dengue 2
Trânsito

Uso de celular ao volante aumenta em 400% os riscos de acidentes

20 Jun 2012 - 17h24

Matéria publicada recentemente no jornal O Estado de São Paulo, revela que o uso de celular ao volante aumenta em 400% os riscos de acidentes. O estudo foi feito em São Paulo e destaca que o uso do celular ao volante é a quarta infração mais cometida pelos paulistanos no trânsito. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) emitiu, no ano passado, 1,6 mil multas diárias a motoristas que falam, digitam mensagens ou acompanham a internet pelos celulares e smartphones. Não há dados nacionais sobre o uso do celular ao dirigir, mas o quadro desenhado pela CET em São Paulo é uma boa amostra do comportamento do motorista nas grandes e médias cidades. Pelas normas de trânsito, quem conversa ao celular, mesmo com fone de ouvido ou pelo sistema de viva-voz, pode ser multado em R$ 85,13 e somar quatro pontos na carteira de habilitação. Num país onde há mais de um telefone móvel por habitante e pelo qual circula uma frota aproximada de 70 milhões de veículos, o hábito de usar o celular ao volante deve ser severamente combatido. Segundo especialistas, a prática eleva em 400% os riscos de acidentes.


Como parte do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes no Trânsito, o Ministério das Cidades, em parceria com o Denatran, criou dois aplicativos para celulares que ajudam o motorista a não transgredir as leis. O Mãos no Volante é outra ferramenta que bloqueia as chamadas para celular enquanto o usuário estiver dirigindo e envia uma mensagem para quem ligou: "Estou dirigindo. Ligo mais tarde". O aplicativo está disponível para aparelhos com o sistema Android e o Ministério procura parceria com outras plataformas. Desde fevereiro, quando passou a ser oferecido nas lojas virtuais, o programa acumula mais de 20 mil downloads. Motoristas de outros países estão usando o aplicativo. A meta do Ministério é chegar a pelo menos 85% dos telefones do tipo smartphone.

Nós sugerimos ao setor de comunicação do 14º Batalhão de Polícia Militar, a repercussão do assunto aqui em Jaraguá do Sul. O capitão Ayres Pilonetto, foi entrevistado pelo soldado Jean Rudolf, sobre o tema.

[jwplayer mediaid="73861"]

Conforme dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), o motorista leva até quatro segundos para pegar o telefone e mais cinco para digitar um número. Se estiver trafegando a 50 quilômetros por hora, percorrerá 125 metros distraído. A falta de atenção perdura por mais algum tempo após o aparelho ser desligado, porque o motorista se mantém atento àquilo que foi discutido na conversa.

(ROGÉRIO TALLINI)

 

Matérias Relacionadas

Segurança

Polícia concluí investigação sobre acidente com ácido na Serra Dona Francisca

Os danos ambientais foram avaliados pela perícia em R$ 3.666.019, 60.
Polícia concluí investigação sobre acidente com ácido na Serra Dona Francisca
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Política

Lunelli cobra agilidade no projeto do Corredor Litorâneo

Rodovia será paralela à BR-101, conectando Joinville ao Contorno Viário da Grande Florianópolis
Lunelli cobra agilidade no projeto do Corredor Litorâneo
Segurança

Ministro Renan Filho inaugura viaduto das BRs 101 e 470 em Navegantes

A obra do governo federal liga as duas rodovias mais movimentadas de Santa Catarina e faz parte do lote 1 da duplicação da BR-470
Ministro Renan Filho inaugura viaduto das BRs 101 e 470 em Navegantes
Ver mais de Trânsito