Saúde
Santa Catarina confirma primeiros casos da subvariante Ômicron XQ e BA.2.12.1 do coronavírus
Saúde recomenda que todas as pessoas com 5 anos ou mais de idade se protejam contra a Covid-19 através da vacinação
![Santa Catarina confirma primeiros casos da subvariante Ômicron XQ e BA.2.12.1 do coronavírus - Crédito: Arquivo Agência Brasil](https://cdn.diariodajaragua.com.br/img/pc/780/530/dn_arquivo/2022/06/agencia-brasil.jpg)
A Secretaria de Estado da Saúde confirmou no fim de semana a detecção de duas novas linhagens da variante Ômicron do coronavírus em Santa Catarina. Trata-se da subvariante recombinante XQ, identificada em Florianópolis, e da subvariante BA.2.12.1, identificada em Joinville.
Os casos foram notificados para a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC) e diagnosticados pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN/SC).
Subvariante Ômicron XQ
Trata-se uma mulher, de 32 anos, residente em Florianópolis, que apresentou sintomas leves, como: perda de paladar, olfato, cefaléia, irritação na garganta e fadiga, e não chegou a ser hospitalizada. A paciente tem registro de vacinação e histórico de viagem para Brasília no mês de abril. A coleta da amostra para o teste ocorreu em 4 de maio.
A Ômicron XQ é uma linhagem recombinante, que mistura genoma de duas linhagens da variante Ômicron BA.1.1 e BA.2. A maior parte dos casos da variante XQ foram detectadas no Reino Unido, sendo responsável em sua maioria por casos leves quando infecta pessoas vacinadas.
Subvariante Ômicron BA.2.12.1
Trata-se de uma criança de 9 anos, sem registro de vacina, residente em Joinville. O paciente registrou sintomas leves, como coriza e tosse, e não chegou a ser hospitalizado.
A BA.2.12.1 é uma linhagem da variante Ômicron do vírus SARS-CoV-2 responsável pela maior parte dos casos recentes de Covid-19 nos Estados Unidos. Ela é mais infecciosa que a Ômicron original, tendo um grande potencial de transmissibilidade. Segundo relatos de da literatura científica internacional, ela apresenta a característica de escape de anticorpos induzidos pela infecção. No entanto, os anticorpos produzidos pela vacina ainda são altamente eficazes na prevenção da infecção grave.
Cenário epidemiológico atual da Covid-19 em Santa Catarina
Atualmente, a sublinhagem BA.2 domina o cenário epidemiológico da Covid-19 em Santa Catarina, substituindo a sublinhagem original da variante Ômicron (BA.1.1) responsável pelo grande número de casos registrados durante os meses de janeiro e fevereiro de 2022. Nesta semana o LACEN/SC irá publicar uma nova edição do boletim de monitoramento genômico de Santa Catarina com a atualização do cenário de circulação de variantes do Coronavírus.
A DIVE/SC recomenda que todas as pessoas com 5 anos ou mais de idade se protejam contra a Covid-19 através da vacinação. Além de completarem o esquema primário com duas doses ou dose única, é de fundamental importância que as doses de reforço sejam administradas em todos os grupos já liberados. Todas as pessoas com 12 anos ou mais que já completaram 4 meses do esquema primário devem receber a primeira dose de reforço. E as pessoas com 60 anos ou mais devem receber uma segunda dose de reforço 4 meses após terem recebido a primeira dose de reforço. Além disso, a Diretoria alerta sobre a importância da manutenção das medidas de prevenção não farmacológicas, como a lavagem de mãos, evitar locais com aglomeração, deixar os ambientes ventilados, uso da máscara e se manter em isolamento respiratório caso tenha sinais e sintomas.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou do Telegram!
Matérias Relacionadas
Saúde
Saúde monitora cenário epidemiológico da dengue em Jaraguá do Sul
Neste ano já foram confirmados 131 focos do Aedes Aegypti e notificados 245 casos
![Saúde monitora cenário epidemiológico da dengue em Jaraguá do Sul](https://cdn.diariodajaragua.com.br/img/c/780/530/dn_arquivo/2025/01/37417.jpeg?a=CC&v=002)
Saúde
Secretaria de Saúde de Schroeder começa recadastramento no bairro Schroeder I
Intenção é levantar o número real de moradores da área de abrangência do posto de saúde que atende a comunidade
![Secretaria de Saúde de Schroeder começa recadastramento no bairro Schroeder I](https://cdn.diariodajaragua.com.br/img/c/780/530/dn_arquivo/2025/01/15-01-sec-saude-schr-adrailton-zuze.jpg?a=CC&v=002)
Geral
Entre 50 a 80 pessoas procuram diariamente o Centro de Atendimento Dengue em Jaraguá do Sul
Atendendo na rua Padre Alberto Romuald Jakobs, 222, bairro Nova Brasília
![Entre 50 a 80 pessoas procuram diariamente o Centro de Atendimento Dengue em Jaraguá do Sul](https://cdn.diariodajaragua.com.br/img/c/780/530/dn_arquivo/2025/01/whatsapp-image-2025-01-10-at-164621.jpeg?a=CC&v=002)
Saúde
Dez Unidades de Saúde de Jaraguá do Sul estão abertas para atendimento
As UBSs são referência para pacientes de outras unidades que no momento estão fechadas devido às férias coletivas na Prefeitura
![Dez Unidades de Saúde de Jaraguá do Sul estão abertas para atendimento](https://cdn.diariodajaragua.com.br/img/c/780/530/dn_arquivo/2025/01/imagem-do-whatsapp-de-2025-01-09-as-071702-7159e66c.jpg?a=CC&v=002)