vacina
Saúde

Vigilância Epidemiológica intensifica combate à dengue

Moradores devem tomar cuidados e ajudar a evitar a doença

14 Fev 2020 - 06h00Por Da Redação

Os inúmeros casos de dengue em Santa Catarina, e a infestação em municípios da região, colocam Guaramirim em atenção em relação a doença. Por isso, a Secretaria de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, reforça a fiscalização e o pedido para que a população faça a sua parte e ajude a combater o mosquito Aedes aegypti, causador da dengue e outras doenças.

De acordo com a  Gerente de Vigilância em Saúde, Ana Maria Rodrigues, o trabalho de prevenção feito no município é bastante grande. Guaramirim tem 172 armadilhas e 58 pontos estratégicos de combate a doença, todos monitorados pelos quatro agentes de endemias. “Este ano tivemos quatro focos do mosquito que já foram eliminados, mas o número gera uma preocupação. Sabemos que a doença está pela região, por isso precisamos que as pessoas colaborem e não deixem água parada”, enfatiza.

Em 2019, Guaramirim teve 16 casos de foco de mosquito da dengue e todos foram controlados e eliminados. O município também registrou três casos confirmados da doença, sendo dois em dezembro de 2019 e um no início deste ano. Conforme Ana, estes casos foram importados. Ou seja, pessoas vieram de outros estados com a doença mas já foram tratadas e a doença eliminada. “Apesar de termos a situação sob controle, é preciso que todos fiquem atentos. O cuidado para não ocorrer foco e a doença no município, é cada morador ser responsável por seu terreno evitando água parada. Nosso município está preparado com equipamentos, armadilhas para uma possível infestação do mosquito, mas que para não ocorrer a infestação cada munícipe tem que combatê-la”, reforça. 

A Dengue em Santa Catarina

Segundo Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina), em levantamento do dia 26 de janeiro, o estado encontra-se com 94 municípios infestados sendo que 1.821 pacientes já tiveram a doença e 50% deles adquiriram dentro do território catarinense. 

Orientações para combater a dengue

Se apresentar sintomas, procure atendimento médico

Os principais sintomas da dengue são febre alta de 39 a 40 graus, num período inicial de 2 a 7 dias, associado com dor de cabeça, fraqueza, dor no corpo, nas articulações e nos olhos. Manchas pelo corpo estão presentes em 50% dos casos. Perda do apetite, náuseas, vômitos também podem estar presentes. 

Se a doença evoluir para o estado grave, pode ocorrer sangramento da mucosa, nariz gengivas e dor abdominal intensa, podendo levar a morte. É de extrema importância procurar atendimento médico assim que apresentar os sintomas.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Política

Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista

O deputado explica que a maioria dos autistas possui disfunções sensoriais, caracterizados essencialmente como distúrbios biológicos que afetam a capacidade do cérebro de interpretar estímulos sensoriais, entre eles o auditivo
Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista
Saúde

Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil

Medida entra em vigor nesta quarta-feira
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Saúde

Saúde solicita ampliação do grupo prioritário da vacinação contra a gripe em SC

Ofício foi encaminhado ao Ministério da Saúde
Saúde solicita ampliação do grupo prioritário da vacinação contra a gripe em SC
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Ver mais de Saúde