Saúde

SC recebe 394 mil doses de vacina contra a Covid-19 entre terça e quarta-feira

A distribuição dessas doses para as 17 Unidades Descentralizadas de Vigilância em Saúde começa nesta quarta-feira (28), pela manhã

28 Jul 2021 - 06h20Por Janici Demetrio
SC recebe 394 mil doses de vacina contra a Covid-19 entre terça e quarta-feira - Crédito: Ricardo Wolffenbüttel / Secom Crédito: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Quatro remessas, totalizando 394.090 doses da vacina contra a Covid-19, chegam ao estado de Santa Catarina entre terça (27) e quarta-feira (28) desta semana. As doses serão usadas para a vacinação da população em geral, por faixa etária e para a vacinação de pessoas dos grupos prioritários que ainda não foram vacinadas.

“Estamos avançando no nosso calendário vacinal e conseguindo garantir a inclusão de novas faixas etárias. Mas também é muito importante que as pessoas que já tomaram a primeira dose da vacina retornem para receber a segunda dose. Apenas dessa maneira estarão 100% protegidas. O retorno gradual das atividades depende do comprometimento de todos”, destaca o governador Carlos Moisés.

Na terça-feira (27) o estado recebeu três remessas. Pela manhã, no mesmo voo, chegaram 36.100 doses da AstraZeneca/Covax Facility e 113.700 doses da Coronavac. No início da tarde chegou o terceiro lote, com mais 171.750 doses da AstraZeneca/Fiocruz. Na quarta, 28, é esperada mais uma remessa com 72.540 doses da vacina Pfizer. O voo com essas doses deve pousar no aeroporto da Capital às 18h15.

Das 394.090 doses recebidas, 301.170 serão reservadas para a segunda dose dentro do intervalo estabelecido para cada fabricante; de 10 a 12 semanas para a AstraZeneca; de 12 semanas para a Pfizer; e de 28 dias para a Coronavac. As demais recebidas, um total de 92.920, serão encaminhadas aos municípios para aplicação da primeira dose.

“As vacinas encaminhadas para aplicação da primeira dose serão para a vacinação dos adultos com idade entre 30 e 39 anos. Essa vacinação deve ser realizada de forma decrescente, da maior idade para a menor. Sendo que, do total de doses recebidas, cada município deve destinar 30% para a vacinação dos trabalhadores industriais”, esclarece o superintendente de vigilância em saúde, Eduardo Macário.

A distribuição dessas doses para as 17 Unidades Descentralizadas de Vigilância em Saúde começa nesta quarta-feira (28), pela manhã.

Vacinas reservadas para D2 também serão distribuídas

O estado também vai enviar 36.270 doses da vacina Pfizer aos municípios de Florianópolis (10.530 doses), São José (7.020 doses), Tubarão (4.680), Joinville (4.680), Blumenau (4.680) e Palhoça (4.680) para aplicação da segunda dose. A distribuição destas doses seguirá a remessa de primeira dose encaminhada conforme Nota Técnica Nº 018 GEDIM/DIVE/SUV/SES.

Também serão distribuídas 83.430 doses da vacina do laboratório AstraZeneca/Fiocruz para garantir a segunda dose das pessoas que iniciaram o esquema em 18 de maio. A distribuição destas doses seguirá a remessa de primeira dose (D1) encaminhada conforme Nota Técnica Nº 021 GEDIM/DIVE/SUV/SES.

Importância da segunda dose

Tão importante quanto tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19 é completar o esquema vacinal com a segunda dose.

“Para as vacinas com indicação de aplicação de duas doses, a proteção só ocorre depois que a pessoa toma a segunda dose. Então, a gente reforça a importância de retornar ao local de vacinação, no prazo agendado pelo município, para completar o esquema. Só assim, conseguiremos controlar a circulação do coronavírus no estado e registrar, cada vez menos, casos graves e mortes pela doença”, ressalta a gerente de imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, Arieli Schiessl Fialho.

Levantamento realizado pela Dive nesta segunda-feira (26) mostra que 125.220 pessoas que tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 não retornaram, no tempo adequado, para tomar a segunda dose. Os dados são do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SiPNI), do Ministério da Saúde.

Matérias Relacionadas

Saúde

Fumacê ocorrerá em ruas da Vila Lenzi, em Jaraguá do Sul, na segunda-feira (1º)

A ação ocorrerá entre 5h30 e 8h
Fumacê ocorrerá em ruas da Vila Lenzi, em Jaraguá do Sul, na segunda-feira (1º)
Saúde

Postos de Saúde atendem em regime de plantão nesta sexta e sábado em Jaraguá

Além das Unidades de Saúde, duas Farmácias Básicas também estão de plantão hoje e amanhã
Postos de Saúde atendem em regime de plantão nesta sexta e sábado em Jaraguá
Geral

Prefeitura de Jaraguá do Sul vai promover bota fora em oito bairros

Ação ocorre no mês de abril; Confira o cronograma
Prefeitura de Jaraguá do Sul vai promover bota fora em oito bairros
Saúde

Saúde de Jaraguá terá plantão em alguns serviços na Quinta e Sexta-feira Santa

Alguns Postos de Saúde e Farmácias Básicas permanecerão abertos em função, principalmente, do avanço da dengue e casos de covid no Município
Saúde de Jaraguá terá plantão em alguns serviços na Quinta e Sexta-feira Santa
Ver mais de Saúde