Saúde
Saúde registra baixa procura por vasectomia no Município
Desinformação e mitos em torno deste procedimento contraceptivo contribuem para que poucos homens procurem o SUS que disponibiliza a cirurgia gratuitamente
Apesar de estar disponível pelo Sistema Único de Saúde a cirurgia de vasectomia praticamente não tem fila de espera em Jaraguá do Sul. A informação é da gerente de Programas de Saúde da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Joyce Ribeiro Bueno. “Acredito que no momento isso se dá pela falta de conhecimento do usuário ao acesso e pelo fato de existirem alguns mitos com relação a cirurgia como por exemplo o que causa impotência, sobre peso, ejaculação precoce, entre outros fatores”, observou.
A vasectomia é um método contraceptivo através da ligadura dos canais deferentes no homem. É uma pequena cirurgia feita com anestesia local em cima do escroto e que não é necessário internação. É uma cirurgia de esterilização voluntária. Este método impede que os espermatozoides se desloquem ao canal de saída, evitando assim uma gravidez. ”É um procedimento cirúrgico simples que dura aproximadamente cerca de 30 minutos, que é feito tanto no Hospital Jaraguá quanto no São José (foto)”, completou Joyce.
Para realizar o procedimento é necessário que usuário procure uma Unidade de Saúde para agendar a participação em palestra do Planejamento Familiar, sendo obrigatório a participação do casal para posterior encaminhamento para cirurgia.
O prazo para solicitação da cirurgia após a palestra é de 60 dias conforme a Lei do Planejamento Familiar n 9.263 de 1996, período o qual sera propiciado a pessoa se certificar da decisão, evitando assim a questão do arrependimento pós cirúrgico, posterior a este prazo o paciente já é encaminhado para cirurgia, o qual não há lista de espera até o momento.
O procedimento faz parte da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem e é ofertado através do Programa de Planejamento Familiar da Prefeitura de Jaraguá do Sul o qual oferece encontros à população em que são explicados também outros métodos anticoncepcionais oferecidos pelo Ministério da Saúde e que estão disponíveis aos munícipes interessados.
"É importante informar aos interessados em fazer a vasectomia, que pelo SUS só é permitido que essa cirurgia seja realizada em homens com mais de 25 anos ou que tenham, no mínimo, dois filhos”, aponta a gerente dos Programas de Saúde no Município. “Também é bom salientar que a vasectomia assim como outros métodos contraceptivos é 99,86% eficaz na prevenção da gravidez mas não de forma imediata, somente depois de 6 meses após o procedimento é que se recomenda a inutilização completa dos outros métodos contraceptivos”, concluiu.