Imobiliária Coralli
Saúde

Série de vídeos ajudam a enfrentar o isolamento social

O trabalho envolve educadores sociais, assistente social, terapeuta ocupacional, psicóloga e nutricionistas

15 Jul 2020 - 13h42Por Da Redação
Série de vídeos ajudam a enfrentar o isolamento social - Crédito: Divulgação / PMJS Crédito: Divulgação / PMJS

Há um bom tempo a necessidade de isolamento social impede os encontros presenciais no Centro de Convivência, Espaço Mulher, Clubes de Mães e Grupos de Idosos. A alternativa encontrada pela Secretaria de Assistência Social e Habitação para o enfrentamento à pandemia envolve a criação de série de vídeos com dicas de ginástica, aulas de pilates, artesanato, alimentação saudável e saúde emocional. Todo sábado e domingo tem um vídeo novo no facebook, gravado com a distância recomendada pelo Organização Mundial de Saúde (OMS), que acaba replicado nas terças e quintas-feira nos grupos de WhatsApp. O trabalho envolve educadores sociais, assistente social, terapeuta ocupacional, psicóloga e nutricionistas.

Para a psicóloga e coordenadora do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) da Ilha da Figueira, Babiani Buzzi Moreira (foto), que também gravou um vídeo abordando a questão da saúde emocional, a elaboração dos vídeos foi uma estratégia encontrada pela secretaria para não perder os vínculos com seus usuários. “É uma maneira de estarmos próximos, mesmo que fisicamente estejamos distantes”, diz.

Para o educador social em Educação Física, Ricardo Miranda Costa (foto), a realização das vídeo-aulas incentiva os idosos a continuar com as atividade físicas regularmente. “Lembro que os alongamentos devem ser diários e os exercícios devem ser executados respeitando-se limites e ritmo individuais”, explica.

Os 20 vídeos gravados pelos servidores do Centro de Convivência e Espaço Mulher da Prefeitura de Jaraguá do Sul são, segundo o secretário de Assistência Social, André de Carvalho Ferreira, formas de auxiliar os idosos e as mulheres que participavam das oficinas oferecidas pelo município, além dos integrantes dos grupos de idosos e dos clubes de mães dos bairros, a manterem corpo e mente saudáveis. 

A coordenadora do Clube de Mães Mãos de Ouro, que funciona da Escola Alberto Bauer, existente há 35 anos, Rosi Lunelli (na foto, à direita), encaminha todos os vídeos disponibilizados para as integrantes do grupo e incentiva a realização de alongamentos e exercícios em casa mesmo. “Nosso grupo tem muitas idosas e os vídeos tiveram um boa repercussão. São exercícios simples que qualquer pessoa pode realizar, obedecendo-se o limite de cada um”, pondera.

 Para a chefe do Centro de Convivência, Hildegard Boshammer, os vídeos trazem de volta um pouco do que ocorria nas oficinas ofertadas dentro do espaço público. O Centro de Convivência recebia cerca de 1.300 pessoas  por semana, em diferentes oficinas. “Trata-se de um público que estava acostumado a ter atividades diárias e eles estão com saudades. Nesse momento, com o foco maior na prevenção, a série de vídeos incentiva a todos que se cuidem e se exercitem em casa”, diz, esperando o dia em que o Centro de Convivência estará aberto para o reinício das atividades.

Confira alguns vídeos em:
https://www.facebook.com/prefeituradejaraguadosul/videos/929470800863283
https://www.facebook.com/prefeituradejaraguadosul/videos/3182337448499103
https://www.facebook.com/1377544922459460/videos/591495434885662/
https://www.facebook.com/1377544922459460/videos/307092653799320
https://www.facebook.com/1377544922459460/videos/586405085398756

Samae - Julho


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Saúde

ANS obriga planos de saúde a incluírem teste sorológico da covid-19

Decisão foi tomada pela diretoria colegiada da agência
ANS obriga planos de saúde a incluírem teste sorológico da covid-19
Saúde

Estoques de hidroxicloroquina no país estão zerados, diz Pazuello

Só há reserva para casos de malária, lúpus e artrite
Estoques de hidroxicloroquina no país estão zerados, diz Pazuello
Santa Catarina

Coronavírus em SC: Estado tem índice de recuperação hospitalar acima da média nacional

De acordo com dados do Ministério da Saúde, 66,3% das internações em hospitais catarinenses por Covid-19 evoluem para a cura, frente à média nacional de 59,1%
Coronavírus em SC: Estado tem índice de recuperação hospitalar acima da média nacional
Saúde

Pazuello diz que vacina de Oxford é a melhor opção até agora

Segundo o ministro, vacina russa ainda está muito incipiente
Pazuello diz que vacina de Oxford é a melhor opção até agora
Ver mais de Saúde