Trânsito

Começa a substituição de rede de água na Rua João Planincheck

A obra se estenderá pelos próximos dias, no horário das 8h às 17h

02 Out 2019 - 14h20Por Da Redação

O Samae de Jaraguá do Sul está iniciando mais uma importante etapa de obras para melhorar o sistema de abastecimento de água. Desde o começo da manhã desta quarta-feira (2), nossas equipes trabalham na implantação de uma nova adutora de água tratada na Rua João Planincheck, Bairro Nova Brasília, num trecho de aproximadamente 560 metros.

O trabalho compreende o trecho entre as ruas Venâncio da Silva Porto e Expedicionário Antônio Carlos Ferreira. Durante as escavações, o trânsito fluirá com uma das pistas parcialmente interditada. A obra se estenderá pelos próximos dias, no horário das 8h às 17h.  

O presidente da autarquia da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Ademir Izidoro, explica que esta obra faz parte da ação do Samae que visa substituir redes implantadas há 50 anos, feitas de amianto e que estão ultrapassadas e com problemas constantes de vazamentos, por redes de PVC. “A Rua João Planincheck é uma prova clara da necessidade urgente de substituição destas redes antigas, devido ao grande números de vazamentos já consertados neste trecho”, enfatiza, explicando que o investimento neste projeto de troca de redes de amianto gira em torno de R$ 3,2 milhões e que serão substituídos 8.440 metros de redes em 14 ruas da cidade.

As redes de cimento amianto foram usadas em larga escala nos sistemas de abastecimento de água, mas encontram-se obsoletas e frágeis. “A manutenção destas redes está cada vez mais complicada. Elas possuem tecnologia obsoleta, baixa confiabilidade técnica, elevados custos e dificuldades de manutenção devido aos rompimentos, principalmente”, disse ainda. Atualmente, segundo Izidoro, existem mais de 17 quilômetros de redes de amianto em Jaraguá do Sul e que precisarão ser substituídas. 

A proposta de substituição das redes de cimento amianto ou fibrocimento, faz parte do Programa de Controle e Redução de Perdas, que integra o Plano de Ampliação de Saneamento (PAS) e visa reduzir as perdas de água tratada, cujo índice atual é de 34%. “Tal redução no índice de perdas é de extrema importância, pois está diretamente relacionada com a redução dos custos de produção e contribuirá para a eficiência técnica e financeira do Samae, que assim, terá melhores condições de investir de forma mais sustentável”, destaca Ademir Izidoro.

As ações propostas foram priorizadas de acordo com o Plano Municipal de Saneamento Básico e darão condições de atuar com intervenções de maior impacto na redução do índice de perdas de água.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Segurança

Motorista embriagado é preso em Guaramirim 

A abordagem aconteceu na via marginal da BR-280
Motorista embriagado é preso em Guaramirim 
Segurança

Adolescente desaparecido é encontrado morto em SC 

Menino saiu de casa para andar de bicicleta e não retornou
Adolescente desaparecido é encontrado morto em SC 
Segurança

Trecho da Rua 13 de Maio, no bairro Amizade em Jaraguá, tem nova alteração

Segundo o diretor de Trânsito e Transporte, Gilmar Marietto, as alterações fazem parte da próxima etapa de implantação do binário, estando nos ajustes finais para a futura liberação
Trecho da Rua 13 de Maio, no bairro Amizade em Jaraguá, tem nova alteração
Trânsito

(VÍDEO) Caminhão tem pane nos freios e utiliza área de escape da BR 376

O veículo parou 40 metros dentro da caixa de argila expandida
(VÍDEO) Caminhão tem pane nos freios e utiliza área de escape da BR 376
Ver mais de Trânsito