dengue 2
Saúde

Vacinação covid: Saúde de Jaraguá chama atenção para o esquema vacinal completo

A retomada segura das atividades depende da imunização completa, dizem especialistas

26 Out 2021 - 07h00Por Janici Demetrio
Vacinação covid: Saúde de Jaraguá chama atenção para o esquema vacinal completo - Crédito: Arquivo / Divulgação Crédito: Arquivo / Divulgação

Em Jaraguá do Sul, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, 132.231 pessoas já tomaram, pelo menos, uma dose da vacina contra a covid-19. Isso corresponde a 86% da população com 12 anos ou mais a ser vacinada no município (152.165 pessoas, segundo estimativa do Ministério da Saúde).

Já completaram o esquema vacinal, com as duas doses, 64% do público-alvo do Plano Nacional de Imunização. Os números são positivos e, mais do que isso, trazem esperança em relação à retomada segura das atividades.

Mas, o secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, lembra que é importante completar a imunização com as duas doses.

“Mesmo que a pessoa esteja com a D2 atrasada em alguns dias, é fundamental que compareça à Central de Vacinas e complete o esquema vacinal. A eficácia prometida foi determinada a partir de estudos com duas aplicações”, ressalta.

Além de aumentar a proteção contra a covid-19, a segunda dose e, agora, o reforço com a terceira dose, ajudam a prolongá-la.

“Quem não completa o ciclo de imunização está mais sujeito à infecção pelo coronavírus e esse indivíduo não contribui para o controle da circulação do vírus”, acrescenta Moretti.

O secretário de Saúde também afirma que a vacinação tem sido fundamental para controlar o avanço da pandemia no município.

“Percebemos, claramente, a redução no número de internações e óbitos em decorrência da covid-19 e isso, em grande parte, se deve à vacinação”, pontua.

O diretor de Vigilância Epidemiológica Dalton Fischer lembra, ainda, que decretos do Governo do Estado autorizaram a retomada de eventos, mas, uma das condições estabelecidas para o acesso do público é a vacinação completa.

“Estamos recebendo solicitações para realização de eventos seguros no município, já temos preparados protocolos de contingência e a vacinação, com as duas doses, está inserida como condição, nestes protocolos”, alerta.

A gerente de Vigilância Epidemiológica, Talita Piccoli Sevegnani, reforça que a data de retorno para a segunda dose (D2), fica marcada na carteirinha de vacinação. À medida em que o município recebe doses do Ministério da Saúde e Governo do Estado também avança o calendário de vacinação com a antecipação das doses e o reforço da terceira dose (DR).

“Tudo isso comunicamos pelas redes sociais da prefeitura”, salienta.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou do Telegram!

Matérias Relacionadas

Saúde

Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul

Estarão disponíveis a vacina contra a gripe para os grupos prioritários, vacina contra a dengue para 10 a 14 e todas as demais vacinas do calendário
Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul
Saúde

Saúde reforça necessidade de hidratação adequada em quadros de dengue

Pessoas estão chegando ao Centro de Atendimento Dengue de Jaraguá do Sul cada vez mais debilitadas pela desidratação. Isso fez aumentar a demanda por hidratação endovenosa. Já foram usados 2.380 litros de soro
Saúde reforça necessidade de hidratação adequada em quadros de dengue
Política

Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista

O deputado explica que a maioria dos autistas possui disfunções sensoriais, caracterizados essencialmente como distúrbios biológicos que afetam a capacidade do cérebro de interpretar estímulos sensoriais, entre eles o auditivo
Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista
Saúde

Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil

Medida entra em vigor nesta quarta-feira
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Ver mais de Saúde