transito
Saúde

SUS disponibiliza nova apresentação de tratamento para esclerose múltipla

Medida é grande avanço no arsenal de tratamentos da esclerose múltipla no Brasil.

11 Jan 2019 - 06h00

O ano de 2019 começa com uma boa notícia para os cerca de 35 mil pacientes que têm esclerose múltipla no Brasil. O Diário Oficial da União (DOU) do dia 27 de dezembro de 2018, em sua portaria de nº 90, publicou a incorporação do ACETATO DE GLATIRÂMER 40mg/ml (COPAXONE® 40mg/ml) para o tratamento Esclerose Múltipla Remitente Recorrente (EMRR) no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS, que tem até 180 dias para disponibilizar o medicamento gratuitamente.

Com eficácia e segurança comprovadas desde 2002, ano em que a formulação 20 mg/ml do medicamento passou a ser disponibilizado no SUS, o processo para a incorporação da nova apresentação contou com uma Consulta Pública, aberta em 3 de outubro de 2018 e encerrada 21 dias depois, de acordo com a portaria de nº 53 do Diário Oficial da União (DOU). Durante esse período, a sociedade civil se manifestou e enviou sugestões a respeito da recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) relativa à proposta de incorporação do ACETATO DE GLATIRÂMER 40mg/ml (COPAXONE® 40mg/ml).

“É um grande avanço no arsenal de tratamentos da esclerose múltipla no Brasil. Os pacientes da rede pública poderão ser beneficiados com essa nova apresentação, que diminui a necessidade de aplicações injetáveis diárias e mantém o alto padrão de qualidade no que se refere à segurança e eficácia do medicamento, contribuindo para a elevação da qualidade de vida desses pacientes”, destaca Nicolás Lódola, presidente da Teva Farmacêutica Ltda.

Sobre o ACETATO DE GLATIRÂMER 40mg/ml (COPAXONE®40mg/ml)

O medicamento Acetato de Glatirâmer 40mg/ml (COPAXONE® 40mg/ml) teve seu registro aprovado pela ANVISA em 09/10/2017. Ele se difere do medicamento ACETATO DE GLATIRÂMER 20mg/ml (COPAXONE® 20mg/ml), disponível no SUS desde 2002, pela sua formulação, possibilitando o controle da doença com apenas três aplicações semanais, ao invés de uma aplicação diária, reduzindo, portanto, em até 60% o número de injeções.

A eficácia e segurança do Acetato de Glatirâmer 40mg/ml (COPAXONE® 40mg/ml) foram comprovadas em um estudo chamado GALA que mostrou uma redução de 34% na taxa de surtos dos portadores da EM tratados com o medicamento. Com um perfil de segurança e tolerabilidade satisfatórios, a nova apresentação também mostrou a diminuição de 50% no que se refere às reações no local das injeções.

 

Matérias Relacionadas

Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Saúde

Três Unidades de Saúde abrem sábado para vacinação

Postos de Saúde vão ofertar, principalmente, imunizantes contra a gripe e a dengue, mas as demais vacinas do calendário também serão aplicadas
Três Unidades de Saúde abrem sábado para vacinação
Saúde

Vacina contra a dengue segue disponível para faixa entre 10 e 14 anos

A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde com sala de vacinação
Vacina contra a dengue segue disponível para faixa entre 10 e 14 anos
Saúde

Moradora de Blumenau busca atendimento médico e descobre estar 'morta' no sistema desde 2022

Ainda no cadastro nome do pai foi alterado para 'Morto pelo PT' e endereço modificado para 'Eu amo Bolsonaro'. Prefeitura de Blumenau identificou que dados foram inseridos por usuários em MG e PE; Ministério não respondeu a questionamentos
Moradora de Blumenau busca atendimento médico e descobre estar 'morta' no sistema desde 2022
Ver mais de Saúde