Saúde

Série de vídeos ajudam a enfrentar o isolamento social

O trabalho envolve educadores sociais, assistente social, terapeuta ocupacional, psicóloga e nutricionistas

15 Jul 2020 - 13h42Por Da Redação

Há um bom tempo a necessidade de isolamento social impede os encontros presenciais no Centro de Convivência, Espaço Mulher, Clubes de Mães e Grupos de Idosos. A alternativa encontrada pela Secretaria de Assistência Social e Habitação para o enfrentamento à pandemia envolve a criação de série de vídeos com dicas de ginástica, aulas de pilates, artesanato, alimentação saudável e saúde emocional. Todo sábado e domingo tem um vídeo novo no facebook, gravado com a distância recomendada pelo Organização Mundial de Saúde (OMS), que acaba replicado nas terças e quintas-feira nos grupos de WhatsApp. O trabalho envolve educadores sociais, assistente social, terapeuta ocupacional, psicóloga e nutricionistas.

Para a psicóloga e coordenadora do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) da Ilha da Figueira, Babiani Buzzi Moreira (foto), que também gravou um vídeo abordando a questão da saúde emocional, a elaboração dos vídeos foi uma estratégia encontrada pela secretaria para não perder os vínculos com seus usuários. “É uma maneira de estarmos próximos, mesmo que fisicamente estejamos distantes”, diz.

Para o educador social em Educação Física, Ricardo Miranda Costa (foto), a realização das vídeo-aulas incentiva os idosos a continuar com as atividade físicas regularmente. “Lembro que os alongamentos devem ser diários e os exercícios devem ser executados respeitando-se limites e ritmo individuais”, explica.

Os 20 vídeos gravados pelos servidores do Centro de Convivência e Espaço Mulher da Prefeitura de Jaraguá do Sul são, segundo o secretário de Assistência Social, André de Carvalho Ferreira, formas de auxiliar os idosos e as mulheres que participavam das oficinas oferecidas pelo município, além dos integrantes dos grupos de idosos e dos clubes de mães dos bairros, a manterem corpo e mente saudáveis. 

A coordenadora do Clube de Mães Mãos de Ouro, que funciona da Escola Alberto Bauer, existente há 35 anos, Rosi Lunelli (na foto, à direita), encaminha todos os vídeos disponibilizados para as integrantes do grupo e incentiva a realização de alongamentos e exercícios em casa mesmo. “Nosso grupo tem muitas idosas e os vídeos tiveram um boa repercussão. São exercícios simples que qualquer pessoa pode realizar, obedecendo-se o limite de cada um”, pondera.

 Para a chefe do Centro de Convivência, Hildegard Boshammer, os vídeos trazem de volta um pouco do que ocorria nas oficinas ofertadas dentro do espaço público. O Centro de Convivência recebia cerca de 1.300 pessoas  por semana, em diferentes oficinas. “Trata-se de um público que estava acostumado a ter atividades diárias e eles estão com saudades. Nesse momento, com o foco maior na prevenção, a série de vídeos incentiva a todos que se cuidem e se exercitem em casa”, diz, esperando o dia em que o Centro de Convivência estará aberto para o reinício das atividades.

Confira alguns vídeos em:
https://www.facebook.com/prefeituradejaraguadosul/videos/929470800863283
https://www.facebook.com/prefeituradejaraguadosul/videos/3182337448499103
https://www.facebook.com/1377544922459460/videos/591495434885662/
https://www.facebook.com/1377544922459460/videos/307092653799320
https://www.facebook.com/1377544922459460/videos/586405085398756


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Geral

Prefeitura de Jaraguá do Sul vai promover bota fora em oito bairros

Ação ocorre no mês de abril; Confira o cronograma
Prefeitura de Jaraguá do Sul vai promover bota fora em oito bairros
Saúde

Saúde de Jaraguá terá plantão em alguns serviços na Quinta e Sexta-feira Santa

Alguns Postos de Saúde e Farmácias Básicas permanecerão abertos em função, principalmente, do avanço da dengue e casos de covid no Município
Saúde de Jaraguá terá plantão em alguns serviços na Quinta e Sexta-feira Santa
Saúde

Fumacê ocorrerá nos bairros Santo Antônio e Vila Lenzi nesta terça-feira, em Jaraguá

A ação ocorrerá entre 5h30 e 8h
Fumacê ocorrerá nos bairros Santo Antônio e Vila Lenzi nesta terça-feira, em Jaraguá
Saúde

Almeida apela para credenciamento de clínicas para tratamento e diagnósticos de TEA em Jaraguá

Para o parlamentar, esta iniciativa não apenas reduzirá a fila de espera, mas também garantirá que os pacientes recebam os cuidados adequados desde cedo, diminuindo os riscos de diagnósticos tardios. 
Almeida apela para credenciamento de clínicas para tratamento e diagnósticos de TEA em Jaraguá
Ver mais de Saúde