Trânsito

Tratamento de esgoto sanitário no Jaraguá 99 e Jaraguá 84 segue cronograma

Até o momento, 55% do total de 21 quilômetros de redes coletoras já foram implantados

14 Nov 2019 - 15h20Por Da Redação
Tratamento de esgoto sanitário no Jaraguá 99 e Jaraguá 84 segue cronograma - Crédito: Rogério Tallini/SamaeJS Crédito: Rogério Tallini/SamaeJS

Prosseguem as obras de implantação da rede coletora e afastamento de esgoto sanitário nos bairros Jaraguá 99 e Jaraguá 84. Por determinação do Samae, a empresa STC Serviços de Terraplenagem e Construção Ltda, priorizou a implantação da rede na Rua Bertha Weege, numa extensão de 2,3 quilômetros. Até o momento, 55% do total de 21 quilômetros de redes coletoras já foram implantados.

No último dia 16 de outubro, o Samae informou à Prefeitura que mais um trecho de 1.100 metros da Rua Bertha Weege foram liberados para execução da pavimentação asfática, compreendendo o trecho entre as equinas das ruas Oscar Schneider e Carlos Horongozo Junior. Enquanto isso, as escavações seguem no trecho final da Rua Bertha Weege até o fim do paralelepípedo, já no Bairro Jaraguá 84.

O Samae está investindo mais de R$ 9,8 milhões na implantação desta rede coletora, contemplando uma população de 10.105 habitantes. Os recursos são provenientes do Programa Avançar Cidades - Saneamento, repassados por meio do BNDES, e contrapartida da autarquia municipal. 

Para o diretor presidente do Samae, Ademir Izidoro, esta obra representará um avanço importante para a busca da universalização do serviço de coleta, afastamento e tratamento de esgoto sanitário em Jaraguá do Sul. Atualmente os esgotos dos bairros Jaraguá 84 e Jaraguá 99 são tratados por tanques sépticos e filtros anaeróbios, porém de forma ineficaz. O sistema de coleta será do tipo por gravidade, composto por 21.348 metros de rede coletora em PVC e cinco estações de bombeamento de esgoto, para afastamento até a estação de tratamento de esgoto do bairro São Luis, que já está dimensionada para receber os efluentes advindos dos bairros Jaraguá 84 e Jaraguá 99, com capacidade de 132 litros/segundo, tecnologia de reatores anaeróbios seguidos por lodos ativados por batelada. 

Trinta e quatro ruas serão abrangidas por este projeto: Adolfo Birr, Adolpho Stenger, Alfredo Bierr, Almiro José Satler, Alvim Butendorff, Belém, Bertha Weege, Betel, Bruno Schuster, Pioneiro Carlos Horongoso Junior, Dom Helder Camara, Elsa Trapp Meier, Emilio Kanis, Emilio Otto Augusto Oldenbur, Emilio Ueker, Ernestine Glau Krueger, Ewaldo Meier, Henrique Butze, João Mass, José Lescowicz, Leopoldo Augusto Winkler, Marfim, Maria Waldrich Vitkowski, Oscar Schneider, Papa João XXIII, Pastor Harold Willians, Silvino Leskowicz, Umberto Renato Rubini, Vidal José Maestri, Willhelm Krueger, Ellisa Volkmann Maass, Irmã Dulce, Travessa José Maestri, Servidão Oscar Schneider.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Trânsito

Criança morre após ser atropelada em Guaramirim

O acidente ocorreu por volta das 11h50. A criança chegou a ser socorrida pelos bombeiros, mas morreu ainda no local do acidente.
Criança morre após ser atropelada em Guaramirim
Trânsito

[VÍDEO] Carro colide em poste no centro de Jaraguá

A colisão foi registrada pelos Bombeiros Voluntários por volta das 4h, em frente ao Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).
[VÍDEO] Carro colide em poste no centro de Jaraguá
Geral

Projeto que amplia validade da habilitação deve ser votado este ano

Acordo foi feito entre Bolsonaro e o presidente da Câmara
Projeto que amplia validade da habilitação deve ser votado este ano
Segurança

[VÍDEO] Bandidos usam reféns como escudo após assalto em Vidal Ramos

No vídeo é possível ver os reféns sobre a caminhonete usada na fuga, utilizando-os como "escudo humano".
[VÍDEO] Bandidos usam reféns como escudo após assalto em Vidal Ramos
Ver mais de Trânsito