transito
Segurança

Guaramirim lança campanha Maio Amarelo 2026 com foco na empatia no trânsito

Com o tema "No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas", a campanha deste ano propõe uma reflexão direta sobre a importância da empatia e da atenção no dia a dia

07 Mai 2026 - 09h43Por Janici Demetrio
Guaramirim lança campanha Maio Amarelo 2026 com foco na empatia no trânsito - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Prefeitura de Guaramirim, por meio da Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade e do DEMUTRAN (Departamento Municipal de Trânsito), lançou oficialmente a campanha Maio Amarelo 2026, movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes e mortes no trânsito.

Com o tema “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”, a campanha deste ano propõe uma reflexão direta sobre a importância da empatia e da atenção no dia a dia. A ideia é simples, mas essencial: reconhecer o outro, seja pedestre, ciclista ou motorista, como parte fundamental de um trânsito mais seguro.

A programação no município será marcada por uma série de ações educativas e de mobilização social, envolvendo cerca de 3 mil estudantes, além da comunidade em geral.

Entre as atividades previstas estão palestras educativas em escolas de diferentes regiões do município, apresentações teatrais com o projeto “Vida Sempre”, ações com a Polícia Militar Rodoviária e experiências práticas, como o simulador de colisão da Polícia Rodoviária Federal, que reforça a importância do uso do cinto de segurança.

Outro destaque é o 2º Concurso de Frases do Maio Amarelo, voltado a alunos do 6º ao 9º ano de todas as escolas do município, das redes pública e privada, com o objetivo de estimular a reflexão sobre segurança no trânsito de forma criativa. O vencedor ganhará três ingressos para o Beto Carrero World, doados pela Aciag e Edily Confecções. As inscrições devem ser feitas pelo link: inscricao.guaramirim.sc.gov.br .

Também estão previstas ações de pedágio educativo, com distribuição de materiais informativos em diferentes pontos da cidade, buscando alcançar motoristas, ciclistas e pedestres de todas as regiões de Guaramirim.

A iniciativa envolve escolas de diversos bairros do município e conta com o apoio de entidades, forças de segurança, empresas locais e instituições parceiras, reforçando o caráter coletivo da campanha.

Conforme o diretor do Demutran, João Vanderlei Soares, o Maio Amarelo reforça a necessidade de mudanças de comportamento no trânsito, destacando que atitudes responsáveis e conscientes são fundamentais para salvar vidas. 

A campanha segue ao longo de todo o mês de maio, com ações que buscam não apenas informar, mas engajar toda a população na construção de um trânsito mais seguro, humano e responsável.

InstaFace e YouTube / Contato: 47 98465-0122

Matérias Relacionadas

Segurança

Motociclista fica ferido após fugir da Polícia Militar e colidir contra poste em Guaramirim

Ao notar a aproximação da viatura, o condutor teria iniciado uma fuga em alta velocidade
Motociclista fica ferido após fugir da Polícia Militar e colidir contra poste em Guaramirim
Segurança

Motorista perde o controle e tomba carro em frente à Igreja Matriz no Centro de Jaraguá do Sul

O veículo foi removido ao pátio por não apresentar condições de circulação
Motorista perde o controle e tomba carro em frente à Igreja Matriz no Centro de Jaraguá do Sul
Segurança

Casal discute após consumo de álcool e homem é atingido por tesoura em Schroeder

A ocorrência foi registrada na Rua Erfried Klabunde, no bairro Schroeder I
Casal discute após consumo de álcool e homem é atingido por tesoura em Schroeder
Segurança

Mulher fica gravemente após ser espancada pelo marido em Guaramirim

A mulher relatou que o marido é usuário de drogas e quando ela chegou em casa ele estava alterado e começou a agredi-la
Mulher fica gravemente após ser espancada pelo marido em Guaramirim
Ver mais de Segurança