vacina
Segurança

Policiais militares temporários devem reforçar segurança em Jaraguá do Sul e região

A previsão do comandante-geral é que 3 mil novos militares temporários passem a atuar no Estado.

06 Mar 2024 - 18h43Por Janici Demetrio
Policiais militares temporários devem reforçar segurança em Jaraguá do Sul e região - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Em reunião na tarde desta quarta-feira (6) com o Comando-Geral da PMSC, os deputados estaduais Antídio Lunelli e Vicente Caropreso, ao lado do prefeito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner, reivindicaram uma série de pautas relacionadas à segurança na região. Entre elas, o aumento do efetivo do 14º Batalhão.

O comandante-geral da PMSC, Aurélio Pelozato, adiantou que o pedido será atendido quando o concurso público da instituição, suspenso pelo STF, for liberado. Enquanto isso, a solução apontada para a falta de policiais em diversas regiões de Santa Catarina será a contratação de militares temporários. 

Conforme Pelozato, projeto de lei que será encaminhado à Alesc prevê que os novos policiais atuem como médicos, dentistas, assistentes sociais e também no atendimento de ocorrências pelo 190. Com os temporários nessas funções, mais policiais efetivos poderão agir nas ruas dos municípios catarinenses.

Os deputados Lunelli e Caropreso aprovaram a medida e se comprometeram em trabalhar pela aprovação do projeto no Legislativo.

“Esse modelo não é novidade no Brasil. O Exército, por exemplo, já o adota. Então, é uma forma de ampliarmos o efetivo da PM e oferecer um atendimento mais eficaz para nossa população, tanto nas ruas quanto nas chamadas urgentes, nos primeiros socorros e outros serviços”, pontua Lunelli.

O deputado Caropreso destacou que o 14º Batalhão está no seu limite operacional e que as ações anunciadas pela PMSC devem ajudar, neste primeiro momento.

“Também saímos da reunião com o compromisso de que as operações policiais em Jaraguá e região serão intensificadas e avançamos no debate sobre ampliar a rede de proteção social para o policial militar”, avalia.

A previsão do comandante-geral é que 3 mil novos militares temporários passem a atuar no Estado. Para o prefeito de Jaraguá, a reunião foi positiva.

“O aumento da criminalidade na região nos preocupa muito, principalmente com os últimos acontecimentos. Mas, saímos daqui com boas notícias e penso que, num curto período de tempo, vamos conseguir melhorar essa questão”, enfatiza.

Sobre a ampliação do prédio de videomonitoramento, que funcionará na antiga sede da Câmara de Vereadores, o comando-geral garantiu que o projeto está em andamento.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou no Telegram

Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas

Insta: @radiojaragua

Face: /fmjaragua

Site: www.diariodajaragua.com.br

Matérias Relacionadas

Santa Catarina

Rodovias catarinenses são interditadas por causa da chuva

A BR 470, em Ibirama está totalmente interditada por causa de um deslizamento
Rodovias catarinenses são interditadas por causa da chuva
Segurança

Deu ruim para homem que tentou furtar cobre, em Jaraguá do Sul

Ele foi preso depois de ficar com o carro atolado ao lado do galpão onde havia furtado materiais
Deu ruim para homem que tentou furtar cobre, em Jaraguá do Sul
Polícia

(Vídeo) Bandidos usavam ajuda humanitária para transportar cocaína para o RS

Carreta com 50 quilos de cocaína foi interceptada pela polícia, no Oeste Catarinense
(Vídeo) Bandidos usavam ajuda humanitária para transportar cocaína para o RS
Segurança

Homem de Guaramirim que estava desaparecido é encontrado no Paraná

Familiares encontraram Jeferson na rodoviária
Homem de Guaramirim que estava desaparecido é encontrado no Paraná
Ver mais de Segurança