Saúde

Suspeita de meningite em Jaraguá do Sul é investigada

A inflamação pode ser causada por infecções por vírus, bactérias ou outros micro-organismos

30 Abr 2019 - 17h12Por PMJS

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, recebeu através da Agência Regional de Saúde nesta terça-feira (30), notificação de suspeita de meningite. Tratava-se de uma criança de nove meses, atendida no Hospital e Maternidade Jaraguá, que não resistiu ao quadro clínico e veio a óbito. A Vigilância Epidemiológica realizou a investigação do caso e ainda aguarda resultados de exames para confirmação diagnóstica. No entanto, as medidas de prevenção já estão sendo tomadas.

Saiba mais sobre a meningite

A meningite é uma inflamação das membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal, conhecida coletivamente como meninges. A inflamação pode ser causada por infecções por vírus, bactérias ou outros micro-organismos e, menos comumente, por certas drogas. A meningite pode pôr em risco a vida do paciente e por isso essa condição é classificada como uma emergência médica.

Os sintomas mais comuns de meningite são:

- dor de cabeça e rigidez de nuca associados à febre,

- confusão mental,

- alteração do nível de consciência,

-  vômitos e a intolerância à luz (fotofobia) ou a sons altos (fonofobia).

- Algumas vezes, especialmente em crianças pequenas, somente sintomas inespecíficos podem estar presentes, como irritabilidade e sonolência.

Por ser uma doença grave, quando alguém apresentar algum sintoma de meningite, deve procurar imediatamente um profissional médico para realizar o diagnóstico em tempo oportuno e iniciar o tratamento. Em geral, a transmissão é de pessoa para pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções da nasofaringe. É importante ressaltar que a meningite pode atingir pessoas de qualquer idade, sendo mais comum as meningites virais em crianças e meningites bacterianas em adultos.

A prevenção pode ser realizada através da vacinação (para alguns tipos de meningites) que é disponibilizada no calendário vacinal da rede pública para todas as crianças menores de dois anos e adolescentes. Outras medidas de proteção são: evitar ambientes fechados e com grande aglomerado de pessoas, manter ambientes arejados, lavar as mãos com frequência com água e sabão.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Geral

Prefeitura de Jaraguá do Sul vai promover bota fora em oito bairros

Ação ocorre no mês de abril; Confira o cronograma
Prefeitura de Jaraguá do Sul vai promover bota fora em oito bairros
Saúde

Saúde de Jaraguá terá plantão em alguns serviços na Quinta e Sexta-feira Santa

Alguns Postos de Saúde e Farmácias Básicas permanecerão abertos em função, principalmente, do avanço da dengue e casos de covid no Município
Saúde de Jaraguá terá plantão em alguns serviços na Quinta e Sexta-feira Santa
Saúde

Fumacê ocorrerá nos bairros Santo Antônio e Vila Lenzi nesta terça-feira, em Jaraguá

A ação ocorrerá entre 5h30 e 8h
Fumacê ocorrerá nos bairros Santo Antônio e Vila Lenzi nesta terça-feira, em Jaraguá
Saúde

Almeida apela para credenciamento de clínicas para tratamento e diagnósticos de TEA em Jaraguá

Para o parlamentar, esta iniciativa não apenas reduzirá a fila de espera, mas também garantirá que os pacientes recebam os cuidados adequados desde cedo, diminuindo os riscos de diagnósticos tardios. 
Almeida apela para credenciamento de clínicas para tratamento e diagnósticos de TEA em Jaraguá
Ver mais de Saúde