Jaraguá do Sul
Sentido das ruas Max Wilhelm e Adélia Fischer deve ser alterado no dia 2 de janeiro
A ideia é formar um grande binário no entorno do Morro da AABB, no bairro Vila Baependi
Desde a semana passada, quem passa pela região central de Jaraguá do Sul já percebe pequenas mudanças, cavaletes e cones em algumas ruas. Por exemplo na rua Max Wilhelm onde canteiros já foram retirados. Isso, devido as mudanças que estão programadas para ocorrerem a partir do dia 2 de janeiro em importantes ruas da cidade.
As principais alterações são as mudanças no sentido das ruas Max Wilhelm e Adélias Fischer que irão formar um grande binário no entorno do Morro da AABB, no bairro Vila Baependi. Segundo o diretor de Trânsito e Transportes da Secretaria de Planejamento e Urbanismo da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Gildo Martins de Andrade Filho estas mudanças darão início a uma série de ações que devem se estender até o dia 4 de janeiro (sábado).
“Ali, com certeza vai ser uma grande alteração, mas entendemos que vai melhorar consideravelmente. Porque hoje temos naquela região sete semáforos e passaremos a ter dois. Consequentemente, as pessoas terão que dar uma volta maior, mas não ficarão paradas no trânsito como ocorre atualmente em horários de pico. Entendemos que fará o percurso em menor tempo, o que será um ganho tremendo para a cidade”, defendeu.
Outro reflexo, argumenta Andrade, diz respeito ao tráfego pesado de caminhões e ônibus comum naquele trecho da cidade. Hoje, o tráfego pesado que sai pela Rua Jorge Czerniewicz acaba tendo que subir pela Adélia Fischer em uma única via. Normalmente, alguns veículos pesados têm problemas para subir e ficam amarrando o trânsito. Após a alteração, caminhões ou ônibus, por exemplo, irão seguir praticamente em linha reta vindo pela Jorge Czerniewicz para a Max Wilhelm e. mais para frente, pegam a Fritz Bartel, já acessando a Bernardo Dornbusch, que é praticamente a saída da cidade. “Uma melhoria considerável, em razão da própria velocidade já que esses veículos pesados não ficarão mais segurando o trânsito”.
Já a partir do dia 6 de janeiro são as ruas Estheria Lenzi e Coronel Emílio Carlos Jourdan que terão alterações. No caso da Estheria Lenzi Friedrich (rua do Colégio Evangélico Jaraguá) passará a seguir no sentido da Rua Epitácio Pessoa e não mais em direção à Avenida Getúlio Vargas. A mudança atende um pedido de pais e alunos desta escola. Com isso, o desembarque dos estudantes vai ocorrer sem necessidade de travessia. “Como a Estheria Lenzi é uma rua mais larga também será possível fazer um bolsão de estacionamento ali. “Isso facilita que as pessoas estacionem seus veículos ali e resolvam, a pé, o que está mais próximo como comércio, e bancos, por exemplo”, explicou Andrade.
Já a Rua Emilio Carlos Jourdan – lateral do Jaraguá Park Shopping - terá a mão inglesa eliminada e passará a ser sentido único. em direção à Getúlio Vargas. “Outra questão que deverá é que com as inversões de sentido haverá mais espaço para trocar de faixas, no caso dos carros. “Antes, como a Rua Estheria Lenzi era mais próxima dava muita confusão de quem estava vindo da direita e pegava logo a pista da esquerda para poder acessá-la. Para acabar com este problema, passamos essa conversão para a rua do lado do shopping”, explicou Andrade. “Com isso, conseguimos ganhar um tempo de semáforo. Esse semáforo que está na descida da Rua Estheria Lenzi com a Getúlio Vargas será transferido para frente do shopping entre a Getúlio Vargas com a Emílio Carlos Jourdan passando assim a funcionar somente para pedestres”. A medida, acrescenta Andrade, dará mais segurança no acesso ao próprio shopping.