dengue
Saúde

Secretaria de Saúde de Jaraguá reforça necessidade de vacinação contra o sarampo

A vacina está disponível em todas as Unidades de Saúde com sala de vacina

20 Set 2019 - 13h55Por Janici Demetrio

A Secretaria de Saúde de Jaraguá notificou até agora, sete casos suspeitos de sarampo. Porém, nenhum foi confirmado. Mesmo assim, a Pasta ressalta que a vacina tríplice viral é a maneira mais eficaz de prevenção contra a doença, além de proteger também contra rubéola e caxumba. 

O Ministério da Saúde recomenda a intensificação da vacinação de rotina, conforme Calendário Nacional de Vacinação com uma dose da vacina aos 12 meses e com reforço aos 15 meses; duas doses a partir de 12 meses a 29 anos de idade; e uma dose para a população de 30 a 49 anos de idade; além da dose zero para crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias. 
 
A vacina está disponível em todas as Unidades de Saúde com sala de vacina. A cobertura vacinal exigida pelo Ministério da Saúde é de 95% para o público infantil até 5 anos de idade. Em 2018 a cobertura vacinal nesse público foi de 98.27% no município. 

Neste ano, foram notificados 195 casos suspeitos de sarampo em Santa Catarina, com 19 confirmações. Entre os 19 casos confirmados, 3 foram em tripulantes de navio em fevereiro, e outros 16 casos estão distribuídos geograficamente nos municípios de Florianópolis (12), Guaramirim (1), Barra Velha (2) e Balneário Camboriú (1). 

Os casos confirmados até agora são classificados como importados, pois as evidências epidemiológicas demonstram que, além dos tripulantes do navio de nacionalidade estrangeira, os novos casos registrados depois disso têm histórico de residência, deslocamento e/ou contato com casos confirmados no período de exposição no estado de São Paulo onde está ocorrendo surto. Entre os 12 casos confirmados em Florianópolis, 6 são considerados casos secundários pois residem no munícipio, no entanto, contraíram a doença a partir de casos originários de São Paulo. 


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Saúde

Vacina contra a dengue segue disponível para faixa entre 10 e 14 anos

A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde com sala de vacinação
Vacina contra a dengue segue disponível para faixa entre 10 e 14 anos
Saúde

Moradora de Blumenau busca atendimento médico e descobre estar 'morta' no sistema desde 2022

Ainda no cadastro nome do pai foi alterado para 'Morto pelo PT' e endereço modificado para 'Eu amo Bolsonaro'. Prefeitura de Blumenau identificou que dados foram inseridos por usuários em MG e PE; Ministério não respondeu a questionamentos
Moradora de Blumenau busca atendimento médico e descobre estar 'morta' no sistema desde 2022
Saúde

Centro de Atendimento Dengue, UBS ou hospital: saiba onde procurar atendimento em Jaraguá

Alguns sinais e sintomas podem estar presentes em mais de uma doença. Saber identificá-los, é importante e fará a diferença na hora de buscar atendimento de forma rápida e sem transtornos
Centro de Atendimento Dengue, UBS ou hospital: saiba onde procurar atendimento em Jaraguá
Saúde

Campanha "Dia Imperdível Unimed" oferece oportunidade única para adquirir plano de saúde em SC

A Unimed em Santa Catarina tem sido uma presença confiável na área da saúde do estado, com uma extensa rede de serviços que inclui mais de 180 hospitais credenciados, 1.650 clínicas e mais de 400 laboratórios
Campanha "Dia Imperdível Unimed" oferece oportunidade única para adquirir plano de saúde em  SC
Ver mais de Saúde