transito
Saúde

Zoonoses fará aplicação pontual de fumacê em quatro ruas do Czerniewicz, em Jaraguá do Sul

A ação ocorrerá nesta sexta-feira (9), das 5h30 às 8h, nas ruas Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Július Verch.

08 Mai 2025 - 11h04Por Janici Demetrio
Zoonoses fará aplicação pontual de fumacê em quatro ruas do Czerniewicz, em Jaraguá do Sul  - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que nesta sexta-feira (9), ocorrerá aplicação pontual de fumacê em quatro ruas do bairro Czerniewicz. A ação é específica naquela área e será executada pela equipe do Programa de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde, utilizando equipamento costal e o inseticida Cielo, conforme diretrizes técnicas estabelecidas.

Confira as ruas
Aplicação em ambos os lados, em toda a extensão

A equipe de Controle de Zoonoses está no local orientando os moradores.

Fumacê
A aplicação de fumacê segue orientação da Gerência Regional de Saúde e integra as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti. Em Jaraguá do Sul, a técnica começou a ser utilizada no início de 2024. Este tipo de abordagem ocorre em algumas situações, entre elas, onde são confirmados casos de dengue com vinculo epidemiológico (conexão entre um caso e outro), como foi constatado naquela área. A medida é utilizada para combater mosquitos adultos.

Dia das Mães com CDL e Rádio Jaraguá: Carona, Entrevista e Prêmios

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, por enquanto, não há liberação para aplicação de fumacê em outros locais, esta analise da Regional é feita conforme o vinculo dos casos positivos. Nos casos isolados – como no bairro Czerniewicz – a aplicação é feita de forma intradomiciliar, ou seja, na casa onde tem o caso positivo e nos vizinhos ao lado e atrás.

Importante:
Em caso de chuva ou outras condições adversas de tempo, a ação poderá ser reagendada.

Cuidados necessários
- Manter aquários, gaiolas, alimentos e vasilhas cobertos até 02 horas após a aplicação do inseticida;
- Pessoas doentes, idosas, alérgicas e recém-nascidos devem permanecer em locais mais afastados por até 02 horas após a aplicação do inseticida;
- Hortas e árvores frutíferas: orientamos higienizar adequadamente antes do consumo;
- Proprietários de animais de estimação, aquários e pássaros devem colocá-los em um cômodo fechado durante a pulverização do inseticida e liberá-los após 30 a 40 minutos. Recipientes de água e comida dos animais também devem ser recolhidos. No caso de colmeias (caixas de abelha), o mesmo período de espera é recomendado antes de abri-las. (A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento está em contato com os apicultores para orientação).

Matérias Relacionadas

Saúde

Jaraguá do Sul é a oitava cidade catarinense em diagnósticos de autismo

Dado faz parte de estudo inédito divulgado pelo IBGE nesta sexta-feira
Jaraguá do Sul é a oitava cidade catarinense em diagnósticos de autismo
Geral

Campanha de vacinação contra a gripe continua em Guaramirim e está aberta para toda a população

Desde o dia 10 de maio, a vacinação foi ampliada para toda a população a partir dos seis meses de idade
Campanha de vacinação contra a gripe continua em Guaramirim e está aberta para toda a população
Saúde

Publicado Decreto que garante distribuição de Canabidiol em SC

Deputado Vicente Caropreso defende agilidade na definição de protocolo após regulamentação de lei que garante acesso ao canabidiol
Publicado Decreto que garante distribuição de Canabidiol em SC
Geral

Mortes de gansos e patos em zoológico no RS foram por gripe aviária

Local está fechado para visitação por tempo indeterminado
Mortes de gansos e patos em zoológico no RS foram por gripe aviária
Ver mais de Saúde