Segurança

Prefeitura emite nota sobre operação policial no Hospital de Massaranduba

A ação comandada pela Polícia Federal investiga possíveis fraudes na aplicação de recursos na área da saúde em Massaranduba e outros municípios catarinenses.

07 Jun 2022 - 10h33Por Ricardo Rabuske
Prefeitura emite nota sobre operação policial no Hospital de Massaranduba - Crédito: Divulgação PF Prefeitura emite nota sobre operação policial no Hospital de Massaranduba - Crédito: Divulgação PF

Após operação da Polícia Federal executada em Massaranduba, durante a manhã desta terça-feira (7), a Prefeitura divulgou uma nota de esclarecimento.

A Operação “Esculápio”, que investiga possíveis desvios de recursos públicos federais na área da saúde.

Conforme nota divulgada à imprensa na manhã desta terça-feira (7), a Prefeitura de Massaranduba esclarece que o mandado de busca e apreensão foi cumprido no Hospital Municipal João Schreiber, com recolhimento de documentos relacionados às prestações de serviços realizadas pela entidade que gerencia o hospital.

A nota destaca ainda que a investigação já ocorre desde o ano de 2014 em demais municípios da região.

Confira a nota na integra:

Na manhã desta terça-feira, 7 de junho, agentes da Polícia Federal com apoio da Controladoria Geral da União, estiveram no Hospital Municipal João Schreiber, município de Massaranduba, cumprindo o mandado de busca e apreensão de documentos relacionados às prestações de serviços realizadas pela entidade que gerencia o hospital.

A dita investigação já ocorre desde o ano de 2014 em demais municípios da região.

O município de Massaranduba está à disposição para colaborar junto aos órgãos de controle, pautados no interesse público.

Esta administração municipal preza pela transparência e lisura na aplicação dos recursos públicos.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou do Telegram! 

Além de Massaranduba a investigação ocorre nas cidades de Blumenau, Ibirama, Itapema, Taió, Benedito Novo e Rio dos Cedros, onde são cumpridos 14 mandados de busca e apreensão em diversos endereços.

As investigações tiveram início com relatório de fiscalização elaborado pela Controladoria Geral da União, que identificou, em convênios firmados entre prefeitura da região norte de Santa Catarina e uma entidade de assistência social, indícios de recebimento por serviços não realizados, entre os anos de 2014 e 2016. Por conta dos ajustes, a entidade conveniada prestaria serviços médicos de clínica geral e ortopedia, no entanto, promoveu a subcontratação de empresas do mesmo grupo econômico, efetuando a cobrança também por atividades de acreditação, fiscalização, consultoria, assessoria, entre outros, que não foram devidamente comprovados e com indicativos de não execução. Procedimento similar também teria ocorrido em convênios firmados pela mesma entidade com outra prefeitura da região norte catarinense no mesmo período de 2014 a 2016.         

Em um segundo procedimento investigativo, amparado em relatório do Ministério Público de Contas do Estado de Santa Catarina, após análise da prestação de contas de outra entidade de assistência social, responsável pelo fornecimento de serviços médico hospitalares em outro município da região, surgiram indícios de ligação entre os mesmos envolvidos e cobrança por serviços de igual natureza, também com suspeitas de não realização, entre os anos de 2018 e 2020. 

Os valores decorrentes das cobranças pelos serviços sob investigação alcançam aproximadamente R$ 3 milhões.    

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou do Telegram! 

Matérias Relacionadas

Segurança

Motorista faz manobra perigosa e é flagrado pela PM, em Guaramirim

 O fato ocorreu por volta das 16h na rua 28 de Agosto
Motorista faz manobra perigosa e é flagrado pela PM, em Guaramirim
Segurança

Homem é detido por descumprir medida protetiva, em Jaraguá

O fato ocorreu no bairro Ilha da Figueira
Homem é detido por descumprir medida protetiva, em Jaraguá
Segurança

Dispositivo "chupa-cabra" é apreendido em caixa eletrônico de agência bancária em Jaraguá

Equipamento é usado por criminosos para o roubo de dados de cartão
Dispositivo "chupa-cabra" é apreendido em caixa eletrônico de agência bancária em Jaraguá
Segurança

Mulher é socorrida após ser atingida por golpe de faca pelo companheiro, em Guaramirim

O crime ocorreu na rua Ernesto Reinke, bairro Ilha da Figueira
Mulher é socorrida após ser atingida por golpe de faca pelo companheiro, em Guaramirim
Ver mais de Segurança