Segurança
Morador de Santa Catarina morre em explosão na praça dos Três Poderes em Brasília
Francisco Wanderley Luiz, conhecido como Tiü França, era morador de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí
![Morador de Santa Catarina morre em explosão na praça dos Três Poderes em Brasília - Crédito: Reprodução Redes Sociais](https://cdn.diariodajaragua.com.br/img/pc/780/530/dn_arquivo/2024/11/imagem-do-whatsapp-de-2024-11-14-as-080110-f07bbc87.jpg)
O carro envolvido na explosão ocorrida na noite desta quarta-feira (13), em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) pertence a Francisco Wanderley Luiz, conhecido como Tiü França, de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí.
Tiü França, muito conhecido na cidade catarinense, morreu na explosão. Ele foi candidato a vereador pelo PL nas eleições de 2020, mas não foi eleito.
Na noite de quarta-feira (13), Francisco estava com uma mochila quando chegou em frente à estátua da Justiça e tirou um extintor de dentro da bolsa. Os seguranças se aproximaram do homem, momento em que ele abriu a camisa e os advertiu que não se aproximassem.
Em seguida, ele teria colocado o extintor no chão e retirou artefatos da mochila, os atirando contra a estátua. Em seguida, tirou outro explosivo da mochila, colocou sobre a cabeça e aguardou a explosão.
LEIA TAMBÉM: Hospital Jaraguá alerta pacientes e familiares sobre golpes por telefone
Francisco era chaveiro, casado, tinha 59 anos, e fez uma visita pública na Câmara dos Deputados e no STF nesta semana. Nas redes sociais dele, mensagens radicais foram encontradas e, agora, a Polícia Federal deve investigar o caso.
Explosão
Policiais militares fizeram uma varredura na Praça dos Três Poderes após duas explosões terem ocorrido na noite de ontem perto do prédio do STF.
Em nota, o STF disse que foram "ouvidos dois fortes estrondos ao final da sessão e os ministros foram retirados do prédio com segurança". "Os servidores e colaboradores também foram retirados por medida de cautela", acrescenta. O público que participava da sessão que analisava ação sobre letalidade policial em favelas foi retirado às pressas. As explosões foram ouvidas após o encerramento da sessão.
- Participe dos nossos grupos do WhatsApp ou no Telegram!
- Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas Insta, Face e Site.
Matérias Relacionadas
Segurança
Bombeiros acompanharam a retirada do carro que caiu no rio em Araquari
O acidente ocorreu dia de Natal em uma ponte do Rio Piraí na BR-280
![Bombeiros acompanharam a retirada do carro que caiu no rio em Araquari](https://cdn.diariodajaragua.com.br/img/c/780/530/dn_arquivo/2025/01/post-jornalismo-jaragua-15_2.png?a=CC&v=002)
Geral
Mães de crianças menores de 12 anos poderão cumprir prisão domiciliar
STF determina mutirões carcerários para conceder benefício
![Mães de crianças menores de 12 anos poderão cumprir prisão domiciliar](https://cdn.diariodajaragua.com.br/img/c/780/530/dn_arquivo/2025/01/20230511azminamaespresas8agbr.jpg?a=CC&v=002)
Segurança
Funcionário é detido após furtar produtos de açougue de supermercado em São Francisco do Sul
No armário do homem foi encontrado diversos produtos furtado do açougue
![Funcionário é detido após furtar produtos de açougue de supermercado em São Francisco do Sul](https://cdn.diariodajaragua.com.br/img/c/780/530/dn_arquivo/2025/01/whatsapp-image-2025-01-13-at-103435-1.jpeg?a=CC&v=002)
Segurança
Mulher é detida após deixar cachorro trancado dentro do carro por horas em Balneário Camboriú
O caso foi registrado como maus-tratos contra animais
![Mulher é detida após deixar cachorro trancado dentro do carro por horas em Balneário Camboriú](https://cdn.diariodajaragua.com.br/img/c/780/530/dn_arquivo/2025/01/1736775431.jpg?a=CC&v=002)