Mobilidade
VARIEDADES

'A Chorona' traz de volta o universo 'Invocação do Mal'

29 Abr 2019 - 08h05Por Luiz Carlos Merten

Há algo de sinistro nos filmes de terror de James Wan, que remetem sempre às áreas mais sombrias da mente humana. O mal não se deve a nenhuma maldição ancestral, mas a uma deturpação do humano. De cara, em A Maldição da Chorona, somos projetados num universo paradisíaco. Um marido presenteia a mulher com um colar, numa bucólica cena desenrolada no México, séculos atrás. Brincam com os filhos, e de repente o caçula está sozinho. Com medo, o menino chama - "Mamá! Mamá!" Encontra a mãe com o rosto transtornado, e afogando o irmão. Ela corre atrás dele - para matar. Você já ouviu falar de Medeia, que matou os próprios filhos para se vingar do marido. Aos poucos, a história da Chorona vai sendo desenrolada.

Corte para a atualidade

Uma assistente social, Anna, investiga por que duas crianças sob sua supervisão deixaram de ir à escola. Encontra a mãe enlouquecida, as crianças em cativeiro. São levadas para uma instituição, sob protestos da mãe, que adverte - "A Chorona virá buscá-las!" Não ocorre outra coisa e, de repente, é a própria assistente que está enfrentando a desconfiança de todos. Viúva de um policial, seus filhos passam a apresentar marcas de violência, como se ela estivesse abusando deles. O padre é o único que lhe dá atenção. Ele conta a história da Chorona, que matou os filhos para se vingar do marido adúltero. Depois, consumida pelo remorso, ela passou a buscar outras crianças. Para substituir as suas? Não - para também afogar. A Chorona tentará matar o casal de filhos de Anna/Linda Cardellini,. Precavida, ela se colocou sob a proteção de Rafael/Raymond Cruz, outro padre que renegou a Igreja, mas não Deus.

A maquiagem que transforma Marisol Ramirez na Chorona não é só bem-feita. É assustadora. A bela mulher vira um monstro. Tenta afogar a menina na banheira de casa, tem aquelas unhas medonhas de bruxa. Mas, na verdade, não é a maquiagem que assusta em A Maldição da Chorona. É essa ideia de que todo mal vem do humano. A Chorona soluça, verte suas lágrimas, mas isso não a impede de ser quem é. Cuidado com as crianças, porque é da natureza dela, da natureza do mal, provocar destruição. Spoiler: depois que tudo está resolvido, aquela pocinha dágua ali no chão - o que é? Lágrimas? A Chorona vai voltar? Com toda certeza, James Wan tem o toque de Midas. Tudo o que toca, seus filmes de terror, viram hits.

Foi a pior Páscoa nos cinemas dos EUA, em muitos anos. A indústria preferira resguardar-se para não prejudicar o grande lançamento do ano. No Brasil, Vingadores - Ultimato estreou na quinta, 25. Nos EUA e Canadá, na sexta, 26. Para salvar a Páscoa norte-americana, só a Chorona. Lançado no feriadão, o filme faturou US$ 20 milhões e liderou as bilheterias nos EUA, no Brasil.

Razoável, mas nada que se compare a Vingadores, que faturou, no fim de semana, US$ 1.2 bilhão em todo o mundo. A Chorona terá sequência? O final em aberto é uma aposta de que sim. Mas foi a pior abertura da série Invocação do Mal. O que tem a ver? O vínculo existe porque Tony Amendola reprisa o papel do Padre Perez, de Conjuring e Annabelle. A boneca aparece rapidamente na Chorona. A cena que seria crucial foi cortada, mas deve ir para os extras no DVD. Anna pergunta o que fazer com o colar e Padre Rafael sugere enviar para um casal que investiga atividades paranormais na Califórnia - Patrick Wilson e Vera Farmiga, claro.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Matérias Relacionadas

Geral

Festival Gastronômico da Jovem Pan começa neste sábado (12) em Jaraguá do Sul

São diversas opções que você pode experimentar até o dia 27 de outubro
Festival Gastronômico da Jovem Pan começa neste sábado (12) em Jaraguá do Sul
Geral

Despedida de Ary Toledo acontece neste sábado

Humorista morreu no período da manhã, no Hospital Sírio Libanês, onde estava internado com pneumonia
Despedida de Ary Toledo acontece neste sábado
Geral

Lez a Lez leiloa obras criadas por artistas da têxtil Lunelli em prol do Outubro Rosa

Valor angariado na iniciativa será destinado às Redes Femininas de Combate ao Câncer das cidades de Jaraguá do Sul e Guaramirim
Lez a Lez leiloa obras criadas por artistas da têxtil Lunelli em prol do Outubro Rosa
Geral

Boteco Belo Vale traz a Jaraguá do Sul o cantor mais Amado do Brasil

Amado Batista está prestes a completar 50 anos de carreira e vem comemorar com os fãs de Santa Catarina
Boteco Belo Vale traz a Jaraguá do Sul o cantor mais Amado do Brasil
Ver mais de Variedades