Segurança

PF deflagra operação para desarticular quadrilha especializada no transporte aéreo de drogas

Denominada Flak, a operação visa prender 55 pessoas envolvidas no esquema, além de aeronaves que seriam utilizadas pelos criminosos

21 Fev 2019 - 17h30Por Marquezan Araújo / Agência do Rádio
PF deflagra operação para desarticular quadrilha especializada no transporte aéreo de drogas - Crédito: Arquivo / Polícia Federal Crédito: Arquivo / Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (21) uma operação para desarticular uma quadrilha especializada no tráfico aéreo de drogas. A organização criminosa condizia o material ilícito da Colômbia e da Bolívia para o Brasil, Estados Unidos e a Europa. 

IPTU 2021 JARAGUÁ

Denominada Flak, a operação visa prender 55 pessoas envolvidas no esquema, além de aeronaves que seriam utilizadas pelos criminosos. Até o momento, 22 pessoas foram presas pelos agentes, entre elas, João Soares Rocha, apontado como chefe da quadrilha, detido em Tucumã, no Pará.

O nome da operação faz alusão a uma expressão utilizada pelos países aliados durante a Segunda Guerra Mundial, quando se referiam à artilharia antiaérea da Alemanha.

Ao todo, cem pessoas e empresas envolvidas tiveram as contas bancárias bloqueadas. Além disso, 47 aeronaves foram apreendidas. Outras seis pessoas tiveram os nomes incluídos no Sistema de Difusão Vermelha da Interpol.

Segundo a PF, entre 2017 e 2018, os bandidos transportaram mais de nove toneladas de cocaína. A investigação indica que foram realizados 23 voos. Cada um carregava, em média, 400 quilos da droga. Os investigadores afirmam que as aeronaves foram adulteradas para ter mais tempo de vôo.

A operação mobilizou mais de 400 policiais federais. Nesta ação, os agentes atuam nos estados de Tocantins, Goiás, Paraná, Pará, Roraima, São Paulo, Ceará e no Distrito Federal.  A Força Aérea Brasileira (FAB) e o Grupamento de Rádio Patrulha Aérea da Polícia Militar de Goiás (GRAER/PMGO) também ajudam nas investigações. 

Dependendo da participação de cada um, os bandidos envolvidos devem responder pelos crimes de tráfico transnacional de drogas, associação para o tráfico, financiamento ao tráfico, organização criminosa, lavagem de dinheiro e atentado contra a segurança do transporte aéreo.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Saúde

É falso calendário de vacinação contra Covid-19 de pessoas entre 55 e 74 anos em março

Mensagem falsa circula nas redes sociais desde o fim de semana
É falso calendário de vacinação contra Covid-19 de pessoas entre 55 e 74 anos em março
Saúde

Forças de segurança fiscalizam cumprimento de novo decreto do Governo do Estado

Forças de segurança fiscalizam cumprimento de novo decreto do Governo do Estado
Segurança

Ação conjunta PRF e Polícia Civil apreende 160 quilos de cocaína na BR 101 em Biguaçu

O motorista  foi preso e disse que levaria o entorpecente até Florianópolis. 
Ação conjunta PRF e Polícia Civil apreende 160 quilos de cocaína na BR 101 em Biguaçu
Segurança

Motociclista morre em acidente no bairro Santo Antônio em Jaraguá

Colisão entre carro e moto ocorreu na noite de sexta-feira. Motorista do carro foi preso por dirigir sob efeito de álcool e não prestar socorro à vítima
Ver mais de Segurança