transito
Trânsito

Uso de celular ao volante aumenta em 400% os riscos de acidentes

22 Jun 2012 - 13h26



Matéria publicada recentemente no jornal O Estado de São Paulo, revela que o uso de celular ao volante aumenta em 400% os riscos de acidentes. O estudo foi feito em São Paulo e destaca que o uso do celular ao volante é a quarta infração mais cometida pelos paulistanos no trânsito. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) emitiu, no ano passado, 1.600 multas diárias a motoristas que falam, digitam mensagens ou acompanham a internet pelos celulares e smartphones. Pelas normas de trânsito, quem conversa ao celular, mesmo com fone de ouvido ou pelo sistema de viva-voz, pode ser multado em R$ 85,13 e somar quatro pontos na carteira de habilitação. Num país onde há mais de um telefone móvel por habitante e pelo qual circula uma frota aproximada de 70 milhões de veículos, o hábito de usar o celular ao volante deve ser severamente combatido. Segundo especialistas, a prática eleva em 400% os riscos de acidentes.


Como parte do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes no Trânsito, o Ministério das Cidades, em parceria com o Denatran, criou dois aplicativos para celulares que ajudam o motorista a não transgredir as leis. O Mãos no Volante é outra ferramenta que bloqueia as chamadas para celular enquanto o usuário estiver dirigindo e envia uma mensagem para quem ligou: "Estou dirigindo. Ligo mais tarde". O aplicativo está disponível para aparelhos com o sistema Android e o Ministério procura parceria com outras plataformas. Desde fevereiro, quando passou a ser oferecido nas lojas virtuais, o programa acumula mais de 20 mil downloads. Motoristas de outros países estão usando o aplicativo. A meta do Ministério é chegar a pelo menos 85% dos telefones do tipo smartphone.

Nós sugerimos ao setor de comunicação do 14º Batalhão de Polícia Militar, a repercussão do assunto aqui em Jaraguá do Sul. O capitão Ayres Pilonetto, foi entrevistado pelo soldado Jean Rudolf, sobre o tema.

[jwplayer mediaid="73789"]

Sobre o combate a este tipo de infração, o capitão destaca que em todos os municípios da região existem as câmeras de monitoramento, que podem auxiliar a PM.

[jwplayer mediaid="73787"]

De acordo com o policial militar, é difícil informar quantos acidentes de trânsito tenham sido provocados pela falta de atenção em decorrência do uso do celular, pois o motorista acidentado não tem a intenção de dizer que bateu porque estava distraído falando ao telefone.


Conforme dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), o motorista leva até quatro segundos para pegar o telefone e mais cinco para digitar um número. Se estiver trafegando a 50 quilômetros por hora, percorrerá 125 metros distraído. A falta de atenção perdura por mais algum tempo após o aparelho ser desligado, porque o motorista se mantém atento àquilo que foi discutido na conversa.

(ROGÉRIO TALLINI)

Matérias Relacionadas

Segurança

Ministro Renan Filho inaugura viaduto das BRs 101 e 470 em Navegantes

A obra do governo federal liga as duas rodovias mais movimentadas de Santa Catarina e faz parte do lote 1 da duplicação da BR-470
Ministro Renan Filho inaugura viaduto das BRs 101 e 470 em Navegantes
Segurança

Criança solta mão da mãe e morre atropelada por caminhão em SC

O corpo da criança está sendo velado nesta manhã
Criança solta mão da mãe e morre atropelada por caminhão em SC
Segurança

Trecho da Rua Edmundo Koch, em Jaraguá do Sul, totalmente interditado

A medida é necessária devido a obras de enrocamento no local
Trecho da Rua Edmundo Koch, em Jaraguá do Sul, totalmente interditado
Segurança

Novos controladores de velocidade começam a operar nesta sexta-feira, em Jaraguá

A velocidade máxima permitida continua sendo 60 km/h. Os equipamentos contam com uma tecnologia mais moderna e eficiente, com uma resolução superior aos equipamentos antigos
Novos controladores de velocidade começam a operar nesta sexta-feira, em Jaraguá
Ver mais de Trânsito