Caraguá
Saúde

SC confirma mais dois casos importados da variante Delta

Um caso em Itajaí e outro em São Francisco do Sul

29 Jul 2021 - 06h16Por Janici Demetrio
SC confirma mais dois casos importados da variante Delta - Crédito: Arquivo / Divulgação Crédito: Arquivo / Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina confirmou na quarta-feira (28) a identificação de mais dois casos importados (transmissão fora do estado) da variante Delta do coronavírus. Um caso em Itajaí e outro em São Francisco do Sul.

O caso de Itajaí trata-se de um homem, 49 anos, com histórico de viagem para a Indonésia - com exame RT-qPCR negativo em 25 de junho. Ele chegou ao Brasil assintomático em um voo comercial, no dia 28 de junho, no aeroporto de Guarulhos em São Paulo. Iniciou com sintomas leves em 01 de julho, sendo identificado no acompanhamento de viajantes realizado pela Secretaria Municipal de Saúde. Por isso, foi realizada uma nova coleta em 02 de julho, tendo resultado positivo no Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN/SC) em 03 de julho, com posterior encaminhamento para sequenciamento genômico na Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) do Rio de Janeiro. O paciente permaneceu em isolamento e monitoramento conforme orientações da Vigilância Epidemiológica.

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC) foi notificado da chegada do passageiro em 29/06/2021, e o paciente realizou o isolamento oportuno com acompanhamento da Gerência Regional de Saúde de Itajaí, Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Itajaí, que monitora os contato. O protocolo serve para todos os viajantes internacionais que passam pelos aeroportos e se destinam a Santa Catarina e aos demais estados do país.

Outro caso é um tripulante do navio M/V ARISTIDIS, que se encontra fundeado (ancorado) próximo ao porto de São Francisco do Sul, no litoral Norte de Santa Catarina, onde já haviam sido identificados os primeiros cinco casos importados da variante Delta no estado . Os tripulantes seguem a recomendação de manter-se em isolamento no navio, sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica local, em conjunto com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

O resultado do sequenciamento genômico dos dois casos foi confirmado no dia 28 de julho pelo Laboratório de Referência Nacional para Santa Catarina - FIOCRUZ/RJ , que recebeu as amostras encaminhadas pelo LACEN/SC conforme fluxo da vigilância genômica nacional.

Desta forma, Santa Catarina confirma a identificação de sete casos importados (transmissão fora do estado) da variante Delta até o momento.

Matérias Relacionadas

Saúde

Anvisa recomenda quarentena ao presidente e comitiva brasileira

Ministro Queiroga testou positivo para covid-19 em viagem a Nova York
Saúde

Vacina contra a gripe ainda está disponível para o público em geral em Jaraguá

Elas estão disponíveis nos postos de saúde com sala de vacinação
Vacina contra a gripe ainda está disponível para o público em geral em Jaraguá
Saúde

Estado distribui 378 mil doses de vacina contra a Covid-19 nesta quarta-feira

Os imunizantes serão usados para a aplicação da primeira dose nos adultos ainda não vacinados e nos adolescentes de 12 a 17 anos; para a segunda dose; além do reforço nos idosos com 75 anos ou mais
Estado distribui 378 mil doses de vacina contra a Covid-19 nesta quarta-feira
Saúde

Coronavírus em SC: 70% das cidades não registram mortes por Covid em setembro

Das 295 cidades catarinenses, 204 não registraram óbitos no mês de setembro
Coronavírus em SC: 70% das cidades não registram mortes por Covid em setembro
Ver mais de Saúde