Saúde

Coupá prepara salão São José para vacinar idosos contra a gripe

A entrada no espaço será controlada por agentes comunitários para evitar aglomerações, conforme prevê decreto estadual e municipal

21 Mar 2020 - 12h30Por Da Redação

O Salão Paroquial São José, em Corupá, foi adaptado e completamente limpo para receber na próxima segunda-feira (23) os idosos que fazem parte do público-alvo da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A Prefeitura de Corupá optou por realizar a imunização no local justamente para evitar que idosos se desloquem aos postos de saúde, como medida preventiva na luta contra o Coronavírus.

Agentes comunitários vão controlar a entrada de pessoas no local, para evitar qualquer tipo de aglomeração dentro do salão paroquial, conforme está previsto em decreto estadual e municipal. Só poderão entrar 20 pessoas ao mesmo tempo, mesmo número indicado de clientes de pessoas em supermercados neste período.

Três enfermeiros atuarão na aplicação das vacinas, para trazer agilidade no atendimento. A equipe vai contar ainda com apoio de trabalhadores de serviços gerais que farão a higienização frequente do espaço. O local possui ventilação, é arejado, e as cadeiras foram separadas em mais de um metro de distância para evitar o contato de pessoas.

VACINAÇÃO NOS POSTOS DE SAÚDE

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) também estarão realizando a vacinação desta primeira etapa da campanha. A dose poderá ser aplicada nos postinhos. Mas a Secretaria de Saúde orienta os idosos a procurarem o Salão Paroquial. É a medida mais segura – e também será a mais ágil - neste momento para eles. A ideia é que eles evitem ao máximo os espaços onde estão sendo realizados atendimentos de possíveis casos suspeitos de Covid-19.

A entrada na área interior dos postinhos de saúde de Corupá também está sendo restringida. Só entram pessoas que precisam de atendimento. Acompanhantes não são permitidos, a não ser responsáveis por crianças pequenas e idosos que precisam de algum tipo de apoio.

Lembrando que a Secretaria de Saúde só irá realizar a vacinação diretamente na casa de idosos que estão acamados e doentes. Não há como viabilizar este tipo de atendimento para todos – somente em casos graves. Familiares podem entrar em contato com o posto de saúde de referência (que fica mais perto da residência), e informar as condições do idoso. Haverá um agendamento para este serviço.

CRIANÇAS E OUTROS GRUPOS DE RISCO

A vacinação para crianças começará em 9 de maio, quando também será realizado o Dia D da Vacinação. É importante neste momento que a imunização dos idosos e das crianças sejam realizadas em etapas diferentes, conforme definiu o Ministério da Saúde ainda no início do mês de março. Por enquanto, estudos mostram que os riscos são menores em crianças, mas elas podem transmitir a doença aos idosos.

Confira as etapas da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, definida pelo Ministério da Saúde, do Governo Federal:

*A partir de 23 de março: Idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores de saúde

*A partir de 16 de abril: professores e profissionais das forças de segurança e salvamento.

* A partir de 9 de maio: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, doentes crônicos, pessoas com 55 anos ou mais, grávidas, mães no pós-parto, população indígena e portadores de condições especiais.

Matérias Relacionadas

Economia

Bolsonaro sanciona lei da renda básica emergencial

Bolsonaro sanciona lei da renda básica emergencial
Bolsonaro sanciona lei da renda básica emergencial
Saúde

Estudantes da área de saúde poderão ajudar no combate ao coronavírus

Edital com a medida está publicado no Diário Oficial da União
Estudantes da área de saúde poderão ajudar no combate ao coronavírus
Saúde

Confirmado quarto caso de covid-19 em Jaraguá

A quantidade de casos confirmados de coronavírus em Santa Catarina chegou a 247
Confirmado quarto caso de covid-19 em Jaraguá
Saúde

Santa Catarina tem 247 casos confirmados de Covid-19

O número representa um acréscimo de 5% em relação ao boletim do dia anterior.
Santa Catarina tem 247 casos confirmados de Covid-19
Ver mais de Saúde