Delivery Much
Segurança

[VÍDEO] Cão de Schroeder é apresentado ao Grupo de Regate em Montanha de Joinville

Treinamento objetiva atuar em situações de resgate, busca e salvamento, em auxílio a Defesa Civil, Polícia, Bombeiros e demais órgão de resposta

16 Abr 2019 - 09h45Por Camila Silveira Rosa
[VÍDEO] Cão de Schroeder é apresentado ao Grupo de Regate em Montanha de Joinville - Crédito: GRM Crédito: GRM

No fim de semana, o Grupo de Resgate em Montanha (GRM) promoveu mais um treinamento da equipe, que tem como objetivo atuar em situações de resgate, busca e salvamento, em auxílio a Defesa Civil, Polícia, Bombeiros e demais órgão de resposta. 

Na ocasião, os integrantes do GRM conheceram o cão Colt de 1 ano e 4 meses, da raça Pastor-belga Malinois, do condutor Ricardo Rabuske, de Schroeder, cujo treinador é o proprietário Vale dos Cães de Jaraguá do Sul, Cinotécnico e cabo da Polícia Militar, Marcos Paulo Cattoni. 

O intuito de unir as técnicas começou ainda no mês de dezembro do ano passado com lançamento do livro “Rastreamento humano e rastreamento com emprego de cães proposta de doutrina de atuação conjunta” escrito por Sérgio Netto, membro fundador do Grupo de Resgate em Montanha (GRM) de Joinville e membro fundador do Rastreamento Humano. 

Desde então as equipes vem aprimorando as técnicas de rastreamento humano juntamente com o rastreamento com cães. Para Paula Medeiros, que atua na área de primeiros socorros no GRM, a junção das técnicas está sendo um momento de muitas descobertas e destaca que as ações integradas em cães e seres humanos complemento um o trabalho do outro.

De acordo com Cattoni, o cão Colt deve passar em uma certificação nos próximos meses, para comprovar a efetividade do trabalho executado. Ele acredita que em cerca de um ano deve estar pronto para trabalhar em ações reais. 

O integrante do GRM, Marjo Dip Rangel, lembra de um dos últimos resgates registrados pelo grupo, a um homem na trilha de Monte Crista (Garuva/SC), no carnaval deste ano. Ele destaca que é comum pessoas se perderem durante trilhas na região. 

O cão Eros do Cattoni também participou do evento, ele foi usado para demonstrar todas as técnicas durante o evento.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Segurança

Homem é detido após ameaçar vizinho com facão

A ocorrência foi registrada por volta das 22h na Rua Expedicionário Olímpio J. Borges no bairro Bruderthal.
Segurança

Polícia é acionada para conter briga no centro de Jaraguá 

Fato ocorreu na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca
Segurança

PM registra três ocorrências de posse de drogas em Jaraguá

Flagrantes ocorreram nos bairros Rau, Santo Antônio e Vieira
Segurança

Empresa é arrombada e produtos são furtados em Jaraguá

Quem adquire objetos de furto comete o crime de receptação.
Empresa é arrombada e produtos são furtados em Jaraguá
Ver mais de Segurança