Campeonato Catarinense 2020
Trânsito

Mudanças no trânsito divide opiniões

08 Fev 2013 - 11h28



Março deve iniciar com mudanças significativas no trânsito de Jaraguá do Sul, com faixas exclusivas para ciclistas e corredores preferenciais para ônibus, táxis, vans escolares e de fretamento e veículos de utilidade pública em emergência, na região central. As alterações atingem as Ruas Marechal Deodoro da Fonseca, Ângelo Schiochet, Reinoldo Rau, Henrique Piazera, Francisco Fischer e Expedicionário João Zapella, que juntas, perdem 113 vagas de estacionamento. No entanto, novas vagas de estacionamento pago serão criadas em outras ruas do centro. A secretaria de urbanismo é a responsável pelo estudo, de acordo com o secretário Ronis Roberto Bosse.

Banner Dengue


A partir das alterações, a ocupação do espaço nas vias será de uma faixa para bicicleta, sempre do lado esquerdo, duas pistas de rolamento, uma faixa preferencial e outra para estacionamento. Segundo o diretor presidente do (Ipplan) Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul, Benyamin Parhan Fard, o objetivo "é preparar o município para uma nova realidade urbana".

As mudanças foram definidas seguindo critérios técnicos, e de maneira bem reservada. Quando foram apresentadas, pegou de surpresa a comunidade que agora fica na expectativa se as alterações propostas vão surtir o efeito desejado. Para o presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Neivor Bussolaro, é cedo para qualquer conclusão, mas diz estar preocupado. No seu entendimento, primeiro deviam ser feitos os ajustes no sistema como um todo. "Com a implantação do passe único através de um sistema integrado que passa pela construção do novo terminal urbano e da redução do preço das passagens. Colocaram o carro na frente dos bois", avalia. Ele disse que chegou a ser consultado para opinar sobre as alterações. Se após tudo isso constatarmos que caiu o número de mortes no trânsito, que as pessoas estão usando mais a bicicleta, que o transporte coletivo melhorou e ficou mais barato, aí poderemos dizer que valeram as alterações", disse o presidente da CDL.

 SÉRGIO LUIZ

Matérias Relacionadas

Trânsito

Jaraguá registrou queda no número de acidentes de trânsito em 2019, segundo PM

A Avenida Prefeito Waldemar Grubba continuou liderando o número de ocorrências de trânsito em 2019, foram 178.
Jaraguá registrou queda no número de acidentes de trânsito em 2019, segundo PM
Trânsito

Obras na Rua Pastor Albert Schneider começam nesta segunda-feira

Os trabalhos iniciaram nesta segunda-feira (27) e devem ser concluídos em 30 dias
Obras na Rua Pastor Albert Schneider começam nesta segunda-feira
Trânsito

Motorista de carreta é preso por dirigir embriagado na BR 470 em Blumenau

A carreta, com placas de Campo Largo/PR, transportava frango congelado. O veículo estava com o licenciamento atrasado, sendo removido ao pátio conveniado.
Motorista de carreta é preso por dirigir embriagado na BR 470 em Blumenau
Trânsito

Homem é preso por dirigir veículo sob efeito de álcool

O fato ocorreu na rua Presidente Epitácio Pessoa, centro de Jaraguá do Sul. Policiais foram acionados por pessoas que presenciaram o carro transitando de forma perigosa na via.
Ver mais de Trânsito