Segurança
ACIJS reivindica aumento do efetivo da PM na região
Presidente da ACIJS, Luis Hufenüssler Leigue, se reuniu com o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Marcelo Pontes
O presidente da ACIJS e do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, Luis Hufenüssler Leigue, se reuniu nesta terça-feira (1º) com o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Marcelo Pontes, com o objetivo de apresentar pleito da região quanto ao aumento de efetivo.
Acompanhado do deputado estadual Vicente Caropreso, Luis Leigue expôs um panorama da situação em relação à defasagem do efetivo na área de abrangência da 12ª Região de Polícia Militar, enfatizando de modo particular o quadro existente em Jaraguá.
Conforme o empresário, no período entre 2009 e 2022 essa defasagem chega a 114 policiais. Na comparação com cidades de população superior a 100 mil habitantes, Jaraguá do Sul ocupa a penúltima posição em contingente na proporção número de habitantes versus número de policiais per capita.
Luis Leigue destacou a expectativa da comunidade no sentido de que após a Operação Verão pelo menos 40 dos 500 formandos de nova turma da academia da Polícia Militar, que serão distribuídos a municípios de todo o estado tenham como destino o 14º BPM, em Jaraguá do Sul.
A recomposição de efetivo, explicou o presidente da ACIJS, é um tema recorrente porque a região tem se ressentido de um aumento real em proporção ao crescimento demográfico e à expansão das atividades dos órgãos de segurança pública.
"Embora tenhamos um histórico positivo em termos de indicadores de segurança, o que se deve muito ao envolvimento da comunidade no apoio aos órgãos de segurança, e uma fina sintonia com o comando do 14º BPM que tem assegurado a entrega de serviços de muita qualidade, buscamos sempre maior tranquilidade e a maior autonomia da 12ªRPM quanto à administração de um contingente nas unidades que englobam os municípios do Vale do Itapocu e do Planalto Norte, constituindo importante logística no aparato da segurança pública da região", expressa o empresário.
O deputado Vicente Caropreso corroborou o pleito da comunidade e disse que se trata de uma causa justa diante da perda histórica de efetivo na região. O parlamentar tem se comprometido a buscar o equilíbrio em relação às necessidades para que o município e região mantenham indicadores positivos na segurança pública.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou do Telegram!