transito
Jaraguá do Sul

Secretária da Saúde registra quase quatro mil faltas em consultas odontológicas neste ano

Desse total, 2.617 são de pacientes adultos e 1.268 de pacientes infantis

24 Mai 2019 - 13h54Por PMJS

Entre janeiro e a primeira quinzena de maio deste ano, Jaraguá do Sul registrou 3.885 faltas em consultas odontológicas. A informação é da gerente de Atenção Básica, Silvia Regina Bonatto Curty, destacando que este número representa 25,49% do total de 15.236 vagas ofertadas nesse período, sendo 10.126 destinadas a pacientes adultos e 5.110 a pacientes infantis. Considerando o absenteísmo por segmento, foram registradas 2.126 faltas de adultos (25,84%) e 1.268 de crianças (24,81%).

Silvia Curty explica que esse alto índice de absenteísmo é preocupante, pois quando o paciente falta, ele acaba voltando para a fila de primeiro atendimento e não dá sequência ao tratamento no tempo necessário. “Com esse aumento de espera, o que seria uma simples limpeza e profilaxia pode acabar se tornando uma extração”, alerta. “Além disso, a comunidade fica com a falsa percepção de que as filas são causadas por falta de atendimento, quando, na verdade, isso ocorre por ausência dos pacientes nas consultas”, esclarece a gerente de Atenção Básica. Ela acrescenta que esse comportamento também tem um custo financeiro à administração pública, pois a hora de trabalho do profissional odontológico é paga com ou sem o comparecimento do paciente.

Para solucionar esse problema, Silvia Curty solicita aos pacientes que, de preferência, não faltem às consultas agendas pela Central de Regulação. “Em caso de necessidade extrema, entre em contato com a unidade de saúde e informe sua impossibilidade de comparecer, com pelo menos um dia de antecedência, para que haja tempo hábil de substituir por outro paciente”, argumenta.

Outra orientação indicada por Silvia é no momento de agendar a primeira consulta, quando a Central de Regulação entra em contato com o paciente para ofertar a vaga. “Havendo impedimento por parte do paciente em comparecer na data indicada, ele não precisa se preocupar porque não corre o risco de perder a vaga”, informa Silvia, acrescentando que é possível optar por outras datas oferecidas pela Central ou adiar para outro momento que estiver disponível.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Saúde

Três Unidades de Saúde abrem sábado para vacinação

Postos de Saúde vão ofertar, principalmente, imunizantes contra a gripe e a dengue, mas as demais vacinas do calendário também serão aplicadas
Três Unidades de Saúde abrem sábado para vacinação
Saúde

Vacina contra a dengue segue disponível para faixa entre 10 e 14 anos

A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde com sala de vacinação
Vacina contra a dengue segue disponível para faixa entre 10 e 14 anos
Saúde

Moradora de Blumenau busca atendimento médico e descobre estar 'morta' no sistema desde 2022

Ainda no cadastro nome do pai foi alterado para 'Morto pelo PT' e endereço modificado para 'Eu amo Bolsonaro'. Prefeitura de Blumenau identificou que dados foram inseridos por usuários em MG e PE; Ministério não respondeu a questionamentos
Moradora de Blumenau busca atendimento médico e descobre estar 'morta' no sistema desde 2022
Ver mais de Saúde