Saúde

Senac SC realiza Semana da Enfermagem com foco no combate à Covid-19

11 Mai 2021 - 12h28Por Janici Demetrio

De 12 a 25 de maio, o Senac SC promove a Semana da Enfermagem, com uma série de palestras e troca de experiência que abordam a importância do trabalho destes profissionais na linha de frente no combate à Covid-19. Os eventos online acontecem das 19 às 22 horas, transmitido no YouTube no canal do Senac SC.  As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo site http://senac.sc/Q7n6Rh

Além das palestras, será apresentado o projeto Videoteca Humana, trazendo depoimentos de profissionais de Enfermagem que estão atuando diretamente nos cuidados de pacientes infectados pelo coronavírus. São docentes Enfermeiros do Senac SC que trabalham junto aos serviços de saúde e alunos que já são Auxiliares de Enfermagem que contam suas experiências, desafios e boas práticas no enfrentamento da pandemia.

A Semana da Enfermagem do Senac SC começa no dia 12 de maio, Dia do Enfermeiro, com a palestra de abertura “Segurança do paciente e do profissional de saúde em tempo de Covid-19”. Com a mediação da Enfermeira Mestre Bárbara Dudel Mayer, da Faculdade Saúde & Beleza, o encontro virtual terá a presença da Enfermeira será Larissa Gutierres de Mendonça – Mestre em Enfermagem pela UFSC e que está atuando na linha de frente ao combate à Covid-19.

A agenda da Semana segue no dia 17 de maio, com a psicóloga, Mestre e professora do Senac SC Ananda Figueiredo falando sobre os cuidados com a saúde mental, com o tema “Cuidando de quem Cuida”. No mesmo dia, a Enfermeira Especialista Francine Aparecida Ludka, professora da Faculdade Senac Joinville, destaca o tema “Cuidados paliativos: os desafios da Enfermagem na linha de frente contra a Covid-19”. Ambas as palestras terão a mediação da Enfermeira Katiuscia Schvambach Wanka, da Faculdade Senac Brusque.

No dia 20 de maio, serão apresentando duas temáticas diferentes. A primeira destaca as “Práticas Integrativas e Complementares no cuidado de Enfermagem” com a docente Mestre Janaina Carneiro de Camargo, da Faculdade Senac Saúde & Beleza”. E a segunda, terá foco no “Telemonitoramento e atuação da Enfermagem”, com Enfermeira Dra. Silvana Alves Benedet – doutora em Enfermagem pela UFSC.

As duas palestras terão Daniella Regina Farinella, Analista Estadual de Ambiente e Saúde do Senac SC. Para ela, a Semana da Enfermagem é uma oportunidade de discutir temas pertinentes à atuação do profissional de Enfermagem e também atualizar os conhecimentos relacionados aos processos de trabalho, especialmente neste cenário de pandemia.

“Vivemos um momento global de crise sanitária em decorrência  da Covid-19 e isso tem causado grandes impactos na vida das pessoas e dos trabalhadores de saúde. Dessa forma, o evento é uma oportunidade de reflexão, troca de experiências, e atualização sobre os temas de grande relevância para o trabalho da Enfermagem, uma ocupação essencial no mundo do trabalho”, afirma.

A Semana da Enfermagem encera no dia 25 de maio, com a palestra “ Perspectiva do cuidado de Enfermagem pós Covid-19 “ com o Enfermeiro Mestre Anderson Abreu de Carvalho da Faculdade Senac Saúde &  Beleza.

Participe dos Grupos de WhatsApp da Rádio Jaraguá

Matérias Relacionadas

Saúde

Saúde de Jaraguá terá plantão em alguns serviços na Quinta e Sexta-feira Santa

Alguns Postos de Saúde e Farmácias Básicas permanecerão abertos em função, principalmente, do avanço da dengue e casos de covid no Município
Saúde de Jaraguá terá plantão em alguns serviços na Quinta e Sexta-feira Santa
Saúde

Fumacê ocorrerá nos bairros Santo Antônio e Vila Lenzi nesta terça-feira, em Jaraguá

A ação ocorrerá entre 5h30 e 8h
Fumacê ocorrerá nos bairros Santo Antônio e Vila Lenzi nesta terça-feira, em Jaraguá
Saúde

Almeida apela para credenciamento de clínicas para tratamento e diagnósticos de TEA em Jaraguá

Para o parlamentar, esta iniciativa não apenas reduzirá a fila de espera, mas também garantirá que os pacientes recebam os cuidados adequados desde cedo, diminuindo os riscos de diagnósticos tardios. 
Almeida apela para credenciamento de clínicas para tratamento e diagnósticos de TEA em Jaraguá
Saúde

Mais de dez postos de Saúde estarão abertos para vacinação contra a dengue neste sábado em Jaraguá

A vacina contra a dengue está disponível para o público de 10 a 14 anos
Mais de dez postos de Saúde estarão abertos para vacinação contra a dengue neste sábado em Jaraguá
Ver mais de Saúde