Jaraguá do Sul

Prefeitura anuncia importantes mudanças no trânsito jaraguaense

Alterações foram divididas em dois grupos, mas a maior parte abrange a área central da cidade

05 Ago 2019 - 17h13Por Janici Demetrio

A Prefeitura de Jaraguá anunciou na tarde desta segunda-feira (5), em coletiva de imprensa, várias alterações no trânsito, com o objetivo de garantir maior fluidez na circulação de veículos e pedestres, além de eliminar os gargalos do trânsito.

As alterações foram divididas em dois grupos, mas a maior parte abrange a área centra da cidade. O grupo um, cujas mudanças devem ocorrer a partir de agora, abrange ruas próximas a Marechal Deodoro da Fonseca e Reinoldo Rau.

Trata-se da inversão de sentido no tráfego nas ruas transversais – Guilherme Weege e João Picolli. Conforme a engenheira Luciana Hartmann, a alteração visa facilitar principalmente o acesso ao Hospital São José, em especial ambulâncias.

Atualmente, para acessar o hospital, vindo pela rua Reinoldo Rau, é necessário o motorista ir até a Domingos da Nova e fazer o retorno. Com a mudança, esta inversão será feita pela rua Guilherme Weege. Além disso, o semáforo da rua João Picolli passa para a rua Guilherme Weege, na esquina da Drogaria Catarinense.

Outra mudança importante vai ocorrer na rua Domingos da Nova. O trecho de ssa via, entre as ruas Ferdinando Pradi e Reinoldo Rau, permanecem em mão dupla. No entanto, entre as ruas Procópio Gomes de Oliveira e Ferdinando Pradi, a Domingos da Nova passa a ser mão única em direção à Reinoldo Rau.

O semáforo neste local passa a funcionar praticamente livre, pois passa a ter um tempo somente para quem está na rua Procópio Gomes de Oliveira para acessar a rua Domingos da Nova. Quem seguir da ponte da Rede Feminina ou da Rua Procópio Gomes de Oliveira, vai ter a direita livre com o sinal fechado somente para passagem de pedestres.

Outra mudança será a proibição do acesso à rua Prefeito Leopoldo Augusto Geret (que passa pelos fundos do cemitério municipal) pela rua Domingos da Nova. Apesar de estreita, a Leopoldo Geret é hoje mão dupla.

Ela passará, então a ter sentido único. Após a alteração, o acesso a ela será feito a partir da rua Guilherme Weege, tanto à direita como à esquerda, já que metade da Leopoldo Geret será sentido Cabo Rarry Hadlich e a outra seguirá em direção à Domingos da Nova.

Conforme o diretor de Trânsito, Gildo Martins de Andrade Filho, a ideia é começar a formar mais binários, mais ruas de mão única e com isso eliminar os gargalos no trânsito jaraguaense, especialmente na região central.

Vale ressaltar que a rua Cabo Harry Hadlich vai passar a ser mão única, entre as rua Barão do Rio Branco e a rua Walter Janssen. Já a rua Ambrósio Pinter também terá sentido único, da rua Procópio Gomes de Oliveira em direção a Cabo Harry Hadlich. Andrade ressalta que, além da mudança de sentido em algumas ruas, demais equipamentos de auxiliar nestas medidas, como por exemplo, semáforos inteligentes.

Para completar as mudanças do primeiro grupo, que inclusive já estão sendo implantadas, a Ferdinando Pradi, no trecho entre a Domingos da Nova e Guilherme Weege, também passa a ser mão única.

No início do próximo ano deve ser colocada em prática a segunda parte das alterações do trânsito que envolve, principalmente, as ruas Adélia Fischer e Max Wilhelm na Vila Baependi.

Hoje, quem vem da Rua Procópio Gomes pode tanto virar à direita como seguir reto quando chega nas proximidades da Rua Reinoldo Rau.

Com a mudança, o motorista só poderá fazer a conversão à direita na ponte Olavo Marquadt. Segundo Luciana Hartmann a intenção é eliminar um dos três tempos de semáforo naquele ponto. “Para quem quiser acessar a Área Central poderá usar a Rua Domingos da Nova e vir para a Reinoldo Rau e convergir à esquerda.

O número de veículos que fazem essa conversão é muito pequeno em relação ao montante de outros veículos. É um fluxo pequeno mesmo” completou Andrade. A ponte continua no mesmo sentido que ela é hoje.

Uma das principais vias de ligação Centro/Baependi, a Rua Max Wilhem também vai inverter de sentido. Exemplo: hoje o motorista que vai para sede do Issem precisa virar à esquerda após passar pela ponte Olavo Marquardt.

Após a mudança não haverá mais a conversão à esquerda. Objetivo é ganhar mais tempo no semáforo instalado nas proximidades do Hotel Harbor (antigo Etalan).

O local tem um fluxo intenso de caminhões o que causa congestionamentos em horário de pico. Com a mudança, este trânsito mais pesado não vai subir pela Rua Adélia Fischer, mas sim pela Max Wilhelm, sentido Rua Fritz Bartel.

Para acessar a Adélia Fischer terão duas faixas de acesso: uma antes e outra depois do posto de combustíveis. A Rua Adélia Fischer terá quatro faixas: duas de rolamento que vão direto para o bairro e duas que vem para o Centro, passando a ter um semáforo dois tempos. “Porque hoje os fluxos que conflitam naquele ponto deixarão de existir.

Teremos ainda algumas alterações de canteiros na frente do Bradesco e no posto (Cidade) para que o veículo que está vindo da Marechal Floriano tenha o trânsito totalmente livre”, argumentou Luciana. A colocação de mais tachões deve dar ainda mais segurança.

A inversão da Rua Estheria Lenzi Friedrich (rua do Colégio Evangélico Jaraguá) fará que ela não desça mais sentido a Rua Getúlio Vargas, mas sim suba em direção da Rua Epitácio Pessoa.

Luciana Hartmann argumenta que a mudança, foi sugerida por pais de alunos desta escola. Isto porque, com a mudança, o desembarque de seus filhos ocorreria do lado direito da via, em frente a escola, sem necessidade de travessia.

Como a Estheria Lenzi é uma rua mais larga também seria possível fazer um bolsão de estacionamento ali. “Isso facilita que as pessoas estacionem seus veículos ali e resolvam, a pé, o que está mais próximo (comércio, bancos, por exemplo).

Outra questão, é que com as inversões haverá mais espaço para trocar de faixas, no caso dos carros. Antes, como a Rua Estheria Lenzi era mais próxima dava muita confusão de quem estava vindo da direita e pegava logo a pista da esquerda para poder acessá-la.

“Nós passamos essa conversão para a Rua do lado do shopping –Rua Emílio Carlos Jourdan – onde será eliminada a mão inglesa e vai passar a ser sentido único em direção a Rua Getúlio Vargas.

Com isso, conseguimos ganhar um tempo de semáforo. Hoje, esse semáforo que está na descida da Rua Estheria Lenzi com a Getúlio Vargas será transferido para frente do shopping entre a Getúlio Vargas com a Emílio Carlos Jourdan passando assim a funcionar somente para pedestres. A medida, assegura Andrade, dará mais segurança no acesso ao próprio shopping.

Confira as mudanças das ruas
Grupo 1

Alterações ocorrem nas proximidades das ruas Marechal Deodoro da Fonseca e Reinoldo Rau - Trata-se da inversão de sentido no tráfego nas ruas transversais a estas vias - Guilherme Weege e João Picolli. A alteração visa facilitar principalmente o acesso ao Hospital São José, em especial de ambulâncias. Atualmente, para acessar o hospital, vindo pela Rua Reinoldo Rau, é necessário o motorista ir até a Domingos da Nova fazer o retorno. Com a mudança esta conversão será feita pela Rua Guilherme Weege. Além disso, o semáforo da Rua João Picolli passa para a Guilherme Weege, na esquina da Drogaria Catarinense.

Domingos da Nova - Outra mudança importante ocorre na Rua Domingos da Nova. O trecho desta rua, entre as vias Ferdinando Pradi e Reinoldo Rau, permanece em mão dupla. No entanto, no trajeto entre as ruas Procópio Gomes e Ferdinando Pradi, a Domingos da Nova passa a ser mão única sentido em direção à Reinoldo Rau. O semáforo neste local passa a funcionar praticamente livre, pois passa a ter um tempo somente para quem está na Rua Procópio Gomes para acessar a Rua Domingos da Nova. Quem vier da ponte da Rede Feminina ou da Rua Procópio Gomes vai ter a direita livre, com o sinal fechando somente para passagem de pedestre.

Leopoldo Augusto Gerent - Outra mudança será a proibição do acesso à Rua Prefeito Leopoldo Augusto Gerent (que passa pelos fundos do Cemitério Municipal) pela Rua Domingos da Nova. Apesar de estreita a Leopoldo Gerent é hoje de mão dupla. Ela passará então a ter sentido único. Após alteração, o acesso a ela será feito a partir da Rua Guilherme Weege tanto à direita como à esquerda, já que metade da Leopoldo Gerent será sentido à Rua Cabo Harry Hadlich e a outra seguirá em direção à Domingos da Nova.

Procópio Gomes – Para a engenheira Luciana, a alteração será importante porque além de se ganhar tempo no semáforo, as mudanças não impedem o acesso à Rua Coronel Procópio Gomes. Mantém-se a possibilidade de utilizar a Rua Cabo Harry Hadlich que já está um tempo em mão única, onde existe um semáforo próximo à Verdureira da Raquel. Tem-se outras alternativas de rota, não necessariamente só a Rua Domingos da Nova.

Eliminação de gargalos – Andrade e Luciana adiantam que a ideia é começar a formar mais binários, mais ruas de mão única e com isso eliminar os gargalos no trânsito jaraguaense na área central da cidade. “Você não perde tempo parado em semáforos e dá segurança tanto para pedestres como para os carros, ciclistas, todos eles” defende o diretor de Trânsito. E nesse mesmo princípio da segurança, a Rua Cabo Harry Hadlich vai passar a ser mão única, entre a Rua Barão do Rio Branco e a Rua Walter Janssen. A Rua Ambrósio Pinter também terá sentido único, da rua Procópio Gomes em relação à Rua Cabo Harry Hadlich.

Para complementar as mudanças previstas no grupo, a Ferdinando Pradi, no trecho entre a Domingos da Nova e Guilherme Weege, também passa a ser mão única.

Grupo 2

Acesso à Vila Baependi – A segunda parte das alterações do trânsito envolvem principalmente as ruas Adélia Fischer e Max Wilhelm na Vila Baependi. Hoje, quem vem da Rua Procópio Gomes pode tanto virar à direita como seguir reto quando chega nas proximidades da Rua Reinoldo Rau. Com a mudança, o motorista só poderá fazer a conversão à direita na ponte Olavo Marquadt. A intenção é eliminar um dos três tempos de semáforo naquele ponto. “Quem quiser acessar a área central poderá usar a Rua Domingos da Nova e vir para a Reinoldo Rau, convergindo à esquerda. O número de veículos que fazem essa conversão é muito pequeno em relação ao montante de outros veículos. É um fluxo pequeno mesmo” justifica Andrade. A ponte continua no mesmo sentido que ela é hoje.

Rua Max Wilhelm – Uma das principais vias de ligação Centro/Baependi, a Rua Max Wilhem também vai inverter de sentido. Exemplo: hoje o motorista que vai para sede do Issem precisa virar à esquerda após passar pela ponte Olavo Marquardt. Após a mudança não haverá mais a conversão à esquerda. O objetivo é diminuir tempo no semáforo instalado nas proximidades do Hotel Harbor (antigo Etalan). O local tem um fluxo intenso de caminhões o que causa congestionamentos em horário de pico. Com a mudança, este trânsito mais pesado não vai subir pela Rua Adélia Fischer, mas sim pela Max Wilhelm, sentido Rua Fritz Bartel. Para acessar a Adélia Fischer terão duas faixas de acesso: uma antes e outra depois do posto de combustíveis.

Rua Adélia Fischer – Terá faixas nos sentidos Centro e o Czerniewicz. A Rua Adélia Fischer terá quatro faixas: duas de rolamento que vão direto para o bairro e duas que vem para o Centro. “Passando a ter um semáforo dois tempos. Porque hoje os fluxos que conflitam naquele ponto deixarão de existir. Teremos ainda algumas alterações de canteiros na frente do Bradesco e no posto (Cidade) para que o veículo que está vindo da Marechal Floriano tenha o trânsito totalmente livre”, adianta Luciana. A colocação de mais tachões deve dar mais segurança na travessia.

Rua Estheria Lenzi Friedrich - A inversão da Rua Estheria Lenzi Friedrich (rua do Colégio Evangélico Jaraguá) fará que ela não desça mais sentido a Rua Getúlio Vargas , mas sim suba em direção da Rua Epitácio Pessoa. Luciana Hartmann argumenta que a mudança foi sugerida por pais de alunos desta escola, assim, o desembarque das crianças vai ocorrer sem necessidade de travessia. Como a Estheria Lenzi é uma rua mais larga também seria possível fazer um bolsão de estacionamento ali. “Isso facilita que as pessoas estacionem seus veículos ali e resolvam, a pé, o que está mais próximo (comércio, bancos, por exemplo).

Mudança de faixas - Outra questão é que com as inversões haverá mais espaço para trocar de faixas, no caso dos carros. Antes, como a Rua Estheria Lenzi era mais próxima dava muita confusão de quem estava vindo da direita e pegava logo a pista da esquerda para poder acessá-la. “Nós passamos essa conversão para a rua do lado do shopping –Rua Emílio Carlos Jourdan – onde será eliminada a mão inglesa e vai passar a ser sentido único em direção à Rua Getúlio Vargas. Com isso, conseguimos ganhar um tempo de semáforo. Esse semáforo que está na descida da Rua Estheria Lenzi com a Getúlio Vargas será transferido para frente do shopping entre a Getúlio Vargas com a Emílio Carlos Jourdan passando assim a funcionar somente para pedestres. A medida, assegura Andrade, dará mais segurança no acesso ao próprio shopping.

Nível de serviço – Para essas alterações no trânsito local, foram feitas simulações contidas no Plano de Mobilidade Municipal. “Um dos critérios adotados foi uma escala internacional de nível de serviços que vai de A a F sendo A considerado excelente e F ruim ou péssimo. “Por meio desta escala constatamos que o nível de serviços próximo ao Hotel Etalan (atual Harbor) é F. Com a simulação que fizemos este trecho vai passar, no mínimo, para um D, ou um C. Ou seja, de ruim passará a aceitável”, emendou Andrade. Ele acrescenta ainda, dentro deste contexto, que o semáforo da Rua Procópio Gomes com a Domingos da Nova é hoje nível C, mas, com as mudanças, passará à nível A. “Os ganhos em relação ao nível de serviço de nossas vias serão significativos”.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Segurança

Motorista embriagado é preso em Guaramirim 

A abordagem aconteceu na via marginal da BR-280
Motorista embriagado é preso em Guaramirim 
Segurança

Adolescente desaparecido é encontrado morto em SC 

Menino saiu de casa para andar de bicicleta e não retornou
Adolescente desaparecido é encontrado morto em SC 
Segurança

Trecho da Rua 13 de Maio, no bairro Amizade em Jaraguá, tem nova alteração

Segundo o diretor de Trânsito e Transporte, Gilmar Marietto, as alterações fazem parte da próxima etapa de implantação do binário, estando nos ajustes finais para a futura liberação
Trecho da Rua 13 de Maio, no bairro Amizade em Jaraguá, tem nova alteração
Trânsito

(VÍDEO) Caminhão tem pane nos freios e utiliza área de escape da BR 376

O veículo parou 40 metros dentro da caixa de argila expandida
(VÍDEO) Caminhão tem pane nos freios e utiliza área de escape da BR 376
Ver mais de Trânsito