dengue
Saúde

SUS terá novo remédio para evitar cegueira em diabéticos

O medicamento é uma injeção, aplicada no olho, para bloquear a proliferação dos vasos sanguíneos da retina, que levam ao agravamento da doença

24 Nov 2019 - 06h00Por Da Redação

O Ministério da Saúde anunciou que o SUS, Sistema Único de Saúde, vai oferecer um novo medicamento para evitar cegueira em diabéticos.

O Aflibercepte evita que a doença evolua e deixe a pessoa cega.

O medicamento é uma injeção, aplicada no olho, para bloquear a proliferação dos vasos sanguíneos da retina, que levam ao agravamento da doença.

O medicamento estará disponível à população em 180 dias, a partir do dia 5 de novembro de 2019, data da publicação da portaria do Ministério da Saúde no Diário Oficial da União (DOU).

Ele será usado em pacientes diagnosticados com Edema Macular Diabético (EMD).

A doença

O Edema Macular Diabético (EMD) é uma das principais causas de perda da visão em pessoas com diabetes tipo 1 e 2 é .

A doença atinge principalmente pacientes com longo tempo da doença, ou que não fazem o devido controle da glicemia, o cha,ado açúcar no sangue.

O edema macular diabético (EMD) é consequência da retinopatia diabética (RD), e atinge a região da mácula, parte do olho responsável por levar a imagem ao cérebro. Não existe cura para a RD, estando os esforços terapêuticos concentrados nos fatores de risco para o aparecimento e agravamento da doença e no tratamento cirúrgico das lesões com alto risco de evolução para a perda visual.

Cuidado

O número de brasileiros com diagnóstico médico de diabetes cresceu 40% entre 2006 e 2018, passando de 5,5% para 7,7% da população das capitais brasileiras.

O aumento é maior entre os homens (54,3%), na faixa etária de 55 a 64 anos (24,6%), de acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2018.

Se você tem diabetes e está percebendo que sua visão está ficando borrada, especialmente na parte central, procure um médico.

Fonte: SóNotíciaBoa


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Saúde

Santa Catarina deve decretar situação de emergência por conta de dengue

Estado registra 17.696 casos prováveis de dengue em 177 municípios catarinenses. Os dados mostram um aumento de 650% em relação ao mesmo período do ano passado
Santa Catarina deve decretar situação de emergência por conta de dengue
Saúde

Santa Catarina registra mais de 200 internações por dengue em 2024

Na segunda-feira (19) pelo menos 79 pessoas estavam internadas por conta da dengue em 20 hospitais do estado
Santa Catarina registra mais de 200 internações por dengue em 2024
Saúde

Jaraguá do Sul intensifica ações no combate à dengue

Reunião com representantes de entidades definiu a organização de um Dia "D" de combate ao mosquito da dengue, com ações focadas na prevenção
 Jaraguá do Sul intensifica ações no combate à dengue
Geral

A importância do autocuidado na vida sexual e nas relações

Neste contexto, exploraremos a importância do autocuidado na vida sexual e nas relações, destacando como esse aspecto influencia diretamente a qualidade dos vínculos afetivos
A importância do autocuidado na vida sexual e nas relações
Ver mais de Saúde