo do espetáculo que estreou em 1993, idealizado e produzido por Sylvia Gardenberg e que ganhou mais duas versões em 1995 e 1999, cada um com cinco textos espertos em uma maratona de monólogos, com direção de Hamilton Pereira Vaz. Pelo projeto passaram nome de Andréa Beltrão a Denise Fraga, de Luiz Fernando Guimarães a Pedro Cardoso. Para a diretora Monique Gardenberg, que também produziu a primeira montagem, a sala de ensaio sempre foi espaço de invenção, por parte dos autores e elenco. "É muito bom ter um clima em que os atores são fonte de criação. É o sonho de qualquer diretor."

O desafio de encarar a quarta versão tratou de redefinir o perfil das personagens. Além da Branca de Neve que lê Simone de Beauvoir - no texto de Julia Spadaccini, a plateia vai conhecer, um jovem de Nana Nenê, de Antonio Prata. No solo, Bruno Mazzeo interpreta um pai de primeira viagem enlouquecido com os desafios de fazer um bebê dormir.

A seguir, o dramaturgo Jô Bilac assina Arara Vermelha, em que Fabiula Nascimento sobe ao palco vestida como a dita cuja. No texto, a ave mora em um pet shop e não deixa de destilar seu ódio e irritação pelos demais moradores, nas vitrines ao lado, entre eles, cães fofinhos, que atraem mais atenção - de potenciais compradores. "Já tá lá o Poodle Queen se roçando na vitrine, se esfregando, balançando rabinho, se exibindo pros outros! Não pode ver um ser humano, já fica todo se querendo!", é o desafio dado à Fabiula.

Sem deixar os bichos de lado, em Milho aos Pombos, assinado por Pedro Kosovski, a atriz Katiuscia Kanoro abre os bastidores da atuação ao encarnar uma singela e sonhadora figurante. Na entrevista por telefone, Monique faz uma pausa. "Viu só? A estrutura do 5 X faz com que o público se prepare para muitas surpresas. Saiu uma arara para entrar uma figurante e aspirante a atriz.."

Para a diretora, que volta a falar do período dos ensaio, o trabalho do elogiado elenco e dos autores reforça uma condição especial - e cara - ao teatro. "É o método de tentativa e o erro", diz. "Durante os encontros, o compromisso era que o resultado na cena pudesse provocar as histórias e ganhar o público, como nas outras versões."

Quem encerra a maratona é Lucio Mauro Filho, em Bola Branca, também de Jô Bilac. No texto, diante de um mundo submerso na urgência das notícias e no mundo digital, um homem falha na tentativa de meditar e esvaziar sua mente.

No momento em que esta última sinopse foi escrita, ao repórter surgiu uma indagação. Quem assistiu à primeira temporada de 5 X Comédia, em São Paulo, em 2017, vai lembrar que o texto feito por Lucinho era Regras de Convivência, escrito Gregório Duvivier.

Nele, o homem narrava a preparação de uma estranha "comemoração" destinada à sua mulher. Na versão que estreia nesta sexta, o solo do ator chama-se Bola Branca, como já foi dito, também de Jô Bilac, e que lembra um outro texto do mesmo autor carioca.

O leitor deve lembrar que o ano é 2016 e a peça chama-se Fluxorama, um sucesso em formato semelhante a 5 X e também dirigido por Monique Gardenberg, com quatro monólogos de Juliana Galdino, Luiz Henrique Nogueira, Marjorie Estiano e Caco Ciocler. Este último interpretava um homem que se trancava no banheiro de casa, em silêncio, com a missão de... tentar meditar.

As pistas são quentes e foram lançadas. Mais um motivo para testemunhar o estilo Jô Bilac de dramaturgia, agora com Lucinho.

5 X COMÉDIA. Teatro Shopping Frei Caneca. R. Frei Caneca, 569 - 7ª piso. Tel.: 3472-2229. 6ª, 21h, sáb., 19h, 21h, dom., 18h. R$ 60 R$ 30. Até 26/5.

Matérias Relacionadas

Segurança

Trecho da Rua João Januário Ayroso será totalmente interditado nesta quinta-feira (12)

A interrupção será nos dois sentidos para a concretagem das travessas das cabeceiras na ponte em construção sobre o Rio Jaraguá
Trecho da Rua João Januário Ayroso será totalmente interditado nesta quinta-feira (12)
Geral

Festival de Cinema Música em Foco distribui prêmios e encerra com chave de ouro

Primeira edição do festival contou com pré-estreia do documentário "Manequinha - Do Samba ao CEU"
Festival de Cinema Música em Foco distribui prêmios e encerra com chave de ouro
Geral

MPSC alerta para venda ilegal de remédios na internet

Em meio a tantas ofertas de "soluções incríveis" para todo tipo de situação o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) alerta para os perigos desse mercado clandestino de falsos produtos e de serviços sem comprovação científica
MPSC alerta para venda ilegal de remédios na internet
Geral

Festival Gastronômico da Jovem Pan começa neste sábado (12) em Jaraguá do Sul

São diversas opções que você pode experimentar até o dia 27 de outubro
Festival Gastronômico da Jovem Pan começa neste sábado (12) em Jaraguá do Sul
Ver mais de Variedades