Joaçaba Pneus
Segurança

Operação entre PM e Prefeitura verifica cumprimento de decreto em Jaraguá

Dois estabelecimentos foram fechados, por não terem interrompido o atendimento no horário determinado nesta sexta-feira (10), dia em que o decreto entrou em vigor.

11 Jul 2020 - 13h01Por Da redação
Operação entre PM e Prefeitura verifica cumprimento de decreto em Jaraguá - Crédito: divulgação Crédito: divulgação

Uma grande operação, envolvendo fiscais de Vigilância Sanitária e de Atividades Urbanas (antiga Fiscalização de Posturas) e a Polícia Militar, verificou o cumprimento do decreto municipal que limita o horário de funcionamento de bares, restaurantes e lanchonetes até às 22h. Dois estabelecimentos foram fechados, por não terem interrompido o atendimento no horário determinado nesta sexta-feira (10), dia em que o decreto entrou em vigor.

A Gerente de Vigilância Sanitária e Saúde do Trabalhador, Nilceane Ap. Junckes Costa, detalhou que a operação foi dividida em duas etapas. “A primeira delas, realizada pelos servidores da Prefeitura, foi de orientação, verificando as condições sanitárias dos estabelecimentos e reforçando a necessidade do cumprimento do decreto”, ressalta.

Todos os 41 estabelecimentos fiscalizados entre às 19h e 22h30 estavam realizando as medidas detalhadas no decreto, com distanciamento entre alunos e clientes, disponibilização de álcool em gel, entre outras determinações. A verificação nos supermercados encontrou problemas no acesso de pedestres, mas foi feita orientação para a gerência e funcionários.

Após às 22h, a Polícia Militar entrou na operação, para fiscalizar possíveis locais que não estariam cumprindo o horário determinado de funcionamento. Uma lanchonete no Centro da cidade e um bar no bairro Chico de Paulo foram fechados, por estarem atuando após às 22h. O comandante da 1ª Companhia do 14º Batalhão de Polícia Militar, 1º Ten Andrey, afirmou que a parceria entre as instituições (PM e Prefeitura) vai continuar nos próximos dias, ampliando a fiscalização para os demais estabelecimentos.

“Não estaremos fazendo somente essa função de fiscalizar, mas queremos orientar a população, para que a comunidade nos auxilie no combate ao novo coronavírus”, ressaltou o oficial, detalhando ainda a abordagem feita também em locais públicos, como o Parque Linear Via Verde, no bairro Ilha da Figueira.

Decreto traz novas regras

O prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, assinou decreto na última quinta-feira (9) estipulando novas regras para funcionamento de bares, restaurantes e supermercados, entre outros estabelecimentos. O objetivo é diminuir a curva de contágio do coronavírus. Para isso, Lunelli também determinou o aumento nas ações de fiscalização. O decreto 14.033/2020 determina que bares, restaurantes e similares só poderão funcionar até as 22h. Música ao vivo ou show por telão estão expressamente proibidos.

Quanto aos supermercados, a lotação permitida será de 50% da capacidade. Regras de higienização também foram determinadas, regulamentação do distanciamento de 1,5 metro, assim como a orientação de aferição de temperaturas na entrada. O sistema de som dos supermercados deve orientar aos clientes quanto às regras de prevenção. O decreto também reforça a suspensão de eventos no município até o dia 2 de agosto.

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp! 

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Saúde

Vacinação contra a gripe: campanha está na terceira e última fase

A campanha de vacinação contra a gripe atingiu, até agora, 47% da meta geral de imunização em Jaraguá do Sul
Vacinação contra a gripe: campanha está na terceira e última fase
Segurança

Três estabelecimentos interditados por descumprimento de decreto em Jaraguá

Um deles foi interditado e só poderá reabrir após a pandemia, por ter sido fechado temporariamente em duas outras oportunidades.
Três estabelecimentos interditados por descumprimento de decreto em Jaraguá
Segurança

Bombeiros combatem incêndio em veículo no pátio de oficina em Jaraguá do Sul

Ocorrência foi registrada na madrugada desta segunda-feira.
Bombeiros combatem incêndio em veículo no pátio de oficina em Jaraguá do Sul
Segurança

Moradora é autuada por perturbação do sossego e aglomeração de pessoas em Jaraguá do Sul

A responsável pela residência alegou que estava apenas comemorando seu aniversário.
Moradora é autuada por perturbação do sossego e aglomeração de pessoas em Jaraguá do Sul
Ver mais de Segurança