Unimed - Capa
Trânsito

Trânsito muda nesta manhã na Epitácio Pessoa para obras na frente da Celesc

21 Nov 2012 - 11h40



O  trânsito será interrompido a partir das 8h desta quarta-feira (21), num trecho da Rua Epitácio Pessoa entre a ponte Abdom Batista até a esquina com a Rua Estheria Lenzi Friedrich, no centro de Jaraguá do Sul. A previsão é de que a interdição dure até as 11h, para a retirada do semáforo e da faixa elevada em frente à Celesc, que serão reinstalados antes da entrada principal do Corpo de Bombeiros Voluntários. A medida é para e tornar mais rápida a saída das viaturas dos bombeiros nos atendimentos de emergência. Durante o período de obras, o trânsito será modificado, inclusive com retorno sobre a ponte Abdon Batista em direção a Rua Jorge Czerniewicz e mudança de sentido da Estheria Lenzi Friedrich em direção à Rua Epitácio Pessoa. Com a mudança, os bombeiros poderão agilizar as saídas e chegar mais rápido aos locais das ocorrências. O novo semáforo terá um botão de emergência que poderá ser acionado da cabine de atendimento dos bombeiros, fechando o sinal após alguns segundos. Os pedestres também poderão acionar o equipamento através de uma botoeira. O técnico responsável pela manutenção da sinalização do município, Júlio César Lino, explica como será o funcionamento da boteira.

[jwplayer mediaid="67661"]

No restante do tempo, o trânsito estará livre para os veículos, ficando o sinaleiro no módulo piscante. Também será pintado o box amarelo em toda extensão da pista em frente o portão de saída dos bombeiros. Essa sinalização proíbe que os carros parem naquela faixa, deixando livre a saída de veículos do pátio dos bombeiros. Para o comandante Jeam Walz, todas essas alterações são para melhorar o atendimento a comunidade. Outra preocupação é com o nível do asfalto da rua Epitácio Pessoa.

[jwplayer mediaid="67663"]

Outro problema é o acúmulo de ônibus do transporte coletivo é outro complicador nos horários de maior movimento. Mas o abrigo de passageiros que fica bem próximo da corporação, não será removido. Para o gerente de transito, Márcio Manoel Ribas, isso ficará para outro momento.

[jwplayer mediaid="67657"]

Enquanto ocorria a reunião, vários ônibus pararam, alguns deles, em frente à saída dos bombeiros. E diversas pessoas atravessaram a pista fora da área de segurança. A dona de casa Ângela Regina Gonçalves, 40 anos, foi uma delas. A justificativa é sempre a mesma.

[jwplayer mediaid="67659"]

Durante a reunião, ficou evidente o desconforto do diretor de Trânsito José Antônio Schmidt e o secretário de urbanismo, Aristides Panstein. Pois o semáforo que hoje está instalado em frente à Celesc, foi retirado justamente do lugar onde será reinstalado. E a lombada elevada há muito tem sido motivo de questionamentos sobre a sua real necessidade. A altura que ficou o obstáculo também é motivo de reclamações, pelo solavanco que provoca nos veículos.


O presidente do Conselho Municipal da Cidade, na época, era justamente o secretário Aristides Panstein, que agora autorizou a mudança, novamente. Painstein destacou que a primeira alteração de lugar do semáforo foi um pedido dos pais de alunos do Colégio Evangélico Jaraguá, por causa da dificuldade que as crianças tinham para cruzar a rua com os carros em alta velocidade. E a faixa elevada foi colocada onde já estava a sinaleira.

ROGÉRIO TALLINI / SÉRGIO LUIZ

 

Matérias Relacionadas

Segurança

Adolescente é detido com documento falso em Jaraguá

Segurança

Homem morre em acidente na SC 108, em Guaramirim 

O acidente ocorreu no início da manhã desta segunda-feira (30) nas proximidades da ponte do Zinders
Homem morre em acidente na SC 108, em Guaramirim 
Geral

Caminhão pega fogo na SC 108 em Massaranduba

Ninguém se feriu
Caminhão pega fogo na SC 108 em Massaranduba
Trânsito

Pesquisa revela melhora na sinalização de rodovias no Brasil

Placas de sinalização podem evitar acidentes em estradas
Pesquisa revela melhora na sinalização de rodovias no Brasil
Ver mais de Trânsito