transito
Saúde

Vacina contra a Febre Amarela será disponibilizada em todos os postos de saúde de Corupá

Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina confirmou que macaco encontrado morto no Município em dezembro estava infectado com a doença

05 Fev 2020 - 06h00Por Da Redação

A partir da última quarta-feira (4), por tempo indeterminado, a Secretaria de Saúde de Corupá vai disponibilizar a vacinação contra a Febre Amarela em todos as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE-SC) confirmou que o macaco encontrado morto em dezembro na cidade estava infectado. O que significa que a doença está circulando na região.

De acordo com a gerente administrativa da Vigilância em Saúde, Giovana Odvazny, pelo menos 500 moradores ainda não se vacinaram contra a Febre Amarela em Corupá. A orientação é para procurar um dos postos de saúde imediatamente. A imunização será descentralizada e outros três postinhos - além da UBS do Centro, onde fica a sala de vacinas do Município – vão oferecer a dose.  

O atendimento ocorrerá sempre entre 7h30min e 11h15min, e de 12h30min até 16h.

“São Bento do Sul, Corupá e Jaraguá do Sul estão localizadas em uma área de corredor ecológico. São em áreas de mata e na área rural que o mosquito transmissor do vírus circula. Por isso que a situação é preocupante e temos que ter este cuidado”, explicou Giovana.

Quem devem se vacinar

De acordo com o Ministério da Saúde, o grupo considerado de risco são pessoas entre nove meses de idade e 59 anos. “Mas pessoas acima de 60 anos, e que moram em área rural ou perto de mata em Corupá, podem procurar o posto de saúde para fazer a avaliação”, observou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Dayana Joice Mahs de Freitas.

Crianças de quatro anos também devem tomar a dose de reforço contra a Febre Amarela em 2020. Os pais ou responsáveis precisam procurar as Unidades Básicas de Saúde para garantir a imunização correta, conforme orientação do Ministério.

Lembrando que a vacinação é a única forma de prevenir a Febre Amarela. Caso o morador não tenha tomado a vacina, a orientação da Secretaria Municipal de Saúde é que seja evitado o deslocamento para áreas de mata ou até mesmo rural. E o uso do repelente nestes casos é indispensável.

Macaco foi encontrado na Vila Isabel

O primata examinado foi encontrado em uma área de mata da Vila Isabel em 26 de dezembro. A Vigilância Epidemiológica de Corupá coletou o material necessário para enviar para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), que fica em Florianópolis, onde são realizados os exames que confirmam a presença do vírus. O resultado veio nesta segunda-feira (3) com a confirmação da doença.

A DIVE-SC também confirmou o segundo caso de Febre Amarela em humano em Santa Catarina. O paciente não tem registro de vacina no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações.

Endereços das Unidades Básicas de Saúde de Corupá

UBS Centro: Rua Nereu Ramos, 401, Centro.

UBS Seminário: Rua 1° de Maio, 237, Seminário.

UBS Vila Isabel: Rua Carlos Rutzen, 75, Vila Isabel.

UBS XV de Novembro: Rua XV de Novembro, 635, Centro. 


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Saúde

Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul

Estarão disponíveis a vacina contra a gripe para os grupos prioritários, vacina contra a dengue para 10 a 14 e todas as demais vacinas do calendário
Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul
Saúde

Saúde reforça necessidade de hidratação adequada em quadros de dengue

Pessoas estão chegando ao Centro de Atendimento Dengue de Jaraguá do Sul cada vez mais debilitadas pela desidratação. Isso fez aumentar a demanda por hidratação endovenosa. Já foram usados 2.380 litros de soro
Saúde reforça necessidade de hidratação adequada em quadros de dengue
Política

Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista

O deputado explica que a maioria dos autistas possui disfunções sensoriais, caracterizados essencialmente como distúrbios biológicos que afetam a capacidade do cérebro de interpretar estímulos sensoriais, entre eles o auditivo
Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista
Saúde

Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil

Medida entra em vigor nesta quarta-feira
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Ver mais de Saúde