dengue
Saúde

Suspeita de meningite em Jaraguá do Sul é investigada

A inflamação pode ser causada por infecções por vírus, bactérias ou outros micro-organismos

30 Abr 2019 - 17h12Por PMJS

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, recebeu através da Agência Regional de Saúde nesta terça-feira (30), notificação de suspeita de meningite. Tratava-se de uma criança de nove meses, atendida no Hospital e Maternidade Jaraguá, que não resistiu ao quadro clínico e veio a óbito. A Vigilância Epidemiológica realizou a investigação do caso e ainda aguarda resultados de exames para confirmação diagnóstica. No entanto, as medidas de prevenção já estão sendo tomadas.

Saiba mais sobre a meningite

A meningite é uma inflamação das membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal, conhecida coletivamente como meninges. A inflamação pode ser causada por infecções por vírus, bactérias ou outros micro-organismos e, menos comumente, por certas drogas. A meningite pode pôr em risco a vida do paciente e por isso essa condição é classificada como uma emergência médica.

Os sintomas mais comuns de meningite são:

- dor de cabeça e rigidez de nuca associados à febre,

- confusão mental,

- alteração do nível de consciência,

-  vômitos e a intolerância à luz (fotofobia) ou a sons altos (fonofobia).

- Algumas vezes, especialmente em crianças pequenas, somente sintomas inespecíficos podem estar presentes, como irritabilidade e sonolência.

Por ser uma doença grave, quando alguém apresentar algum sintoma de meningite, deve procurar imediatamente um profissional médico para realizar o diagnóstico em tempo oportuno e iniciar o tratamento. Em geral, a transmissão é de pessoa para pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções da nasofaringe. É importante ressaltar que a meningite pode atingir pessoas de qualquer idade, sendo mais comum as meningites virais em crianças e meningites bacterianas em adultos.

A prevenção pode ser realizada através da vacinação (para alguns tipos de meningites) que é disponibilizada no calendário vacinal da rede pública para todas as crianças menores de dois anos e adolescentes. Outras medidas de proteção são: evitar ambientes fechados e com grande aglomerado de pessoas, manter ambientes arejados, lavar as mãos com frequência com água e sabão.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Geral

Primeiro dia de vacinação contra a Pólio teve 58 doses aplicadas em Jaraguá do Sul

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite é voltada a crianças menores de cinco anos de idade
Primeiro dia de vacinação contra a Pólio teve 58 doses aplicadas em Jaraguá do Sul
Saúde

Campanha de Vacinação contra a Pólio inicia nesta segunda-feira (27)

Em Jaraguá do Sul, fazem parte do público-alvo cerca de 11.504 crianças menores de cinco anos. O Dia D está marcado para 8 de junho e a campanha se estenderá até o dia 14
Campanha de Vacinação contra a Pólio inicia nesta segunda-feira (27)
Saúde

Jaraguá do Sul ganha novo espaço para o Ambulatório Médico de Especialidades

O novo AME foi inaugurado na manhã desta sexta-feira. É exclusivo para atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS), em situações ligadas a pré e pós-operatório
Jaraguá do Sul ganha novo espaço para o Ambulatório Médico de Especialidades
Saúde

Dengue em SC: cuidados e prevenção devem continuar mesmo no inverno

Somente neste ano foram notificados 291.379 casos prováveis, o que representa um aumento de 151,41% em comparação ao mesmo período do ano passado.
Dengue em SC: cuidados e prevenção devem continuar mesmo no inverno
Ver mais de Saúde