quarta, 22 de maio de 2019 - 12h00
(47) 3371-1010Central (47) 3372-1010Ao Vivo
Leite Materno

[VÍDEO] Banco de Leite do Hospital Jaraguá precisa de doadoras

Para colaborar, basta repassar o leite excedente da amamentação à entidade

06 Mar 2019 - 10h00Por Sérgio Luiz
[VÍDEO] Banco de Leite do Hospital Jaraguá precisa de doadoras -

Mantido pelo Hospital e Maternidade Jaraguá, o Banco de Leite Humano precisa de doadoras dispostas a ajudar na alimentação de bebês internados na unidade. Para colaborar, basta repassar o leite excedente da amamentação à entidade.

A coleta pode ser feita em casa ou no próprio banco de leite do hospital. Porém, segundo a coordenadora do banco de leite, Lilian Michelle Tomelin Boff a situação está bem complicada. Ela conta que atualmente 41 bebês prematuros estão na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e UCI (Unidade de Cuidados Intermediários), todos recebendo leite materno doado porque as suas mães não produzem leite ou é insuficiente.

O problema é que são 32 doadoras produzindo 32,7 litros semanais e os 41 bebês consomem 51,483 litros por semana. A continuar nessa proporção, os estoques são suficientes para apenas mais duas semanas.

Ela explica que a doação de leite é fundamental para os recém-nascidos se fortalecerem. 

A Jéssica Rodrigues, 27 anos, é técnica em enfermagem e mãe de primeira viagem, conta que a filha de 48 dias ficou internada na UTI e precisou de leite doado, assim como ela também precisou quando nasceu. Agora Jéssica também é doadora de leite pois sabe a importância desse gesto para a saúde de outras crianças.

Segundo dados do hospital, em janeiro desse ano nasceram 291 bebês e em fevereiro foram 282. Considerando que todas essas mães devem produzir leite por um ano e meio, pelo menos, todas poderiam fazer doação e resolveria o problema.
 
O banco de leite funciona diariamente e, para se tornarem doadoras, as mulheres interessadas devem entrar em contato pelo telefone (47) 3274-3053 ou e-mail bancodeleite@hmj.org.br. O hospital encaminha todas as informações necessárias e o material apropriado para a coleta. 
 
Vale ressaltar que todo o material doado passa por processo de pasteurização e direcionamento adequado. Completo e nutritivo, o leite materno é indicado como alimento exclusivo aos bebês até os seis meses de vida. Ele previne doenças, como alergias, diabetes, hipertensão e infecções respiratórias, fortalece o sistema imunológico e ainda ajuda a reduzir taxas de mortalidade infantil.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!