dengue
Saúde

Saúde alerta para disseminação da febre do maruim no país

Autoridades contabilizam, neste momento, 5.102 casos da doença

15 Mai 2024 - 09h51Por Agência Brasil
Saúde alerta para disseminação da febre do maruim no país - Crédito: Flávio Carvalho / Fiocruz Crédito: Flávio Carvalho / Fiocruz

Dados divulgados nesta terça-feira (14) pelo Ministério da Saúde mostram que os casos de febre Oropouche, também conhecida como "Febre do Maruim", estão se espalhando pelo Brasil. O país contabiliza, neste momento, 5.102 casos da doença, sendo 2.947 no Amazonas e 1.528 em Rondônia.

Os demais casos foram registrados ou estão em investigação na Bahia, Acre, Espírito Santo, Pará, Rio de Janeiro, Piauí, Roraima, Santa Catarina, Amapá, Maranhão e Paraná. 

“Há algumas semanas está acontecendo um espalhamento para outras regiões do Brasil. A gente não está só naquela concentração na Região Norte, que foi o primeiro momento. A gente acreditou que ia ficar concentrado, mas vimos que houve um espalhamento”, alerta a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel.

“Introduzimos a vigilância dessa nova doença, fizemos a construção das orientações para observação clínica. A gente não tinha nenhum manual ou protocolo para febre Oropouche. Distribuímos os testes para toda a rede Lacen [laboratórios centrais] e, por isso, estamos conseguindo captar, fazer o diagnóstico correto para essa doença. Estamos monitorando de perto e entendendo melhor essa nova arbovirose”, esclarece.

A maioria dos casos de febre Oropouche no país foi diagnosticada em pessoas com idade entre 20 e 29 anos. As demais faixas etárias mais afetadas pela doença são 30 a 39 anos, 40 a 49 anos e 10 a 19 anos.  

Edição: Fernando Fraga

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nossos grupos do WhatsApp ou no Telegram

Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas

Insta: @radiojaragua

Face: /fmjaragua

Site: www.diariodajaragua.com.br

Matérias Relacionadas

Saúde

Campanha de Vacinação contra a Pólio inicia nesta segunda-feira (27)

Em Jaraguá do Sul, fazem parte do público-alvo cerca de 11.504 crianças menores de cinco anos. O Dia D está marcado para 8 de junho e a campanha se estenderá até o dia 14
Campanha de Vacinação contra a Pólio inicia nesta segunda-feira (27)
Saúde

Jaraguá do Sul ganha novo espaço para o Ambulatório Médico de Especialidades

O novo AME foi inaugurado na manhã desta sexta-feira. É exclusivo para atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS), em situações ligadas a pré e pós-operatório
Jaraguá do Sul ganha novo espaço para o Ambulatório Médico de Especialidades
Saúde

Dengue em SC: cuidados e prevenção devem continuar mesmo no inverno

Somente neste ano foram notificados 291.379 casos prováveis, o que representa um aumento de 151,41% em comparação ao mesmo período do ano passado.
Dengue em SC: cuidados e prevenção devem continuar mesmo no inverno
Saúde

Jaraguá do Sul confirma primeira morte por gripe no ano

O paciente morreu na última terça-feira (21).
Jaraguá do Sul confirma primeira morte por gripe no ano
Ver mais de Saúde