Delivery Much
Mais segurança

Santa Catarina passa a integrar centro de inteligência da segurança pública para o Sul do país

Como membro do centro integrado, Santa Catarina ajudará com a manutenção da estrutura e cederá agentes, em especial nas áreas de inteligência e tecnologia da informação

13 Mai 2019 - 17h05Por Governo do Estado de Santa Catarina
Santa Catarina passa a integrar centro de inteligência da segurança pública para o Sul do país - Crédito: James Tavares/Secom Crédito: James Tavares/Secom

A vice-governadora Daniela Reinehr assinou na sexta-feira (10), um termo de cooperação para que Santa Catarina passe a fazer parte do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública - Regional Sul (CIISPR-Sul). A estrutura, com sede em Curitiba, no Paraná, foi ativada em evento no fim da tarde no Palácio Iguaçu, sede do governo paranaense, com a presença do presidente Jair Bolsonaro, do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, e do governador em exercício do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira. 

Em seu discurso, a vice-governadora destacou que o centro integrado é um passo importante para o avanço do setor de inteligência e pode contribuir para uma queda ainda mais acentuada dos índices de criminalidade. Além disso, salientou Santa Catarina será parceira de iniciativas em qualquer área que levem a uma melhora da prestação dos serviços públicos.

“Nós acreditamos em parceria. O que cada Estado tem de melhor será compartilhado aqui. Temos certeza que muito em breve vamos colher excelentes resultados na segurança pública no Sul do Brasil e em todo país”, afirmou Daniela Reinehr.

A vice-governadora também destacou a criação do Colegiado Superior da Segurança Pública em Santa Catarina. O atual presidente do conselho, coronel Araújo Gomes, também foi ao evento no Paraná e listou vantagens que a nova estrutura vai trazer: “Esse centro vai trazer muitos benefícios para Santa Catarina. Nós vamos ter acesso a todas as ferramentas aqui utilizadas por demanda quando houver necessidade e acesso a relatórios periódicos que vão embasar o combate às organizações criminosas”.

Como membro do centro integrado, Santa Catarina ajudará com a manutenção da estrutura e cederá agentes, em especial nas áreas de inteligência e tecnologia da informação. Um delegado catarinense também coordenará um dos setores do Centro.

O CIISP-Sul funcionará no prédio da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná (Sesp), no Centro Cívico. Além de agentes da segurança pública dos três estados do Sul, a estrutura reunirá representantes da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e de outros órgãos do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Durante o evento, o ministro Sérgio Moro afirmou também que o centro regional do Nordeste já está em operação em Fortaleza e teve papel fundamental para debelar a crise da segurança pública no Ceará no início do ano: “Essa é uma solenidade para celebrarmos a integração de esforços dos estados com o governo federal no âmbito da segurança pública. Sempre é dito que precisa de mais recursos e investimentos. Essa estrutura é um meio para efetivar a integração que já está totalmente operacional”. 

Último a falar, o presidente Bolsonaro destacou que os índices de criminalidade estão em queda em todo o país e que aposta no setor de inteligência para aprofundar ainda mais essa queda.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Segurança

Polícia conclui inquérito sobre a morte de Thalia Ferraz, na noite de Natal em Jaraguá

Ex-companheiro foi indiciado por homicídio qualificado pelo motivo torpe, feminicídio e por impossibilitar a defesa da vítima
Polícia conclui inquérito sobre a morte de Thalia Ferraz, na noite de Natal em Jaraguá
Segurança

Idoso fica ferido após ser atingido por carro em Schroeder  

Homem de 80 anos estava de bicicleta e tentava atravessar a via quando foi atingido
Idoso fica ferido após ser atingido por carro em Schroeder  
Segurança

Acidente na BR-376: Comitiva de Pará deve chegar nesta tarde no Paraná

O grupo, formado por médico, perito, bombeiro, delegado de Polícia Civil e major da Polícia Militar, vai auxiliar no atendimento às vítimas e no esclarecimento sobre o acidente
Acidente na BR-376: Comitiva de Pará deve chegar nesta tarde no Paraná
Segurança

[Vídeo] Cratera interdita trecho da BR 280 em Mafra 

Não há previsão para liberação da pista.
[Vídeo] Cratera interdita trecho da BR 280 em Mafra 
Ver mais de Segurança