trabalho
Segurança

Samae de Pomerode é alvo de investigação da Polícia Civil

Operação investiga contratação de empresa de coleta de resíduos orgânicos no município de Pomerode

13 Mar 2025 - 09h14Por Rogério Tallini
Polícia Civil fez buscas nas casas dos envolvidos na contratação suspeita  - Crédito: Divulgação/Polícia CivilPolícia Civil fez buscas nas casas dos envolvidos na contratação suspeita - Crédito: Divulgação/Polícia Civil

A Delegacia Especializada em Combate à Corrução da Polícia Civil deflagrou a segunda fase da Operação Hereditarium, que investiga a possível contratação direta ilegal de empresa responsável pela coleta de resíduos orgânicos na cidade de Pomerode. Nesta fase, a Polícia Civil fez buscas nas casas de pessoas que teria, supostamente, contribuído com uma contratação emergencial ilegal. 

Segundo a Polícia Civil, em julho de 2024, as autoridades obtiveram elementos no sentido de que o Samae Pomerode, aproveitando-se das reclamações da população, deixou de renovar o contrato com a empresa responsável pela coleta de lixo, contratada via licitação, e contratou emergencialmente outra empresa, sendo que ambas pertencem à mesma família. “Chama atenção que o segundo contrato é 70% mais oneroso que o antigo”, diz a Polícia Civil.
Nesta etapa, a Polícia Civil cumpriu seis mandados de busca, nas cidades de Pomerode e Joinville, objetivando obter mais elementos a respeito dos novos investigados. Ainda segundo a polícia, as contribuições se consubstanciaram na reunião de orçamentos intencionalmente mais onerosos que aquele oferecido pela empresa atualmente contratada, além da adequação dos requisitos de habilitação técnica (especialmente os atestados de capacidade técnica) ao empresário que o esquema teve a intenção de contratar.
Após exame das informações, policiais da Delegacia Especializada em Combate à Corrução tomarão os depoimentos e interrogatórios pertinentes, para então concluir a investigação e apresentar o inquérito policial ao Ministério Público para análise.

Matérias Relacionadas

Segurança

Incêndio veicular mobiliza bombeiros e consome mata em Corupá

Três viaturas foram mobilizadas com sete combatentes e socorristas
Incêndio veicular mobiliza bombeiros e consome mata em Corupá
Segurança

Bombeiros apontam que cerca de 20 veículos queimaram no pátio da Polícia Civil em Jaraguá do Sul

Bombeiros apontam que cerca de 20 veículos queimaram no pátio da Polícia Civil em Jaraguá do Sul
Segurança

Polícia Militar prende quarteto por furto em comércio no centro de Jaraguá do Sul

O grupo entrou numa loja autônoma e saiu levando mais de R$ 400 em produtos
Polícia Militar prende quarteto por furto em comércio no centro de Jaraguá do Sul
Segurança

Perturbação em boate termina com som apreendido e posse de drogas em Jaraguá do Sul

Caso ocorreu na madrugada deste domingo
Perturbação em boate termina com som apreendido e posse de drogas em Jaraguá do Sul
Ver mais de Segurança