Saúde

Santa Catarina confirma primeira morte por febre amarela em 2021

Outros três casos humanos de febre amarela já foram confirmados no estado neste ano.

08 Abr 2021 - 05h30Por Janici Demetrio
Santa Catarina confirma primeira morte por febre amarela em 2021 - Crédito: Tomaz Silva/Agência Brasil Crédito: Tomaz Silva/Agência Brasil

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) confirmou a primeira morte por febre amarela em Santa Catarina nesse ano. O homem, de 34 anos, era morador de Águas Mornas, na Grande Florianópolis. O paciente não tinha registro de vacina no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI).

Outros três casos humanos de febre amarela já foram confirmados no estado neste ano. O primeiro caso, registrado em janeiro, foi de uma moradora de Taió, região do Alto Vale do Itajaí, de 40 anos. O segundo foi confirmado em março, sendo de um homem, de 62 anos, morador de Águas Mornas, na Grande Florianópolis. O terceiro, de um homem de 46 anos, morador do município de Anitápolis, também na Grande Florianópolis.

A DIVE/SC ainda aguarda o resultado dos exames laboratoriais de outros casos suspeitos, notificados pelos municípios de Lages e de São Bonifácio.

Com relação às epizootias (morte ou adoecimento de macacos), o estado já recebeu a notificação de 430 primatas não humanos mortos ou doentes, sendo que em 111 ocorreu a confirmação para a febre amarela. Outras 33 epizootias (morte ou adoecimento de macacos) continuam em investigação para determinar a causa do óbito. As informações detalhadas podem ser visualizadas no informe.

A equipe de zoonoses da DIVE realizou na quarta-feira (7) visitas técnicas nos municípios de Águas Mornas e São Bonifácio para discussão do cenário epidemiológico, medidas de prevenção e manejo clínico da doença com as equipes municipais.

Nos próximos dias, será realizada uma capacitação com os municípios da Grande Florianópolis para discussão do manejo clínico dos pacientes com suspeita da doença, como já realizado em outras regiões do estado nos anos anteriores.

Além disso, por conta do cenário atual de Santa Catarina, a DIVE/SC reforça a importância da vacinação contra a febre amarela, melhor forma de prevenir a doença.

“Todos os moradores de SC com mais de nove meses devem ser imunizados. As equipes dos municípios com o registro de epizootias precisam realizar a busca ativa de pessoas não vacinadas, especialmente nas áreas rurais ou silvestres. A vacina é gratuita e está disponível nos postos de saúde”, afirma Ariele Schiessl Fialho, gerente de imunização da Diretoria.

Febre Amarela
A febre amarela é doença infecciosa febril aguda. Em ambiente silvestre, os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes transmitem o vírus. No ciclo urbano, o vírus é transmitido ao homem pelo mosquito Aedes aegypti. O Brasil não registra febre amarela urbana desde 1942.

Os macacos, que vivem no mesmo ambiente silvestre que os mosquitos, são as primeiras vítimas da doença. “E é por esse motivo que é importante que a população comunique a Secretaria Municipal de Saúde ao encontrar um macaco morto ou doente. Isso nos ajuda a acompanhar a circulação do vírus pelo estado”, explica Renata Gatti, bióloga e coordenadora do Programa de Vigilância da Febre Amarela em SC.

Os principais sintomas da doença são: início abrupto de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas e no corpo, náuseas e vômitos, fraqueza e cansaço, dor abdominal e icterícia (pele amarelada).

“Ao apresentar algum sinal ou sintoma, é importante procurar atendimento médico imediatamente. É importante também relatar no atendimento se é morador de borda de mata ou se realizou alguma atividade em matas nos últimos dias e se não tem a dose da vacina”, alerta João Fuck, diretor da DIVE/SC.   

Matérias Relacionadas

Geral

Prefeitura de Jaraguá do Sul vai promover bota fora em oito bairros

Ação ocorre no mês de abril; Confira o cronograma
Prefeitura de Jaraguá do Sul vai promover bota fora em oito bairros
Saúde

Saúde de Jaraguá terá plantão em alguns serviços na Quinta e Sexta-feira Santa

Alguns Postos de Saúde e Farmácias Básicas permanecerão abertos em função, principalmente, do avanço da dengue e casos de covid no Município
Saúde de Jaraguá terá plantão em alguns serviços na Quinta e Sexta-feira Santa
Saúde

Fumacê ocorrerá nos bairros Santo Antônio e Vila Lenzi nesta terça-feira, em Jaraguá

A ação ocorrerá entre 5h30 e 8h
Fumacê ocorrerá nos bairros Santo Antônio e Vila Lenzi nesta terça-feira, em Jaraguá
Saúde

Almeida apela para credenciamento de clínicas para tratamento e diagnósticos de TEA em Jaraguá

Para o parlamentar, esta iniciativa não apenas reduzirá a fila de espera, mas também garantirá que os pacientes recebam os cuidados adequados desde cedo, diminuindo os riscos de diagnósticos tardios. 
Almeida apela para credenciamento de clínicas para tratamento e diagnósticos de TEA em Jaraguá
Ver mais de Saúde