dengue
Trânsito

Trânsito na Epitácio será interrompido nesta quarta-feira

20 Nov 2012 - 20h44

O trânsito será interrompido a partir das 8h desta quarta-feira (21), num trecho da Rua Epitácio Pessoa entre a ponte Abdom Batista até a esquina com a Rua Estheria Lenzi Friedrich, no centro de Jaraguá do Sul. A previsão é de que a interdição dure até as 11h, para a retirada do semáforo e da faixa elevada em frente à Celesc, que serão reinstalados antes da entrada principal do Corpo de Bombeiros Voluntários. A medida é para e tornar mais rápida a saída das viaturas dos bombeiros nos atendimentos de emergência. Durante o período de obras, o trânsito será modificado, inclusive com retorno sobre a ponte Abdon Batista em direção a Rua Jorge Czerniewicz e mudança de sentido da Estheria Lenzi Friedrich em direção à Rua Epitácio Pessoa. Com a mudança, os bombeiros poderão agilizar as saídas e chegar mais rápido aos locais das ocorrências. O novo semáforo terá um botão de emergência que poderá ser acionado da cabine de atendimento dos bombeiros, fechando o sinal após alguns segundos. Os pedestres também poderão acionar o equipamento através de uma botoeira. O técnico responsável pela manutenção da sinalização do município, Júlio César Lino, explica como será o funcionamento da boteira.

[jwplayer mediaid="67696"]

No restante do tempo, o trânsito estará livre para os veículos, ficando o sinaleiro no módulo piscante. Também será pintado o box amarelo em toda extensão da pista em frente o portão de saída dos bombeiros. Essa sinalização proíbe que os carros parem naquela faixa, deixando livre a saída de veículos do pátio dos bombeiros. Para o comandante Jeam Walz, todas essas alterações são para melhorar o atendimento a comunidade. Outra preocupação é com o nível do asfalto da rua Epitácio Pessoa.

[jwplayer mediaid="67692"]

Outro problema é o acúmulo de ônibus do transporte coletivo é outro complicador nos horários de maior movimento. Mas o abrigo de passageiros que fica bem próximo da corporação, não será removido. Para o gerente de transito, Márcio Manoel Ribas, isso ficará para outro momento.

[jwplayer mediaid="67694"]

Enquanto ocorria a reunião, vários ônibus pararam, alguns deles, em frente à saída dos bombeiros. E diversas pessoas atravessaram a pista fora da área de segurança. A dona de casa Ângela Regina Gonçalves, 40 anos, foi uma delas. A justificativa é sempre a mesma.

[jwplayer mediaid="67690"]

Durante a reunião, ficou evidente o desconforto do diretor de Trânsito José Antônio Schmidt e o secretário de urbanismo, Aristides Panstein. Pois o semáforo que hoje está instalado em frente à Celesc, foi retirado justamente do lugar onde será reinstalado. E a lombada elevada há muito tem sido motivo de questionamentos sobre a sua real necessidade. A altura que ficou o obstáculo também é motivo de reclamações, pelo solavanco que provoca nos veículos.


O presidente do Conselho Municipal da Cidade, na época, era justamente o secretário Aristides Panstein, que agora autorizou a mudança, novamente. Painstein destacou que a primeira alteração de lugar do semáforo foi um pedido dos pais de alunos do Colégio Evangélico Jaraguá, por causa da dificuldade que as crianças tinham para cruzar a rua com os carros em alta velocidade. E a faixa elevada foi colocada onde já estava a sinaleira.

(SÉRGIO LUIZ / ROGÉRIO TALLINI)

Matérias Relacionadas

Segurança

Ministro Renan Filho inaugura viaduto das BRs 101 e 470 em Navegantes

A obra do governo federal liga as duas rodovias mais movimentadas de Santa Catarina e faz parte do lote 1 da duplicação da BR-470
Ministro Renan Filho inaugura viaduto das BRs 101 e 470 em Navegantes
Segurança

Criança solta mão da mãe e morre atropelada por caminhão em SC

O corpo da criança está sendo velado nesta manhã
Criança solta mão da mãe e morre atropelada por caminhão em SC
Segurança

Trecho da Rua Edmundo Koch, em Jaraguá do Sul, totalmente interditado

A medida é necessária devido a obras de enrocamento no local
Trecho da Rua Edmundo Koch, em Jaraguá do Sul, totalmente interditado
Segurança

Novos controladores de velocidade começam a operar nesta sexta-feira, em Jaraguá

A velocidade máxima permitida continua sendo 60 km/h. Os equipamentos contam com uma tecnologia mais moderna e eficiente, com uma resolução superior aos equipamentos antigos
Novos controladores de velocidade começam a operar nesta sexta-feira, em Jaraguá
Ver mais de Trânsito