transito
Segurança

PM da região registra 300 ligações por dia, através do 190

Números foram apresentados pelo comandante do 14º BPM, tenente-coronel Valdeci Oliveira da Silva, na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul

31 Ago 2022 - 10h48Por Janici Demetrio
PM da região registra 300 ligações por dia, através do 190 - Crédito: Divulgação Câmara de Vereadores de Jaraguá Crédito: Divulgação Câmara de Vereadores de Jaraguá

O comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Valdeci Oliveira da Silva, esteve na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, na sessão desta terça-feira (30), para falar sobre os trabalhos da corporação nos municípios da região. Ele ressaltou os bons índices na segurança pública obtidos pelas cidades através de vários fatores, principalmente por conta da cultura local. Segundo o comandante, a população jaraguaense e vizinhas entendem com bons olhos a atuação da PM e que isso envolve, inclusive, as instituições e os meios de comunicação que colaboram com esse trabalho. Porém, ele alertou que a região passa por um momento de atenção por causa da grande migração de pessoas de outros lugares do Brasil. Ele apresentou dados do Batalhão registrados de 1° de janeiro a 29 de agosto de 2022. 

Neste período, o número 190 do 14° Batalhão recebeu 71.053 ligações, ou seja, cerca de 300 ligações por dia. Dessas chamadas, foram feitos 18.271 despachos de viaturas para o local do fato, ou seja, cerca de 75 deslocamentos de viaturas por dia. Confira outros números: 

Boletim de acidente de trânsito: 1.465   
Termos Circunstanciados: 1.200   

Posses de drogas: 603   

TC por perturbação: 183   

Mandados de prisão em aberto detectados: 105   

Autos de prisão: 605 (em alguns casos, mais de uma pessoa foi detida)   

Apreensão de maconha: 200 kg   

Apreensão de cocaína: 2,5 kg   

Apreensão de crack: 2,2 kg   

Apreensão de êxtase: 2.015 comprimidos   

Apreensão de LSD: 1.010 micropontos   

Apreensão de haxixe: 12g   

Pés de maconha: 19   

Apreensão de anfetaminas: 5g   

Apreensão de lança perfume: 2 frascos   

Apreensão de armas: 28   

Valdeci afirma que a atuação do 14° Batalhão é de tolerância zero para qualquer tipo de crime, seja ele pequeno ou não. O motivo disso é o de não deixar que os índices de insegurança cresçam e inviabilizem o trabalho dos soldados no futuro próximo. 

“Pegou com uma buchinha... TC. Tá fumando uma maconha... TC. Vai lá no Judiciário. ‘Ah, mas é enxugar gelo”. Mas a gente enxuga muito bem! Porque aqui é a nossa cidade e tem que manter a grama aparada. Se eu não tirar o matinho do meio da grama, daqui a pouco o mato vai tomar a grama e ninguém entra mais”, ilustrou. 

O comandante ainda alertou para o fato de Jaraguá do Sul e região estarem passando por uma grande transformação causada pela migração de pessoas de outros estados brasileiros em busca de emprego nas indústrias e de qualidade de vida. Ele usou uma metáfora de vídeo game para exemplificar a questão, afirmando que “estamos trocando de fase” e indo para um cenário diferente do que encontrávamos até agora, impondo um desafio às instituições e às autoridades. De acordo com ele, Jaraguá do Sul chama atenção pela questão da boa segurança e isso atrai famílias que querem um lugar melhor para viver. 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou do Telegram!  

 

Matérias Relacionadas

Segurança

Polícia apreende mais de 35kg maconha após abordagem de veículo na BR-101

Caso foi registrado na noite desta quarta-feira
Polícia apreende mais de 35kg maconha após abordagem de veículo na BR-101
Segurança

Operação que investiga 'Central de Fake News' cumpre mandados em SC 

As investigações do Ministério Público do Rio Grande do Norte revelaram um suposto esquema voltado à contratação dos serviços de postagens em perfis em redes sociais voltadas a beneficiar interesses políticos
Operação que investiga 'Central de Fake News' cumpre mandados em SC 
Segurança

Procurado por estupro de vulnerável é preso em Guaramirim

O homem estava com mandado de prisão ativo.
Procurado por estupro de vulnerável é preso em Guaramirim
Segurança

Polícia Civil fiscaliza postos de combustíveis na região e oito autos de infração são expedidos

Estabelecimentos têm dez dias para sanar irregularidades
Polícia Civil fiscaliza postos de combustíveis na região e oito autos de infração são expedidos
Ver mais de Segurança