Unimed
Transplantes

Santa Catarina registra maior número de doações de múltiplos órgãos em fevereiro

Com quatro procedimentos realizados apenas nos dois últimos dias do mês, a SC Transplantes contabilizou um total de 23 doações no período

04 Mar 2019 - 17h15Por SES
Santa Catarina registra maior número de doações de múltiplos órgãos em fevereiro - Crédito: Maurício Vieira / Secom Crédito: Maurício Vieira / Secom

Santa Catarina registrou, em fevereiro de 2019, o melhor desempenho da história em doações múltiplas de órgãos para o mês. Com quatro procedimentos realizados apenas nos dois últimos dias do mês, a SC Transplantes contabilizou um total de 23 doações no período. Historicamente, o mês de fevereiro tem baixos índices de doações. Os números mais expressivos foram registrados em 2016 e 2017, com 20 ocorrências cada.

O resultado coincide com a destinação do helicóptero de uso exclusivo do governador para o transporte de órgãos e tecidos. A ação foi fruto de um convênio assinado pelo governador Carlos Moisés no dia 6 de fevereiro. Desde então, a aeronave foi utilizada em três oportunidades, incluindo a de quinta-feira passada, quando foram transportados rins para Florianópolis.

A doação de órgãos em Santa Catarina tem registrando resultados expressivos. O número de doadores cresceu desde 2005, com um incremento de 50% na taxa de doadores efetivos nos últimos seis anos.

Na avaliação do secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, a postura do Governo do Estado em abrir mão de uma aeronave que tradicionalmente atendia apenas ao chefe do Executivo consiste em um ato de humanização.

“O governador demonstra ter zelo e cuidado com o cidadão catarinense. Essa atitude fomenta o sistema de captação, transporte e doação de órgãos e serve de modelo para as demais unidades da federação”, afirmou o secretário Helton.

O coordenador estadual da SC Transplantes, Joel de Andrade comemorou o melhor desempenho já registrado em mês de fevereiro e ressaltou que o número de doações pode ser ainda maior. Ele voltou a destacar que a agilidade no transporte é fundamental para salvar vidas e elogiou o fato do Poder Público estar tratando o transplante e a doação de órgãos como uma prioridade.

“A atitude do Governo do Estado honra a postura do povo catarinense, que é solidário e a favor da doação. Quando governo e sociedade caminham juntos, os resultados logo aparecem”, comentou Andrade.

A sugestão de utilização do helicóptero para esse tipo de transporte partiu da Casa Militar. O órgão é responsável por acionar a aeronave sempre que há soliciação por parte da Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da SC Transplantes.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Saúde

Mais de 3,7 mil pessoas devem tomar a segunda dose contra covid nesta semana em Jaraguá

O retorno para completar a imunização fica agendado no momento em que a pessoa recebe a primeira dose
Mais de 3,7 mil pessoas devem tomar a segunda dose contra covid nesta semana em Jaraguá
Saúde

Mulher de 31 anos morre vítima de covid-19 em Jaraguá

Vítima não tinha comorbidades, segundo a Secretaria de Saúde
Mulher de 31 anos morre vítima de covid-19 em Jaraguá
Saúde

Guaramirim terá aplicação da segunda dose contra a covid-19 no sábado (24)

Será preciso apresentar documento de identificação com foto e a carteira de vacinação para que a imunização seja devidamente registrada
Guaramirim terá aplicação da segunda dose contra a covid-19 no sábado (24)
Saúde

Hospital Santo Antônio passa por obras de melhorias

Hospital Santo Antônio passa por obras de melhorias
Ver mais de Saúde