Trânsito
Mudanças no trânsito divide opiniões
Março deve iniciar com mudanças significativas no trânsito de Jaraguá do Sul, com faixas exclusivas para ciclistas e corredores preferenciais para ônibus, táxis, vans escolares e de fretamento e veículos de utilidade pública em emergência, na região central. As alterações atingem as Ruas Marechal Deodoro da Fonseca, Ângelo Schiochet, Reinoldo Rau, Henrique Piazera, Francisco Fischer e Expedicionário João Zapella, que juntas, perdem 113 vagas de estacionamento. No entanto, novas vagas de estacionamento pago serão criadas em outras ruas do centro. A secretaria de urbanismo é a responsável pelo estudo, de acordo com o secretário Ronis Roberto Bosse.
A partir das alterações, a ocupação do espaço nas vias será de uma faixa para bicicleta, sempre do lado esquerdo, duas pistas de rolamento, uma faixa preferencial e outra para estacionamento. Segundo o diretor presidente do (Ipplan) Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul, Benyamin Parhan Fard, o objetivo "é preparar o município para uma nova realidade urbana".
As mudanças foram definidas seguindo critérios técnicos, e de maneira bem reservada. Quando foram apresentadas, pegou de surpresa a comunidade que agora fica na expectativa se as alterações propostas vão surtir o efeito desejado. Para o presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Neivor Bussolaro, é cedo para qualquer conclusão, mas diz estar preocupado. No seu entendimento, primeiro deviam ser feitos os ajustes no sistema como um todo. "Com a implantação do passe único através de um sistema integrado que passa pela construção do novo terminal urbano e da redução do preço das passagens. Colocaram o carro na frente dos bois", avalia. Ele disse que chegou a ser consultado para opinar sobre as alterações. Se após tudo isso constatarmos que caiu o número de mortes no trânsito, que as pessoas estão usando mais a bicicleta, que o transporte coletivo melhorou e ficou mais barato, aí poderemos dizer que valeram as alterações", disse o presidente da CDL.
SÉRGIO LUIZ
Matérias Relacionadas
Segurança
Bombeiros atendem duas vítimas de capotamentos em Guaramirim e Jaraguá do Sul
Num dos acidentes, motorista acredita quer passado mal antes de perder o controle do carro

Segurança
(Vídeo) Carreta tomba na SC-108, próximo à ponte do Zimdars, em Guaramirim
Veículo, por pouco não atinge ciclista que trafegava pelo acostamento

Segurança
Polícia recupera os nove veículos roubados de uma só vez em Jaraguá do Sul
Assaltantes renderam funcionários e fugiram levando, especialmente, caminhonetes de luxo

Segurança
Feriadão de Páscoa e Tiradentes termina com nove mortes nas rodovias federais de Santa Catarina
Entre as vítimas fatais, cinco eram pedestres atropelados ao tentar atravessar a pista. Os outros quatro eram motociclistas
