Trânsito
Contorno Ferroviário é tema de visita do Dnit a Jaraguá do Sul
Técnicos da Diretoria de Infraestrutura Ferroviária do DNIT estiveram em Jaraguá do Sul nesta segunda-feira, e conversaram com a prefeita Cecília Konell e com o secretário de Urbanismo, Aristides Panstein, sobre o contorno ferroviário de Jaraguá do Sul. A posição oficial da Prefeitura é que a obra contribuiria muito para a mobilidade urbana já que deslocaria a linha férrea que passa por dentro da cidade. Em 2000, a empresa Prosul fez o projeto do contorno que foi protocolado no Ministério dos Transportes e a execução da obra continua sendo um anseio da comunidade jaraguaense, como explica o Engenheiro Civil da Prosul, Leovaldir Millack.
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O engenheiro da Diretoria de Infraestrutura Ferroviária do Dnit, Diogenes Costa de Carvalho, também ressaltou a importância do contorno ferroviário para a cidade de Jaraguá do Sul, enfatizando os trâmites a serem seguidos.
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De acordo com o engenheiro, a necessidade do contorno é urgente.
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O engenheiro e consultor do Dnit, Jailson de Oliveira Santos, acrescentou que um dos principais objetivos da Diretoria de Infraestrutura Ferroviária é justamente atuar nas questões de interferência da ferrovia com o meio urbano e buscar soluções que amenizem ou resolvam este conflito.
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Já o secretário municipal de urbanismo Aristides Panstein reconhece que o projeto original deverá passar por adequações. Na visita feita com os técnicos do Dnit, foi constatado que não houve interferência de loteamentos sobre o primeiro traçado do contorno ferroviário.
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Segundo os técnicos o fato de haver um traçado ainda livre, é importante para que o trabalho comece a partir dali.
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O secretário de Planejamento informa o que vai acontecer a partir desta vistoria dos técnicos do Dnit.
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(ROGÉRIO TALLINI)