Unimed
Saúde

Santa Catarina suspende temporariamente vacinação contra a covid-19 em gestantes

Medida segue recomendação da Anvisa

11 Mai 2021 - 10h53Por Janici Demetrio
Santa Catarina suspende temporariamente vacinação contra a covid-19 em gestantes  - Crédito: Arquivo / Divulgação Crédito: Arquivo / Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde anunciou na manhã desta terça-feira (11) a suspensão temporária da vacinação contra a Covid-19 de gestantes em todo o estado. A medida segue recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), emitida na noite desta segunda feira (10). 

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina afirma que está no aguardo do pronunciamento oficial do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde e da Anvisa para orientar as equipes de imunização sobre a continuidade da vacinação das gestantes contra a Covid-19 em Santa Catarina.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a suspensão imediata do uso da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca/Fiocruz para mulheres gestantes. A orientação está em nota técnica emitida pela agência.

A orientação da Anvisa é que a indicação da bula da vacina AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde. A decisão é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas contra a covid-19 em uso no país.

A vacina vinha sendo usada em gestantes com comorbidades. Agora, só podem ser aplicadas nas grávidas a CoronaVac e a vacina da Pfizer.


Confira a nota da Anvisa na íntegra 

A Anvisa recomendou nesta segunda-feira (10/5) a suspensão imediata do uso da vacina Covid da AstraZeneca/Fiocruz em mulheres gestantes. A orientação está em Nota Técnica emitida pela Agência.

A orientação da Anvisa é que a indicação da bula da vacina da AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). Esta recomendação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas contra Covid em uso no país.

O uso off label de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente. A bula atual da vacina contra Covid da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina por gestantes sem orientação médica.

Participe dos Grupos de WhatsApp da Rádio Jaraguá

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Saúde

Mulher de 33 anos morre vítima de covid-19 em Jaraguá

Ao todo, já são 339 mortes pela doença, desde o início da pandemia
Mulher de 33 anos morre vítima de covid-19 em Jaraguá
Saúde

Posto de Saúde do bairro Santa Luzia retoma atendimentos após reforma

Unidade iniciou os atendimentos na manhã desta segunda-feira
Posto de Saúde do bairro Santa Luzia retoma atendimentos após reforma
Saúde

Estado reforça pedido para que população não deixe de se vacinar contra a Covid-19 Public

Em Santa Catarina, a meta é que até o fim do mês de outubro toda a população adulta tenha recebido ao menos a primeira dose.
Estado reforça pedido para que população não deixe de se vacinar contra a Covid-19
Public
Saúde

Butantan deve iniciar nesta semana pré-cadastro para teste da ButanVac

Poderão participar dos testes pessoas com idade acima de 18 anos
Butantan deve iniciar nesta semana pré-cadastro para teste da ButanVac
Ver mais de Saúde